Descubra como a sua escola de idiomas pode ter mais sucesso no mercado.

O país tem enfrentado uma estagnação econômica que tem obrigado escolas de idiomas e outras instituições de ensino a repensarem suas estratégias e a inovar para vencer esse momento de incertezas.

Apesar de apresentar uma moderada melhora nos últimos meses, a economia segue fragilizada e, com a atual crise – motivada, entre outros fatores, pelo cenário de instabilidade política e pela falta de confiança da população -, os consumidores têm reduzido investimentos, dando prioridade para itens básicos como alimentação e saúde.

Com o argumento do orçamento reduzido, muitas pessoas têm adiado seus planos para um novo curso profissionalizante ou até mesmo optado pela não continuidade das aulas, aumentando assim, os índices de evasão escolar.

LEIA TAMBÉM: Como evitar a evasão de alunos durante o curso?

Levando em consideração esse cenário, os gestores e diretores de instituições de ensino, das quais se destacam as escolas de idiomas, passaram a buscar novas medidas e estratégias para driblar essa instabilidade econômica e conquistar mais clientes.

Motivos para a sua escola de idiomas inovar

Muitos gurus econômicos – e até mesmo a sabedoria popular – dizem que é no momento de crise que surgem as oportunidades. E, de fato, as empresas que buscam inovar para vencer as suas dificuldades e que estão abertas a implementar novas tendências são as que conquistam o sucesso no mercado.

Descubra como a sua escola de idiomas pode ter mais sucesso no mercado.

Repensar estratégias e buscar soluções criativas e inovadoras podem gerar muitos benefícios para uma instituição de ensino. Confira os principais:

  • Expansão do público: ao criar novas estratégias, sobretudo de marketing, a instituição acaba alcançando um público diferenciado que até então não havia se envolvido com a escola de idiomas.
  • Aumento de matrículas: principalmente em épocas de estagnação econômica, conquistar novas matrículas é essencial para uma escola de idiomas. Com a estratégia certa, a instituição consegue oferecer não apenas um curso, mas uma solução para o cliente e, assim, aumentar seu número de matrículas.
  • Diminuição da evasão escolar: satisfeitos com a qualidade da instituição e conscientizados da importância de estar em uma escola de idiomas, o estudante irá considerar ao pensar na possibilidade de abandonar o curso, diminuindo o índice de evasão escolar.
  • Marketing de recomendação:os próprios alunos matriculados passam a recomendar a escola de idiomas para seus contatos e amigos, transformando-se em agentes de marketing da instituição. A divulgação da escola passa a ser então, também pelo “boca a boca”, de forma gratuita e eficaz.
  • Profissionalização da equipe: para implantar novas estratégias é preciso planejamento, treinamento e preparação dos funcionários. Desse modo, tanto o diretor e gestores quanto os colaboradores se tornam mais especializados e competentes.
  • Posicionamento no mercado: a escola de idiomas, ao adotar tendências do mercado, acaba ficando em evidência. Além disso, há uma melhoria em sua imagem, que passa a ser vista como a de uma escola inovadora e moderna.
  • Visualização de novas oportunidades: quando buscamos a novidade, encontramos também novas oportunidades de mercado. No caso de uma escola de idiomas, pode ser um curso de línguas novo, uma modalidade diferente, um método revolucionário… são muitas possibilidades que podem aparecer e entrar no planejamento a curto, médio e longo prazo.

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Tendências de marketing para escolas de idiomas

A seguir, listamos as 15 principais tendências de marketing para escolas de idiomas:

1. Parcerias

Principalmente em momentos de dificuldade como os vivenciados em uma crise econômica, somar forças com outras instituições se torna muito vantajoso e potencializa a eficácia das estratégias.

Parcerias podem ser feitas com diversas empresas e instituições, dentro ou fora do segmento de mercado. Um grande exemplo é com alguma plataforma de marketplace, como citado no tópico anterior, e com empresas que prestem serviço de comunicação, marketing e gestão.

No caso das escolas de inglês, convênios com agências de viagens e de intercâmbio pode agregar muito valor à marca.

Texto sobre a planilha de fluxo de caixa escolar

2. Cursos in company

Uma forma de parceria é oferecer cursos de idiomas para empresas. No caso da modalidade in company, a escola de idiomas fecha negócio com uma entidade e envia o professor para essa empresa.

Os colaboradores da companhia assistem às aulas na própria empresa, em horário determinado. Assim, diminuem-se os custos tanto para a escola de idiomas, que terá uma sala e recursos da parceira à sua disposição, quanto para a empresa e seus funcionários, que não gastarão com logística e transporte.

