Descubra os pontos fundamentais que garantem uma gestão educacional de sucesso
Realizar uma gestão educacional de sucesso exige processos de trabalho definidos e eficientes. A gestão educacional é o “coração” da instituição de ensino, pois é dela a missão de integrar todas a áreas, traçar e atingir as metas.
Assim sendo, reunimos neste blogpost um guia de práticas e ferramentas que otimizam o trabalho dos gestores. Portanto, esse é o momento de avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido na sua IES e de atualizar-se. Vamos começar?
Gestão educacional: do projeto pedagógico ao preço dos cursos
A gestão educacional se divide em algumas frentes de trabalho: administrativa, financeira, pedagógica e de processos. Cabe ao gestor alinhar todas essas frentes para fortalecer a marca e gerar resultados.
Para implementar uma gestão educacional de sucesso é necessário integrar:
- Gestão financeira;
- Gestão de pessoas;
- Gestão de relacionamento (atendimento);
- Gestão de processos;
- Gestão de comunicação.
Agora saiba como gerar gerar resultados e fortalecer a marca através desses pontos.
1)Gestão financeira na instituição de ensino
Se a gestão educacional é o “coração’’ da sua instituição, a gestão financeira representa as pernas. Afinal, são as finanças que sustentam sua IE e a fazem caminhar para a frente.
Para manter uma gestão financeira eficiente, trabalhe os seguintes pontos:
- Organização: mantenha o fluxo de caixa organizado e registre todos os prazos, valores e recursos da instituição. A organização é um valor que precisa ser parte da cultura da empresa. As práticas de rotina do setor financeiro precisam ser organizadas;
- Clareza nas metas e tarefas: seja claro e faça metas de curto, médio e longo prazo. Além disso, certifique-se de que está sendo compreendido ao liderar e delegar tarefas;
- Precificação: a precificação é estratégia. Considere suas metas, o mercado, a concorrência, o cenário econômico e o perfil do aluno. Seja analítico com os preços;
- Mantenha a inadimplência sob controle: encare a questão e busque soluções. Conte com a ajuda das estratégias e ferramentas que atuem diretamente na otimização financeira.
2)Gestão de pessoas: o desafio de ser um líder
A gestão de pessoas é fundamental para o sucesso da instituição. Afinal, equipe satisfeita produz mais e melhor. A responsabilidade do gestor é inspirar, motivar, mediar e até solucionar conflitos. Conheça três habilidades essenciais para isso:
- Empatia: colocar-se no lugar do outro. Conheça e entenda as dores da sua equipe e saiba ouvir com atenção;
- Comunicação eficaz: comunique-se com clareza e estimule isso como prática de trabalho. Promova a autonomia para a equipe sugerir ideias e soluções. Promova feedbacks individuais, coletivos e autoavaliações frequentes;
- Trabalho em equipe: o sucesso da gestão educacional é fruto do trabalho em equipe. Sendo assim, você precisa conhecê-la bem até para saber recrutar colaboradores. Escolher e gerenciar pessoas é um dos maiores desafios da gestão.
3) Gestão de relacionamento: como é o atendimeto da sua IE?
A gestão de relacionamento é o seu atendimento ao aluno. Conheça o perfil do seu aluno e proporcione a melhor experiência para ele. Otimize os processos de atendimento, busque ferramentas e treine sua equipe.
O atendimento é um diferencial competitivo da sua instituição. Assim sendo, faça avaliações constantes e ouça o feedback dos estudantes.
4)Gestão de processos na instituição de ensino
A gestão de processos é o que sustenta o projeto educacional da instituição. Essa é a área que organiza e registra os procedimentos de trabalho. Além disso, ela visa oferecer ferramentas que melhorem o desempenho de sua equipe.
Conheça três pilares essenciais da gestão de processos eficiente:
- CRM (Customer Relationship Management): é a gestão de relacionamento com o cliente. Tanto os processos internos quanto externos precisam visar a experiência do aluno. Sendo assim, o CRM deve dialogar principalmente com o marketing e o atendimento;
- Sistemas de CRM: para organizar as estratégias, você precisa optar por softwares assertivos e dinâmicos. Os sistemas de CRM otimizam tempo e trabalho. Além disso, é uma ferramenta precisa para: planejar campanhas, segmentar perfis, mensurar resultados e melhorar a captação;
- Data Driven: faz parte dos pilares de toda instituição que trabalha de forma inovadora. É a cultura organizacional orientada por dados. Aproveite as tecnologias e suas ferramentas de ponta para construir uma gestão mais assertiva.
5)Gestão de comunicação
Nos últimos anos a tecnologia e a globalização revolucionaram as formas como nos comunicamos. Apesar disso, antes da inovação é fundamental que sua comunicação seja funcional.
O gestor deve manter um olhar atento e atualizado para a comunicação. Fortaleça suas estratégias sob três frentes: internamente, com seu aluno e em suas campanhas de marketing.
A gestão de comunicação está associada à gestão de pessoas. Sendo assim, escolha bem o que e como se comunicar. Entenda algumas prioridades da gestão de comunicação:
- Empatia;
- Liderança;
- Dinamismo e otimização nos procedimentos;
- Ferramentas tecnológicas facilitadoras;
- Planejamento e estratégias de marketing.
Conclusão
A gestão educacional é um conjunto de práticas estratégicas que fazem a IE funcionar e crescer. Nesse sentido, um gestor que traz resultados é um gestor que planeja, implementa e sabe liderar.
Na gestão educacional, alguns pilares são essenciais para que isso aconteça. São eles: gestão financeira; gestão de pessoas; gestão de relacionamento (atendimento); gestão de processos e gestão de comunicação.
Desenvolver estas expertises de maneira integrada possibilita o alinhamento de sua equipe. Afinal, um gestor concentra responsabilidades, mas não trabalha sozinho.
Se você busca excelência para competir no mercado educacional, invista na gestão. Dessa forma, a eficiência da gestão pode ser um diferencial da sua IE no mercado.