Captar alunos em feiras e eventos é uma excelente estratégia para a sua instituição de ensino.

Tempo de leitura: 5 minutos. Você vai ler sobre:

  • Por quê sua IES deve participar de feiras e eventos estudantis;
  • Como gerar oportunidades de novos negócios em feiras e eventos;

 

Além de divulgar a sua faculdade e os serviços que ela oferece, você posiciona a sua marca no mercado e ganha credibilidade.

As feiras e eventos – cujo o foco principal seja os alunos – são ótimas oportunidades para maximizar a captação, conhecer tendências do meio educacional, expandir o networking e estabelecer contato direto e pessoal com o público alvo.

Mas o que são essas feiras voltadas para o público estudantil?

As feiras e eventos estudantis

Esse tipo de evento são espaços importantes para as instituições de ensino que precisam melhorar sua rede de contatos, fortalecer a marca e atrair novos alunos.

São realizadas em diferentes locais e datas, variando conforme a proposta da feira, e tem unido cada vez mais diferentes instituições em sua organização.

O objetivo da feira é expor, principalmente através de stands, as faculdades – e os seus produtos e serviços -, mas, também, apresentar um conteúdo interessante aos visitantes.

Além dos stands das faculdades, onde geralmente se divulga a instituição através de panfletos e conversas, podem também ser expostos, outros tipos de conteúdos:

  • projetos inovadores e interessantes elaborados por alunos e professores
  • atividades sociais executadas pela instituição
  • projetos de extensão universitária
  • pesquisas acadêmicas
  • atividades extracurriculares
  • parcerias com outras instituições, como escolas de inglês e academias
  • e muitas outras atividades que somam diversidade e qualidade à feira.

Palestras, convenções, praça de alimentação e atividades culturais e artísticas também são excelentes formas de apresentar um conteúdo diferenciado ao evento, atrair mais público e agradar os visitantes.

Um ótimo exemplo desse tipo de evento é a Feira Guia do Estudante.

Realizada desde 2006, a Feira Guia do Estudante é um dos maiores eventos estudantis do Brasil.

A feira é focada em cursos superiores, faculdades, mercado de trabalho, carreira profissional e demais assuntos relacionados a esse nicho.

A edição de 2017 contou com a presença de mais de 34 mil visitantes – que prestigiaram as mais diferentes atividades:

  • palestras;
  • gincanas;
  • games;
  • simulados;
  • testes vocacionais;
  • atividades práticas.

 

É possível tanto organizar a própria feira – que pode acontecer no espaço físico da instituição de ensino e com a ajuda de parceiros – quanto participar de eventos que já existem, como a Feira Guia do Estudante.

Enquanto o evento próprio oferece mais proximidade com os participantes, mantendo o foco em sua instituição, participar de uma feira maior garante mais público e visitantes e a possibilidade de um networking bem maior.

No entanto, não basta apenas se inscrever e participar da feira. É muito importante estar preparado para convencer o público da qualidade de sua instituição e apostar em estratégias inteligentes para converter o maior número de matrículas possível.

Confira, a seguir, as principais vantagens de participar de eventos e um checklist prático para transformar a sua participação em uma estratégia mercadológica eficiente para captar alunos em feiras estudantis.

 

 

Os principais benefícios de participar de eventos e feiras

São muitas as vantagens da sua instituição de ensino participar de feiras e eventos voltados para estudantes. Confira os principais:

  • Divulgar sua instituição: com o mercado educacional em constante crescimento, o que o torna cada vez mais competitivo, é essencial possuir uma marca conhecida pelo público alvo. Com participações em eventos, sua instituição pode ter um stand promocional, onde estarão disponibilizados vários panfletos e materiais sobre a faculdade e seus cursos, além de profissionais disponíveis para conversar com os visitantes.

 

  • Posicionar a sua marca: não basta ter a instituição conhecida. O seu nome precisa estar consolidado no mercado. Participando dessas feiras, a faculdade marca a sua presença e adquire a possibilidade de demonstrar toda a qualidade de seu ensino. Além disso, seu nome estará associado ao evento, o que garante maior reconhecimento. Agora, se seu receio é por sua instituição de ensino não ser tão grande quanto seus concorrentes, saiba que isso não é um problema. Para entender melhor, indicamos a leitura do artigo “10 dicas para pequenas universidades ganharem destaque no mercado”.

 

  • Captar alunos: um dos principais objetivos de um gestor de faculdade é ter cada vez mais estudantes matriculados em sua instituição. E você pode facilmente captar alunos em feiras e eventos, basta ter uma equipe preparada para isso! Para converter ainda mais matrículas, você pode oferecer bolsas exclusivas para os visitantes de seu stand e de parceiros, como a Quero Educação.