3. Metodologia e didáticas de ensino diferenciadas

Para vencer a concorrência, a escola de idiomas deve oferecer um diferencial também nos métodos de ensino, que torne as próprias aulas um atrativo para o aluno.

Aulas ao ar livre, passeios e atividades culturais são muito bem vistos pelos estudantes, pois tornam o aprendizado mais efetivo e interessante ao sair do padrão das salas de aula.

4. Curso instrumental

Uma forma de atrair novos alunos é a segmentação do público através de focos específicos. Oferecer um curso de línguas instrumental pode ser bastante atrativo para quem busca desenvolver certos aspectos da língua.

Quem planeja viajar internacionalmente, por exemplo, pode encontrar em um curso de línguas focado em viagens uma grande oportunidade para se dar bem no exterior. Já um curso de línguas voltado para o mundo dos negócios se torna essencial para quem busca uma promoção no trabalho ou deseja se aprimorar nessa área. Segmentar o público é uma ótima estratégia para atrair clientes, captar novas matrículas e aumentar a rentabilidade.

5. Ensino à distância (EAD)

O ensino à distância é uma tendência cada vez mais adotada pelas instituições de ensino. Além do conforto e praticidade que essa modalidade oferece ao aluno, a escola reduz custos relativos ao uso do espaço físico da instituição e pode, com isso, oferecer mais descontos e bolsas de estudo.

Uma opção é oferecer a modalidade semi-presencial. Ou seja, o aluno assiste algumas aulas na escola de idiomas e outras ele faz em sua casa, através do acesso à internet e materiais disponibilizados pela instituição.

 

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6. Descontos

Em momentos de estagnação econômica, trabalhar com descontos pode ser a oportunidade perfeita para conquistar aquele potencial aluno que estava indeciso quanto a se matricular.

Ações como isenção da taxa de matrícula e descontos nas mensalidades é a saída para os clientes que desejam estudar mas estão com orçamento apertado.

Entretanto, não basta dar descontos sem nenhuma estratégia. É muito importante um planejamento prévio, conhecimento do mercado e das condições da escola – através da análise dos indicadores da instituição.

Deve ser desenvolvido um programa de bolsas que leve em consideração todos esses fatores. Os descontos devem ser vantajosas tanto para o aluno quanto para a escola.

SAIBA MAIS: 7 ótimos motivos para investir em bolsas de estudo

7. Marketplace

A principal tendência do mercado são os marketplaces. Esse tipo de plataforma já é comum em outros mercados e tem ganhado força no meio educacional, pois os estudantes querem praticidade na hora que escolher uma escola, como por exemplo, comparar preços e detalhes dos cursos num único lugar.

O Quero Bolsa, por exemplo, é o maior marketplace do mercado educacional brasileiro em número de visitas. Para saber mais como funciona um marketplace, recomendamos a leitura do artigo Marketplace: destaque sua IES através das plataformas digitais.

Através dessa plataforma a escola de idiomas pode anunciar suas ofertas e divulgar seus cursos e serviços em uma rede acessada por milhares de potenciais alunos. Com um bom trabalho efetuado junto ao parceiro, a instituição se destaca cada vez mais na página e converte muitas matrículas.

8. Aplicativos

O avanço tecnológico e digital impulsiona cada vez mais o uso de dispositivos móveis para praticamente todas as atividades do dia a dia, principalmente por meio dos diversos aplicativos para tablets e smartphones.

O desenvolvimento de um aplicativo próprio ou o uso de plataformas disponíveis no mercado é bastante interessante e chama a atenção dos alunos, principalmente dos mais jovens, que são usuários nativos dos meios digitais.

Através do aplicativo o aluno pode se informar, estudar, acessar conteúdos e materiais complementares, realizar provas e testes e até mesmo, usar do entretenimento (como games, música e cinema) para aprimorar um idioma.

9. Participação em eventos

A participação em eventos é uma excelente estratégia para divulgar a escola de idiomas e os cursos e serviços oferecidos. Feiras de profissões, por exemplo, é uma grande oportunidade para conversar pessoalmente com o público e conscientizá-lo da importância de aprender um idioma.

SAIBA MAIS: Por que participar de eventos e feiras estudantis?

Os eventos internos, como festas e confraternizações para os alunos, também são ferramentas para melhorar o relacionamento com os clientes.

