Como evitar a evasão de alunos durante o curso?

Sergio Fiuza

A evasão de alunos gera vagas ociosas e prejuízo financeiro para as instituições.

Tempo de leitura: 5 minutos. Você vai ler sobre:

  • Principais motivos por trás da evasão;
  • Como mensurar a evasão ao longo dos anos;
  • Estratégias para evitar a evasão;

 

Captar possíveis alunos e convertê-los em estudantes matriculados é uma importante meta das instituições de ensino, mas mantê-lo estudando é outro desafio para o qual os gestores devem estar atentos. É preciso dar o suporte necessário para que o aluno continue matriculado na graduação.

 

Muitos alunos realizam sua matrícula, mas não são todos que concluem o curso. Essa evasão ocasiona vagas ociosas nas turmas e um grande prejuízo financeiro para a faculdade. Confira, neste artigo, dados reais que comprovam essa realidade e saiba como evitar a evasão de alunos durante o curso.

 

Leia também: Captação de alunos – o que é e como fazer

Quais são os principais motivos por trás da evasão?

 

Por meio de uma pesquisa realizada em 2017 pelo setor de inteligência da Quero Educação – na qual foram entrevistadas mais de 22 mil pessoas – foi possível levantar os principais motivos da evasão de alunos de curso superior.

 

De acordo com os apontamentos, mais de 57% dos alunos interromperam seus estudos devido à alterações no valor da rematrícula e das mensalidades. Muitas vezes, o estudante não consegue continuar a pagar esse investimento ao longo do curso e opta por abandoná-lo, sem ao menos consultar as possibilidades de negociação.

 

Além desse, confira os demais motivos da evasão de alunos do ensino superior privado:

Motivos de evasão ou trancamento

 

Outro motivo por trás da evasão de alunos que vale a pena destacar é o surgimento de compromissos pessoais ou profissionais, como por exemplo o aumento da carga horária de trabalho. Segundo a pesquisa, esse índice corresponde a 23% dos alunos que abandonaram a faculdade.

 

Assim como é importante que o gestor acompanhe diariamente os indicadores de captação (link para o artigo dos indicadores de captação), também é fundamental que ele mensure os índices de evasão em sua própria instituição de ensino. Assim, ele pode criar estratégias para evitar que alunos abandonem ou tranquem a graduação.

 

Pesquisa completa

Para acessar a pesquisa na íntegra clique na imagem abaixo ou pelo link: Panorama do Ensino Superior

É um material muito rico sobre retenção e captação de alunos.

 

Como a IES pode mensurar a evasão de alunos ao longo do ano?

 

Uma técnica que pode auxiliar o gestor de faculdade a mensurar a evasão de alunos ao longo do ano é a métrica cohort. Esta técnica surgiu da necessidade das empresas que trabalham com assinaturas e mensalidades em reter seus clientes. Consiste na divisão destes em grupos de acordo com o acontecimento de um evento e com a data em que ele ocorreu. No caso da faculdade, considera-se a data de matrícula ou semestre em que se encontra determinada turma.

 

A métrica cohort aplicada à instituição de ensino, é a análise das turmas separadamente do total de estudantes da faculdade. Desse modo, é mais fácil acompanhar a evolução da evasão de alunos, para saber se tem aumentado de um semestre para outro e de uma turma para outra. Além disso, também é possível traçar um perfil para cada curso e área do conhecimento.

 

Na prática, basicamente se calcula, para cada turma, o número total de alunos matriculados e quantos abandonaram ou trancaram o curso. Então, divide-se um pelo outro. Essa é a forma mais simples e a mais comum de mensurar tanto a evasão de alunos como outras características de cada turma.

Acompanhar apenas os dados gerais da instituição pode confundir o gestor ou omitir aspectos que influenciam apenas uma ou outra turma. Entre essas particularidades, podem estar, por exemplo, a não identificação da turma com um novo professor ou nova didática de ensino, falhas no projeto pedagógico, falta de informações no período de captação, o aumento do valor da matrícula e diversos outros fatores.

 

Aplicando a métrica cohort, é possível analisar se um problema – como a evasão – afeta a instituição toda ou se é algo isolado.

