Saiba a importância de analisar dados sobre a concorrência para compreender de que forma sua IES está posicionada no mercado e direcionar estratégias

É visível o aumento na competitividade do mercado educacional nos últimos anos, tendo em vista o crescimento no número de IES privadas no Brasil.

De acordo com o último Censo da Educação Superior, em 2017 já existiam 2.448 instituições de ensino superior no país – 41 a mais do que no ano anterior –, das quais 87,9% são privadas.

Nesse cenário, torna-se cada vez mais difícil para os gestores de IES conseguirem elaborar estratégias para manterem sua instituição à frente da concorrência e fortalecerem sua marca.

Contudo, antes mesmo de planejar essas ações, é indispensável observar o mercado e a atuação de outras faculdades e universidades para entender o valor de sua marca atualmente.

Pensando nisso, preparamos este artigo, com o intuito de ajudá-lo a compreender:

  • Por que é importante analisar o mercado e seus concorrentes;
  • Como deve ser feita essa análise;
  • De que forma nossos especialistas podem ajudar.

Por que é importante analisar dados sobre seus concorrentes?

Com tantas opções de cursos e instituições de ensino disponíveis no mercado, é essencial buscar formas de diferenciar a sua marca, mostrando o que ela tem a oferecer. Somente assim, é possível se destacar e captar mais alunos.

Para isso, além de oferecer diferenciais, bem como uma boa infraestrutura e qualidade de ensino, é preciso realizar um bom trabalho de branding (gestão de marca).

Isso envolve tudo aquilo que é realizado com o intuito de tornar a marca de sua IES mais conhecida, desejada e lembrada por seu público-alvo. Sendo assim, o branding engloba tanto a concepção da marca quanto as ações rotineiras de divulgação da instituição.

Para saber como a sua marca é vista no mercado e se suas estratégias estão sendo efetivas, é preciso analisar diversas métricas, como o número de visitantes de seu site, a frequência de visitas, a quantidade de buscas pelo nome de sua instituição em buscadores, entre outras.

Contudo, observar somente números referentes à atuação de sua própria IES pode não ser a maneira mais eficiente de entender sua performance no mercado. Por isso, deve-se analisar, também, os indicadores do desempenho de seus concorrentes.

Por meio do monitoramento da atuação de outras marcas, é possível entender onde a sua se situa no mercado e, então, buscar soluções para torná-la mais conhecida e valorizada. Saber quem é o líder no mercado e comparar suas características com as dele pode até mesmo proporcionar insights para o seu próprio posicionamento.

Conhecendo quais são as instituições com maior market share e preferência por parte de seu público, você também poderá observar suas melhores práticas e aplicar aquilo que for mais viável em sua instituição, utilizando estratégias de benchmarking.

Por fim, analisar dados acerca de concorrentes possibilita que você se adapte às mudanças do mercado, identifique tendências e direcione melhor suas estratégias de marketing, como a precificação e a captação.

Como fazer essa análise?

Para compreender a atuação de seus concorrentes, existem vários aspectos que se pode observar, bem como ferramentas que podem auxiliar nessa análise.

Primeiramente, é preciso entender e estudar a fundo como se encontra o mercado da educação superior privada. Para isso, existem fontes de informações que podem auxiliar, como o próprio Censo da Educação Superior e o Panorama do Ensino Superior Privado.

Neste último, é possível encontrar até mesmo análises de indicadores de valor de marca de diversas instituições, como o Relative Brand Awareness (RBA) e o Relative Brand Preference (RBP), os quais permitem identificar quão lembradas são as marcas e qual o valor que alunos interessados estão dispostos a pagar por elas.

Além de entender melhor o mercado e seus players, você pode utilizar ferramentas que possibilitem analisar a presença online dessas marcas. Entre elas, podemos citar o SEMRush e o SimilarWeb, que permitem ter acesso a informações importantes sobre os sites dos concorrentes, como o tráfego e sua origem, volumes de buscas, dentre outras.

O monitoramento de redes sociais e menções também é muito útil, pois, por meio dessa prática, é possível entender como seus concorrentes estão se posicionando nelas e de que forma eles estão sendo mencionados por seu público.

Além desses aspectos, é importante observar quais os cursos oferecidos pelos seus concorrentes, seus canais de atendimento, os preços de suas mensalidades – o que permitirá, até mesmo, direcionar melhor sua precificação – e suas estratégias de captação.

Analisando todas essas informações, será possível entender como as outras IES se posicionam no mercado, bem como compreender melhor a situação atual da sua instituição e o valor de sua marca. Assim, você poderá direcionar de forma assertiva suas ações de marketing.

De que forma a Quero Educação pode auxiliar?

Como você pôde perceber, há diversos aspectos que podem ser observados durante a análise de concorrentes.

Contudo, mesmo com várias ferramentas ao seu alcance, nem todas as informações são fáceis de serem obtidas. Ademais, essas análises devem ser aprofundadas, o que demanda tempo e esforço por parte de gestores que, muitas vezes, já são responsáveis por uma série de tarefas.

Sabendo disso, a Quero Educação conta com um time de inteligência educacional cujo objetivo é auxiliar os gestores de instituições de ensino em suas estratégias a partir da análise de diversos dados.

Além disso, possui uma plataforma completa para análises de gestão acadêmica, retenção de alunos, branding, marketing e demanda de mercado, tudo isso com serviços integrados e informações precisas para auxiliar na gestão de sua IES.

Visando ajudar na análise de concorrentes, nossa equipe de inteligência educacional segmenta e analisa a concorrência mais próxima por região, cursos e ticket médio dos cursos. Além disso, fornece um acompanhamento da evolução de brand preference dessas instituições, bem como um mapa informando o market share de cada player e suas características.

Com todas essas informações em mãos, será muito mais fácil compreender e direcionar o posicionamento de sua marca por meio de suas estratégias, bem como tomar decisões acertadas, totalmente baseadas em dados.

Contando com as nossas análises, sua IES já estará um passo à frente das outras instituições e, certamente, conseguirá se destacar no mercado educacional.

Para lembrar

Se você chegou até aqui, já sabe como é importante analisar e monitorar indicadores acerca de seus concorrentes para entender a situação de sua marca e direcionar melhor suas decisões.

O que acha de relembrar, agora, alguns pontos importantes do artigo?

  • O mercado educacional está cada vez mais competitivo, o que exige análises e estratégias precisas por parte dos gestores;
  • Por meio da análise de concorrentes, é possível entender melhor a atuação de sua marca e encontrar formas de destacá-la frente às outras IES;
  • É possível monitorar diversos aspectos, como a atuação online de seus concorrentes, seu valor de marca e seu market share;
  • Com o auxílio de nossos profissionais de inteligência educacional, torna-se muito mais fácil analisar a concorrência e direcionar suas estratégias.

O que achou de saber mais sobre a importância de analisar os concorrentes para a gestão de sua marca? Para entender melhor como a nossa equipe de inteligência educacional pode ajudar a melhorar os resultados de sua IES, basta acessar esta página e preencher o formulário. Assim, um de nossos especialistas entrará em contato.

 

 

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por Mktvirtual