Análise de concorrência: saiba a importância de identificar os principais concorrentes de sua instituição

Pedro Balerine

Entenda por que é necessário compreender quem são os principais concorrentes de sua IES e saiba como fazer essa análise.

Durante o planejamento de marketing de qualquer organização, não há como ignorar a presença da concorrência – especialmente no mercado educacional, que tem apresentado crescimento no número de IES privadas nos últimos anos.

Identificar os concorrentes que competem de forma mais acirrada com sua instituição e analisar sua atuação é fundamental para entender melhor o mercado e a posição de sua marca dentro dele.

Essa prática também ajuda a antever as decisões futuras dessas instituições e preparar estratégias para destacar sua IES frente a elas, melhorando a sua visibilidade.

Para ajudar você a entender melhor a importância dessa análise e de que forma ela pode ser feita, preparamos este artigo. Além de esclarecer o tema, vamos apresentar uma ótima solução para facilitar esse processo. Confira!

Por que é necessário entender quais são os seus principais concorrentes?

Além de possibilitar um entendimento maior acerca do mercado, a identificação e análise de seus principais concorrentes é fundamental para compreender como as outras instituições de ensino se posicionam.  Além disso é possível identificar as suas vantagens e desvantagens, bem como comparar suas características e processos, o que facilita na constatação das práticas internas em que podem haver melhorias.

Além disso, a observação de seus concorrentes diretos e de suas ações pode ajudar você a conhecer algumas estratégias de sucesso que podem ser aplicadas à sua própria instituição, utilizando-se de práticas de benchmarking. Da mesma forma, será possível conhecer seus erros e evitá-los.

Esse conhecimento sobre as ações e o desempenho da concorrência permite, também, entender melhor a posição de sua IES no mercado. Com isso, haverá uma base para o planejamento de estratégias de marketing que efetivamente proporcionem mais visibilidade para a sua marca frente ao seu público-alvo.

Como fazer essa análise de concorrência?

O primeiro passo para uma análise de concorrência eficiente é, justamente, a verificação de quais são os principais concorrentes de sua IES. Para isso, é preciso saber quais são as outras instituições de ensino cujo público-alvo é o mesmo que o seu e que impõem um real desafio ao crescimento de seu negócio.

Após essa identificação, você deve buscar saber diversas informações sobre cada uma delas, verificando:

  • seu portfólio de cursos;
  • suas modalidades de ensino;
  • sua infraestrutura;
  • a precificação de suas mensalidades;
  • os canais de atendimento ao aluno;
  • sua presença online e suas estratégias de captação;
  • a força e credibilidade de sua marca no mercado;
  • seus diferenciais competitivos.

Durante esse levantamento de informações, é preciso analisar quais são os pontos fortes e fracos dessas instituições em cada área e, assim, comparar os perfis delas com o de sua própria IES.

Nesse momento, é preciso ser honesto, apontando tanto os pontos em que sua instituição está em vantagem no mercado quanto aqueles em que ela fica para trás. Assim, será possível identificar os aspectos que precisam de melhoria e direcionar melhor suas decisões.

Após essa análise, você será capaz de elaborar estratégias de marketing que ajudem a obter maior visibilidade frente ao seu público-alvo. Afinal, você terá a base que precisa para saber como se destacar em meio aos esforços de comunicação de seus concorrentes diretos.

É importante lembrar que a análise de concorrência, assim como o monitoramento de indicadores internos e do mercado, não deve ser uma iniciativa pontual. Você deve acompanhar o desempenho de seus concorrentes continuamente, além de ficar sempre atento ao surgimento de novos players no mercado.

De que forma a Quero Educação pode ajudar?

A análise da concorrência é fundamental para a elaboração de um planejamento de marketing eficiente, ou seja, que realmente ajude a sua IES a se destacar. Para isso, é necessário identificar os principais concorrentes de sua instituição e acompanhá-los mais de perto.

Entretanto, sem analisar os dados corretos – ou fazendo esse monitoramento de modo superficial –, sua equipe pode acabar cometendo erros, deixando de constatar estratégias da concorrência ou tendências e ameaças do mercado.

Isso pode ser solucionado por meio do auxílio de profissionais especializados nessas análises, como os nossos especialistas em inteligência educacional. Eles auxiliam gestores de instituições de ensino na criação de estratégias e na tomada de decisões, fornecendo dados e análises sobre diversas áreas de gestão.

Além disso, nossa equipe disponibiliza para seus parceiros uma plataforma completa com dados e indicadores diversos para cada ocasião e necessidade. Nela, você poderá encontrar análises de gestão acadêmica, retenção de alunos, branding, marketing, entre muitas outras.

Para auxiliar na identificação de seus principais concorrentes, a Inteligência Educacional da Quero Educação segmenta e analisa a concorrência mais próxima por região, cursos e ticket médio dos cursos. Além disso, fornece um acompanhamento da evolução de brand preference dessas instituições, bem como um mapa informando o market share de cada uma e as suas características.

Com o auxílio de nossas análises, você conseguirá constatar facilmente quem são os concorrentes que competem de forma mais direta com a sua instituição. Entenderá, também, os seus pontos fortes e fracos e, assim, poderá pensar em ações efetivas para ganhar mais visibilidade e se destacar entre eles.

Para lembrar

Agora que você já sabe por que sua IES deve entender quais são os seus principais concorrentes e de que forma isso pode ser feito, o que acha de relembrar os principais pontos abordados no artigo?

  • A identificação dos concorrentes que competem diretamente com sua IES ajuda a entender melhor o mercado e sua posição dentro dele;
  • Entender os pontos fortes e fracos de outras instituições e compará-las à sua auxilia na identificação dos aspectos que devem ser melhorados;
  • Conhecendo a atuação da concorrência, torna-se mais fácil criar ações de marketing que ajudem sua IES a se destacar no mercado;
  • Com o auxílio de nossas análises de inteligência educacional, será muito mais fácil entender quem são os seus concorrentes e como está o desempenho de cada um.

Gostou de saber mais sobre a importância de identificar os principais concorrentes de sua IES? Se quiser saber mais sobre como nossas análises podem ajudar em sua gestão, não deixe de acessar esta página e preencher o formulário para que um de nossos especialistas entre em contato.

 

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