 

Quais são as possíveis estratégias para evitar a evasão de alunos?

 

Levando em consideração o principal motivo que leva os estudantes a abandonarem a graduação, é essencial que o gestor reflita estrategicamente sobre os preços da mensalidade. É necessário pensar melhor no preço, para que este seja definido de uma forma justa para o aluno e também para a instituição.

 

O aluno tem condições de pagar a matrícula e as mensalidades? Uma possível variação de preço afetaria financeiramente o estudante a ponto de abandonar a faculdade? É melhor para a instituição aumentar os valores e correr o risco de sofrer com evasão ou ter mais alunos matriculados e pagando mensalidades menores? Essas são perguntas que devem ser pensadas no momento de elaborar os valores.

 

Ao definir os preços, é necessário perceber se ele está acessível ao aluno. Além disso, deve-se evitar a variação das mensalidades no decorrer dos semestres.

 

Pode acontecer de se ajustar a precificação apenas para a captação do aluno, mas com o ajuste semestral, aquele mesmo estudante talvez não tenha condições de continuar o curso. Se não houvesse variação, possivelmente ele permaneceria regular na faculdade e a instituição deixaria de perder financeiramente com a evasão.

Caso não haja variação nas mensalidades e mesmo assim um aluno quiser abandonar o curso, talvez por algum motivo pessoal que o tenha prejudicado financeiramente, uma simples negociação pode resolver o problema. É melhor para a instituição garantir mensalidades menores que deixar de recebê-las.

 

Um programa de bolsas ou de financiamento pode melhorar a permanência estudantil na graduação. E não há nenhum problema ter alunos com diferentes mensalidades.

 

Outra estratégia para reter o aluno e ainda conquistar outros benefícios – tanto para o estudante quanto para a instituição – é o apoio profissional através de encaminhamento para estágios.

 

É um ótimo negócio para o gestor: fechar parcerias com empresas para a contratação de estagiários oriundos de sua instituição de ensino, além de garantir um emprego e condições para o aluno se manter no curso, o estágio fornece conhecimento e experiência. E, ainda, melhora a imagem da faculdade.

 

Além do financeiro, há outras estratégias que podem ajudar a evitar a evasão de alunos. Um dos motivos que pode levar um estudante a abandonar a graduação é a falta de identificação com o curso que escolheu.

Neste caso, podem ter faltado informações por parte da instituição. Para evitar que isso ocorra, a faculdade deve ser clara sobre seus planos pedagógicos e programas de curso, antes mesmo de efetuar a matrícula do aluno. É necessário que ele entenda exatamente o que é e pra que serve o curso, como está o mercado de trabalho, o que ele vai aprender, qual a carga horária, entre outras características gerais.

 

Como uma forma de reter o aluno que não se identificou com o curso no qual se matriculou, pode-se sugerir um acompanhamento vocacional e a migração para outro curso da instituição.

 

Informações claras e valores acessíveis, entretanto, não garantem que não exista evasão de estudantes por outros motivos. Para isso, o diretor da faculdade deve estar disponível para ouvir o que os próprios alunos têm a sugerir.

 

No gráfico abaixo, que também é resultado da pesquisa feita pela Quero Educação, confira no que sua instituição poderia investir para evitar a evasão de alunos:

 

O que engajaria mais o aluno

 

Ou seja, um diretor próximo de seus alunos e capacitado a ouvi-los e entender suas demandas fará toda a diferença para a instituição. Para saber como garantir um melhor atendimento ao seu aluno.

 

Para lembrar

 

Agora que você já sabe como evitar a evasão de alunos e quais os principais motivos desse abandono, relembre esses 7 pontos:

 

  1. Manter o aluno na faculdade também é um desafio do gestor.
  2. Vagas ociosas geram prejuízos para a instituição.
  3. A métrica cohort é uma técnica para ajudar a entender o seu aluno, segmentando-o por turmas.
  4. O gestor deve acompanhar os indicadores sempre!
  5. Deve-se evitar a variação do preço das mensalidades durante o decorrer dos semestres.
  6. Informações claras e detalhadas sobre o curso devem ser dadas antes de se efetuar a matrícula.
  7. Saber ouvir e entender o aluno é fundamental.

 

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