10. Customer Relationship Management (CRM)

A Gestão de Relacionamento com o Cliente (ou Customer Relationship Management, em inglês) é muito importante para estreitar os laços com os alunos e melhorar o atendimento, automatizando-o.

Há diversos softwares de CRM disponíveis no mercado e, inclusive, alguns focados no segmento educacional. Essa ferramenta oferece diversas funções, como a segmentação de público, automatização do atendimento, criação de listas, gerenciamento das informações de contato e envio de e-mails.

11. E-mail marketing

Um dos meios de relacionamento mais utilizados pelas empresas é o e-mail marketing. Porém, para que o uso dessa ferramenta seja efetivo, é necessário um planejamento estratégico.

A segmentação dos contatos e criação de listas tornam o e-mail marketing mais eficiente, por direcionar as informações para o público certo.

Por meio do e-mail marketing a escola de idiomas poderá divulgar novos cursos, abertura de turmas, períodos de inscrição e matrículas e outros conteúdos relevantes para seu público-alvo. É possível, inclusive, aumentar o número de matrículas através do e-mail marketing.

12. Marketing de Conteúdo

Cada vez mais os consumidores pesquisam informações na internet antes de realizar a compra de um produto ou serviço. Esse comportamento não é diferente para o mercado educacional.

Investir em Marketing de Conteúdo consiste em publicar conteúdos relevantes e atrativos na rede, de forma que as páginas da empresa fiquem bem posicionadas nos sites de pesquisa, como o Google.

Essa estratégia é, atualmente, essencial para atrair leads e captar novos clientes. No mercado da educação chamamos essa estratégia de Marketing Educacional.

Para implantar essa ferramenta, recomenda-se a contratação de profissionais especializados ou, então, de uma empresa terceirizada.

13. Redes sociais

Atuar nas redes sociais não é mais um diferencial, mas um requisito essencial para conquistar o sucesso no mercado. O Facebook e o Whatsapp são algumas das redes mais utilizadas pelo público e podem se tornar ótimas ferramentas de captação de alunos.

As redes sociais têm sido a principal ferramenta de comunicação e relacionamento entre empresas e clientes. Ter uma boa gestão de redes é fundamental para criar uma boa imagem institucional, divulgar a marca e conquistar novos alunos.

14. Marketing de Recomendação

O Marketing de Recomendação é o famoso “marketing boca a boca”. A indicação de um produto ou serviço por um cliente tem efeito positivo muito maior que a publicidade convencional.

Quando a escola de idiomas possui qualidade de ensino e atendimento e o cliente se sente satisfeito, ele automaticamente recomenda a instituição e seus cursos ao seu círculo de amizade.

A escola também pode impulsionar o Marketing de Recomendação através de estratégias como bolsas de estudo para estudantes que receberem indicação e descontos nas mensalidades para aqueles que indicarem um novo cliente.

15. Atendimento de qualidade

O atendimento ao aluno é fundamental para a satisfação dos clientes já matriculados e para convencer os potenciais alunos que procuram a instituição.

Para saber mais sobre a importância do atendimento de qualidade, leia o artigo Como garantir um melhor atendimento ao aluno.

Um bom atendimento é uma das melhores formas de divulgação dos produtos e serviços de uma escola de idiomas. Para isso, a equipe deve estar treinada e preparada para ouvir os alunos e atender de forma eficiente cada pessoa que procura a área de atendimento da instituição.

DICA DE LEITURA: 5 tendências de atendimento para encantar seus alunos em 2019

Descubra como a sua escola de idiomas pode ter mais sucesso no mercado.

Para lembrar

Você viu quantas ferramentas interessantes de marketing e gestão você pode implantar na sua escola de idiomas? É muito importante estar atento às tendências do mercado e inovar sempre que preciso.

Falando nisso, você já viu quais as principais tendências do mercado educacional para 2019? Se ainda não, confira aqui no nosso blog.

Agora, vamos relembrar os principais tópicos deste artigo:

  • Momentos de crise e dificuldades devem ser vistos como oportunidade para inovar;
  • Repensar estratégias e buscar novidades trará muitos benefícios à instituição de ensino;
  • A satisfação do cliente é essencial para conquistar novos alunos;
  • As tendências e novas ferramentas estão aí para serem usadas, não só quando há dificuldades, mas sempre que for oportuno.

Para finalizar este texto sobre as tendências de marketing para escolas de idiomas, faço um convite especial para você: que tal conversar com a gente e descobrir novas formas para alcançar o sucesso de sua escola de idiomas? 

Roger Garcia
por Roger Garcia