Entenda a importância do marketing da sua IE estar em todas as mídias

Pedro Balerine

Saiba como posicionar sua marca para gerar autoridade em diferentes tipos de mídia

O jeito de fazer marketing mudou muito nos últimos anos. Atualmente, a internet tornou-se um território mais disputado do que a televisão. Grandes investimentos em campanhas publicitárias deram lugar ao investimento focado em marketing digital e o sonho de “viralizar na web” como marca.

Ao contrário do que muitos gestores pensam, a invasão do digital no mercado não vai acabar com a mídia “offline”. As duas estratégias juntas, se bem trabalhadas, alcançam mais pessoas. E é isso que toda instituição de ensino quer e precisa: marketing para trazer resultados.

No blogpost de hoje você vai entender como usar a inteligência educacional para saber posicionar-se em todas as mídias. Para além de analisar o contexto de tantas mudanças, é necessário aprender a usar as mídias para fazer boas campanhas de captação .

Se a sua instituição de ensino souber fazer e  distribuir conteúdo de qualidade estrategicamente, ela já está à frente da concorrência!

E então, preparado para planejar a construção de um posicionamento de sucesso nas mídias? Vamos lá!

Analisando o cenário e construindo a força da marca

Você sabe como está o posicionamento de mercado da sua instituição de ensino? Atualmente a avaliação de um posicionamento pode mudar muito rápido, pois o mercado está em constante transformação.

Nas últimas décadas, o cenário da educação se expandiu e  mudou muito. Um fator que revolucionou tudo e impôs novos desafios para as IEs foi a internet.

Um relatório divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, intitulado “Digital in 2018: The Americas”, revelou que 62% da população brasileira é ativa nas redes sociais. O estudo também constatou que 58% já buscou por um serviço pela internet.

Toda essa conectividade proporciona cada vez mais acesso à informação e a necessidade de comunicação constante. Além disso, o uso massivo da internet provocou mudanças sociais que refletem no comportamento das pessoas. Relacionamentos mudaram e a forma de consumir e valorizar as marcas também.

No contexto do mercado educacional, surgiram novas possibilidades tanto para os alunos quanto para as instituições. A IE que souber aproveitar as janelas de oportunidades usará a inovação para trabalhar a força da marca.

Marketing digital e marketing offline: integração para posicionar sua marca

O marketing é fundamental para definir e alcançar metas de posicionamento para sua IE. Através de diversas estratégias, sua equipe precisa destacar os diferenciais que seus alunos mais valorizam na sua instituição.

Para se tornar uma IE líder de mercado, é necessário utilizar ferramentas da  inteligência educacional. Isso significa que, antes de qualquer ação é preciso estudar e analisar seu mercado. Depois disso, definir metas e ações personalizadas que visem resultados claros.

Durante uma campanha de captação de alunos ou no lançamento de um novo curso, o marketing digital e as ações offline precisam estar integrados. Para alcançar mais pessoas e diferentes tipos de públicos, a marca da sua IE deve estar em todas as mídias.

Diferentes meios de divulgação vão garantir diferentes perfis de alunos. Além disso, sua equipe pode trabalhar uma só campanha com abordagens distintas para: redes sociais, Tv, eventos e etc. A partir dos relatórios de resultados você avalia o que funciona ou não para a comunicação da instituição.

Não tenha medo de inovar! Seja criativo na gestão, mantenha sua equipe atualizada e enxergue a internet como um território a ser explorado.

Redes sociais: criar relacionamentos, distribuir conteúdos e captar alunos

Até pouco mais de uma década atrás, as redes sociais não tinham relevância em campanhas de marketing. Hoje, planejar uma campanha sem estratégias para as redes sociais é como abrir uma empresa e não contar para ninguém: inútil.

O Brasil é o terceiro país do mundo que passa mais tempo conectado à internet. São cerca de nove horas por dia navegando entre conteúdos de vídeos, fotos, textos e mensagens. O público jovem é o mais ativo na internet.

Cerca de 85% da população entre 18 e 24 anos é ativa diariamente nas redes sociais. Esse é o perfil do aluno atual, que se comunicando com o mundo através da tela de um smartphone. Todos esses números mostram o óbvio: se as pessoas estão passando tanto tempo conectadas, o seu marketing precisa impacta-las no online.

A internet e suas diferentes ferramentas servem para potencializar suas campanhas de captação e dar autoridade à força da marca.  Sua IE precisa investir com originalidade na  comunicação que faz no online.

Branding para posicionar sua IE em todas as mídias

Você já sabe que o ditado “quem não é visto, não é lembrado” também se aplica ao marketing da sua instituição. Agora vamos conhecer algumas estratégias para posicionar sua marca com autoridade em todas as mídias:

  • Crie relacionamentos: se a sua IE gera conteúdo de valor todos os dias, ela cria relacionamentos. Basicamente isso quer dizer que para sua marca estar na cabeça das pessoas, ela precisa ser lembrada todos os dias. Sua equipe de marketing precisa elaborar conteúdos que gerem identificação e permitam a interação com seus alunos. Não basta ser frequente, é preciso gerar valor.

 

  • Distribua melhor seu conteúdo: as redes sociais servem para distribuir seus conteúdos. A partir de um conteúdo pilar (pode ser um webinar, um ebook ou um blogpost), cria-se conteúdos menores para alimentar suas redes por até uma semana.  Assim sua equipe otimiza  tempo de trabalho e reduz custos com a produção de materiais.

 

  • Redes diferentes, objetivos diferentes: o tom da sua comunicação não pode ser o mesmo no twitter e no facebook, por exemplo. As abordagens precisam ser diferentes para que você atinja personas com objetivos distintos. Os relatórios e métricas vão mostrar que numa mesma campanha é possível captar alunos com variados perfis e objetivos.

 

  • Ganhe em volume: quanto mais redes você trabalhar, mais gente alcança. Invista em ações focadas para grupos, listas de transmissão e email marketing. Faça anúncios e mídias patrocinadas para sua IE. Esse tipo de marketing custa bem menos do que anúncios em mídias tradicionais e atinge mais pessoas. Além disso, é possível segmentar qual público você quer atingir (região, idade, gênero etc).

 

  • Estude as tendências do digital: para ter força de marca sua IE precisa ter uma presença online de qualidade. O mundo digital muda constantemente e é preciso manter-se atualizado e por dentro das tendências. Estude a concorrência, faça relatórios, capacite sua equipe e invista em conhecimento especializado.

 

Conclusão

Não é um trabalho fácil manter um bom posicionamento no mercado educacional. Em um cenário competitivo, só as marcas que trabalham com consistência lideram os rankings. O marketing tem um papel fundamental nisso, pois oferece ferramentas para  fortalecer a força de marca.

Com os avanços tecnológicos das últimas décadas um novo mundo se abriu para as IEs. Hoje em dia, a qualidade da presença online de uma marca é fundamental para que ela cresça. Portanto, é essencial investir em marketing com inteligência educacional para estar em todas as mídias.

Lembre-se: ou sua IE acompanha a velocidade das mudanças do online, ou será ultrapassada na corrida pelos melhores resultados.

Se você quer posicionar sua IE no topo e fazer captações de sucesso, fale agora com um especialista da Quero Educação! Converse sobre seus desafios e conte com a ajuda de um time focado em inteligência educacional.

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