 

  • Criar Mailing: como abordamos neste artigo sobre e-mail marketing, a melhor forma de obter uma lista de e-mails é de forma espontânea – quando a própria pessoa fornece seu endereço eletrônico. Você pode usar a abordagem no seu stand do evento, e até mesmo pela pesquisa citada no item anterior, para obter os e-mails dos visitantes.

 

  • Produção de conteúdo: durante toda a realização do evento, você pode aproveitar para fotografar, filmar, entrevistar e adquirir materiais ricos para produção de conteúdo próprio, tanto para a mídia offline quanto online. As fotos e vídeos da feira, principalmente os produzidos com os visitantes de seu stand, bem como o conteúdo produzido, podem ser disponibilizados no site e redes sociais da instituição e enviados como e-mail marketing.

 

  • Networking: parcerias e contatos profissionais são essenciais para que uma instituição seja mais competitiva no mercado. Em uma feira, você tem a possibilidade de criar relações não apenas com o público alvo e potenciais alunos, mas também com outras instituições e profissionais ligados ao mercado educacional.

 

  • Analisar seus concorrentes: para sair na frente de seus concorrentes, você precisa estudá-los. Conhecê-los muito bem é uma etapa bastante importante para o marketing estratégico. Até apontamos a análise da concorrência como um dos principais indicadores que devem ser acompanhados diariamente pelo gestor. Em uma feira estudantil, você terá a oportunidade de coletar informações importantes sobre quem disputa alunos com você.

 

  • Comunicação: nada como o marketing boca a boca, não é verdade? Esse tipo de comunicação é uma estratégia do Marketing de Relacionamento, e aqui você consegue colocá-la em prática. Sair de trás do balcão e das campanhas de mídia e se tornar presente, suscetível ao toque, para seu público, o atinge de uma forma bastante eficaz. Você estreita as relações, tornando-as mais pessoais.

 

Como aproveitar para gerar oportunidades e captar alunos em feiras e eventos

Participar de grandes eventos é uma ótima oportunidade para atrair alunos, mas, se não for bem executada, também pode se tornar uma atividade bem estressante e cansativa. Não cometa esse erro!

Leia também: Como evitar o estresse no trabalho durante a captação de alunos.

Confira, através de um checklist prático que preparamos para você, preciosas dicas para gerar oportunidade de novos negócios e captar alunos em feiras e eventos. São 8 dicas que transformarão sua participação:

1 – Busque informações: leia os regulamentos dos eventos que irá participar. Saiba quais empresas e instituições estarão presentes. Informe-se sobre a quantidade de visitantes e outras informações relevantes. Use-as a seu favor!

2 – Organize-se: separe os materiais, pôsteres, banners e panfletos que utilizará. Pense nas ferramentas que usará – e nas que poderão ser necessárias, como extensão de energia – no stand de sua instituição. Organize, também, a logística necessária.

3 – Esteja preparado: elabore e estude a sua abordagem e apresentação. Dê treinamento à equipe que irá trabalhar na feira. A estratégia precisa estar muito bem alinhada entre todos os funcionários que enviará ao evento. Em outro artigo, apresentamos como potencializar a performance de sua equipe.

4 – Comece o networking: antes do evento, é importante já ter investido no relacionamento com os organizadores e instituições presentes no evento. Eles podem ajudar e tornar seu trabalho muito mais eficiente.

5 – Divulgue: mesmo que sua instituição não faça parte dos organizadores oficiais, é essencial divulgar a feira. Assim, você associa a sua marca ao evento e fortalece a sua presença.

6 – Avalie: o pós-feira é igualmente importante como o evento em si. Analise os indicadores. Some o número de visitantes que seu stand recebeu e compare com os participante do evento em si. Avalie as respostas dos questionários e pesquisas. Calcule a quantidade de material distribuído.

7 – Relacione-se: divulgue os resultados da feira. Aproveite o mailing adquirido e envie as fotos e materiais por e-mail marketing. Compartilhe a cobertura do evento em seu site e redes sociais. Não perca tempo! Os participantes da feira estarão ansiosos e esperando o primeiro a postar.

8 – Reconheça: parabenize os colaboradores que participaram da feira. Não é fácil trabalhar em eventos, e o reconhecimento gera motivação e melhora o atendimento da equipe toda. Um líder precisa somar na sua equipe!

 

 

Para lembrar

Relembre os principais pontos abordados neste artigo para conseguir captar alunos em feiras e eventos de forma mais eficaz.

  • Feiras estudantis são uma ótima oportunidade para maximizar a captação de alunos.
  • Esses eventos são um espaço apropriado para divulgação de sua instituição e dos serviços oferecidos.
  • Mailing, networking, fortalecimento da marca e troca de informações são outros benefícios da participação em feiras e eventos.
  • Não basta participar, é preciso planejamento prévio e desenvolvimento de uma estratégia inteligente.

 

Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza