Saiba a importância de conhecer o market share dos meios de captação de alunos e acompanhar todos os indicadores de sua IES.

O mercado educacional passou por várias transformações ao longo dos últimos anos e tem se tornado cada dia mais competitivo, especialmente no que diz respeito ao ensino superior privado.

Novas instituições de ensino surgem constantemente e, com os primeiros indícios de uma melhora na situação econômica do país, a tendência é que o setor cresça ainda mais.

Além disso, a quantidade de vagas ofertadas vem aumentando consideravelmente. De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2014, foram ofertadas 8.081.369 vagas em cursos de graduação. O número foi crescendo e, em 2017, chegou a 10.779.086 vagas – dessas, 92,4% correspondem à rede privada.

Diante desse cenário, torna-se essencial investir em estratégias de captação de alunos e marketing educacional para obter sucesso e se destacar no mercado, preenchendo uma grande quantidade de vagas.

No entanto, somente é possível fazer um bom planejamento dessas estratégias se houver, além da análise de métricas da própria IES, uma observação constante dos indicadores da educação superior privada.

Uma forma fácil de ter acesso a uma grande quantidade deles é obtendo uma edição do Panorama do Ensino Superior Privado 2018, um estudo que apresenta análises estratégicas para o mercado do ensino superior privado no Brasil, contando com relatórios sobre o setor, entrevistas com especialistas e uma ampla pesquisa de mercado.

Entre os indicadores apresentados nesse panorama está o share dos meios de captação de alunos. Para que você entenda a importância dessa e de outras métricas, abordaremos os seguintes assuntos:

  • O que é o share dos meios de captação;
  • Por que é necessário analisar indicadores da sua IES;
  • Como é possível entender melhor a sua IES por meio de dados.

O que é o share dos meios de captação de alunos?

O share dos meios de captação é um indicador que mostra a participação de diferentes meios na obtenção de alunos, mostrando quais investimentos em marketing são mais efetivos na geração de conversões.

Na terceira edição do Panorama do Ensino Superior Privado, foi feita uma pesquisa com o nosso banco de dados de alunos com mais de 50 mil respostas de leads de todo o país.

Nessa pesquisa, eles foram questionados acerca do primeiro momento em que tiveram conhecimento sobre a IES em que estudam/estudaram.

No Panorama do Ensino Superior Privado 2018, há também um gráfico do share da captação on-line entre o Facebook, o Quero Bolsa e o Google. Assim, é possível ter uma visão melhor de quais são os meios que em que vale a pena investir mais, otimizando os investimentos da IES.

Por que é preciso analisar os indicadores da sua IES?

Entender o cenário em que sua IES está inserida é fundamental para que haja boas condições para o direcionamento de estratégias e a tomada de decisões acertadas.

Por meio da análise de dados internos e externos, é possível obter uma série de benefícios que mostraremos a seguir.

Conhecimento do público-alvo

É fundamental conhecer o perfil dos alunos, suas necessidades, desejos e dores. Para isso, as pistas deixadas por eles nos diversos canais de mercado são importantes. Com esses dados, fica mais fácil traçar estratégias para a captação e a retenção desses estudantes.

Reconhecimento do mercado

Toda e qualquer IES precisa conhecer o cenário em que está inserida, compreendendo a influência da concorrência, os potenciais parceiros e o perfil dos estudantes, bem como as taxas de evasão e inadimplência. Isso permite entender as ameaças e as oportunidades do mercado.

Diferenciação frente à concorrência

Conhecendo bem os seus concorrentes e sabendo exatamente o que os alunos esperam de uma IES, é possível criar um posicionamento único e se destacar frente à concorrência. Com um bom posicionamento e uma gestão de marca adequada, é possível melhorar o branding value da IES.

Maior agilidade para responder a mudanças

O mercado educacional está em constante transformação. A crise econômica e a escassez dos recursos do FIES, ocorridas entre 2015 e 2017, por exemplo, foram mudanças que trouxeram grandes impactos nas IES, influenciando na inflação educacional.

Somente com uma boa análise dos dados é possível prever movimentos, esquivar-se de ameaças e responder rapidamente a mudanças como essas.

Otimização de processos e investimentos

Com a análise de números da IES, é possível avaliar o desempenho de cada área, encontrar possíveis erros e corrigi-los, o que contribui para o aumento da produtividade.

Além disso, entendendo melhor os indicadores, é possível saber quais estratégias dão mais resultados e, assim, alocar os recursos da forma correta.

O share dos meios de captação, por exemplo, permite saber exatamente quais meios proporcionam melhores resultados. Assim, a IES consegue saber onde deve investir mais para otimizar a captação de alunos.

Por que é importante contar com analistas?

Pensando na importância de armazenar e interpretar dados para tomar decisões de negócio mais inteligentes, muitas empresas têm adotado o conceito de big data, que consiste na análise e a interpretação de grandes volumes de dados de vários tipos, que podem ser internos ou externos.

No entanto, independentemente dos métodos utilizados, é importante ter profissionais especializados para que essas informações sejam interpretadas corretamente e, de fato, contribuam para o sucesso de uma IES – afinal, os números, sem uma organização e interpretação, são apenas números.

Muitas organizações, por exemplo, têm contratado analistas de BI – que analisam dados históricos a fim de saber o que aconteceu – ou cientistas de dados, que também analisam esses dados, porém com o objetivo de prever o que pode acontecer.

Contar com estratégias para a interpretação e análise de dados, bem como profissionais com perfil analítico, certamente ajudará a fazer melhores planejamentos e contribuirá para o sucesso da sua IES.

Como entender melhor a sua IES por meio de indicadores?

Analisar indicadores é essencial para compreender como está o desempenho de sua IES. Entendendo melhor esses números, é possível identificar falhas e riscos em projetos e, dessa forma, mudar estratégias para garantir que as metas definidas no planejamento sejam alcançadas.

Para isso, é necessário:

  • Consultar fontes de indicadores do mercado educacional, como o Panorama do Ensino Superior Privado;
  • Utilizar métodos e softwares de análise de dados para entender melhor a situação atual da IES;
  • Contar com profissionais encarregados de organizar e interpretar dados.

Dessa forma, você saberá exatamente onde sua IES está, e ficará mais fácil definir o que deve ser feito para alcançar os objetivos da organização.

Para lembrar

Agora que você já entende a necessidade de analisar constantemente as métricas e indicadores em uma IES, relembre alguns pontos importantes do texto:

  • O share dos meios de captação é um indicador que mostra a participação de diferentes meios na obtenção de alunos;
  • A análise de dados proporciona várias vantagens às IES;
  • Contar com um analista de dados é muito importante para que essas informações sejam organizadas e interpretadas;
  • É importante consultar fontes de indicadores do mercado, bem como contar com métodos de análise dos dados internos.

Gostou de saber mais sobre indicadores do ensino superior? Para ter acesso a muitos outros, adquira agora mesmo a sua edição do Panorama do Ensino Superior Privado do Brasil. Se desejar, agende uma conversa com os nossos especialistas para entender melhor as nossas soluções.

 

 

Mktvirtual
por Mktvirtual