Entenda a importância de conhecer a elasticidade dos preços dos cursos de pós-graduação e de acompanhar indicadores do mercado educacional.

A educação superior no Brasil tem passado por grandes mudanças nos últimos anos. Especialmente no setor privado, o surgimento de novas IES, mais vagas e novos cursos trouxe um aumento na competitividade, tornando necessário pensar de forma estratégica para conseguir captar alunos e se manter à frente dos concorrentes.

Nesta conjuntura, a pós-graduação tem apresentado crescimento expressivo. De acordo com uma avaliação da CAPES, entre 2013 e 2016 houve um aumento de 77% no número de cursos de mestrado profissional. O mestrado acadêmico e o doutorado também cresceram, apresentando aumento de 17% e 23%, respectivamente.

O cenário é desafiador, mas também apresenta oportunidades. Para saber aproveitá-las e criar estratégias inovadoras, é preciso ter conhecimento aprofundado do mercado educacional e das tendências que estão surgindo. Nesse processo, contar com a ajuda de um especialista em inteligência educacional, como os da Quero Educação, certamente ajudará muito.

Um dos indicadores da educação superior privada que os gestores de instituições de ensino devem acompanhar é a elasticidade dos preços da pós-graduação em comparação com a graduação. Para que você entenda a importância dessa e de outras métricas, abordaremos os seguintes assuntos:

  • O que é a elasticidade dos preços da pós-graduação;
  • Por que é importante analisar indicadores em sua IES;
  • Como compreender melhor sua IES por meio de números.

O que é a elasticidade dos preços da pós-graduação?

A elasticidade dos preços é um indicador que mostra a sensibilidade na variação dos preços da pós-graduação em comparação com a graduação nas diferentes modalidades de ensino. No gráfico abaixo, é possível ter uma prévia dos resultados obtidos na pesquisa do Panorama do Ensino Superior Privado 2018.

Observar essa variação ajuda a entender o cenário da pós-graduação no Brasil e como ocorrem as alterações dos preços, auxiliando na elaboração da estratégia de precificação dos cursos de especialização de sua IES.

Os dados mais detalhados desse indicador podem ser vistos na tabela abaixo:

Para ter acesso às informações completas sobre a elasticidade da pós-graduação nas diversas famílias de cursos, bem como a vários outros dados exclusivos do mercado educacional, adquira sua edição do Panorama do Ensino Superior Privado.

Por que é preciso analisar indicadores?

Os gestores das IES privadas cada vez mais têm compreendido que a alta competitividade é um reflexo das mudanças trazidas pela era da informação e que é necessário se adaptar a ela para garantir a sobrevivência da instituição de ensino.

Atualmente, não se pode esperar bons resultados ao continuar utilizando as mesmas técnicas do passado. É preciso olhar para as tendências e se antecipar a elas, traçando estratégias inovadoras para obter vantagem competitiva.

Para que uma IES descubra qual é a forma mais adequada de planejar suas estratégias e adaptar-se às tendências do mercado educacional, bem como aos novos hábitos dos estudantes, é necessário acompanhar indicadores do setor e métricas de desempenho dos processos da organização.

Entretanto, muitos gestores já acumulam diversas tarefas no dia a dia e, por isso, acabam deixando a mensuração do desempenho da IES e a observação dos indicadores do mercado para segundo plano. Isso pode afetar o andamento de toda a gestão, pois, sem observar indicadores, deixa-se de enxergar as falhas internas, bem como as ameaças e oportunidades.

Algumas das vantagens obtidas por IES que analisam indicadores são:

  • Estar à frente dos concorrentes: uma das principais formas de obter vantagem competitiva é analisando o mercado e as práticas dos concorrentes. Dessa forma, é possível entender a atuação deles e, de acordo com as informações obtidas, obter insights para melhorar o desempenho de sua IES.
  • Captar mais alunos: identificando as principais necessidades dos estudantes, as reclamações com relação aos concorrentes e os aspectos que podem ser melhorados em seu atendimento ao aluno permite criar estratégias eficientes para a captação de alunos.
  • Ser inovadora: analisar os indicadores e o comportamento de seus alunos possibilita a antecipação de tendências e o desenvolvimento de estratégias inovadoras, impactando de forma positiva o seu público-alvo. Com isso, sua IES estará ainda mais à frente da concorrência.

Como entender melhor a sua IES por meio de números?

A análise de indicadores torna possível saber como está o desempenho de uma IES, pois permite identificar falhas, fazer mudanças na estratégia e otimizar o investimento de recursos. Também ajuda a tomar decisões estratégicas baseadas em dados.

Para implementar a inteligência de mercado de modo eficiente em sua organização, é necessário seguir alguns passos. Confira!

1 – Consulte fontes confiáveis de dados secundários

Para analisar o cenário do mercado educacional, é importante ter fontes de indicadores atualizadas que possam auxiliar sua IES a entender a conjuntura da educação superior e as ameaças e oportunidades do mercado.

Por isso, é preciso acompanhar a divulgação de pesquisas e relatórios, como o Censo da Educação Superior e o Panorama do Ensino Superior Privado que, em sua terceira edição, conta com informações exclusivas sobre a pós-graduação.

2 – Use ferramentas para monitorar dados

Analisar uma grande quantidade de dados relevantes para a sua IES pode ser uma tarefa difícil. No entanto, hoje já existem diversas ferramentas e softwares que podem ajudar a organizar e monitorar os indicadores em sua organização.

É possível utilizar, por exemplo, plataformas para o monitoramento do engajamento e reputação nas redes sociais, de dados do comportamento de usuários na internet, ferramentas de business intelligence, softwares de CRM que permitem reunir todos os dados sobre os alunos atuais e potenciais e as interações de sua IES com eles, entre outros.

3 – Conte com o auxílio de especialistas

Como dissemos anteriormente, nem sempre os gestores de uma IES têm tempo suficiente para cuidar também das tarefas relacionadas à análise de dados. No entanto, hoje já existem diversos profissionais especializados nas áreas de inteligência de mercado e ciência de dados.

É possível contar com uma equipe de profissionais com a incumbência de coletar, monitorar e analisar indicadores para compreender o que acontece em sua IES e prever o que pode acontecer. Contudo, hoje também existem consultorias especializadas que sua IES pode contratar.

Para lembrar

Agora que você já sabe o que é a elasticidade dos preços da pós-graduação e qual a importância de analisar indicadores como esse, relembre os principais pontos abordados no artigo:

  • A pós-graduação no Brasil tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos;
  • A elasticidade da pós-graduação mostra a sensibilidade na variação dos preços dos cursos de pós em comparação com os de graduação;
  • A análise de indicadores permite entender o cenário, compreender o público-alvo e se antecipar às tendências;É importante contar com fontes confiáveis de dados, ferramentas de monitoramento e profissionais especializados.
  • O que achou de saber mais sobre a elasticidade da pós-graduação e a análise de dados? Se quiser saber mais sobre indicadores do mercado e inteligência educacional, não hesite em acessar esta página e solicitar uma conversa com um analista. Temos várias soluções para melhorar os resultados de sua instituição de ensino.
Mktvirtual
por Mktvirtual