A estratégia de usar webinars para gerar leads pode aumentar o número de matrículas.

Os vídeos têm ganhado bastante destaque dentro das estratégias de Marketing Digital, e as novas tecnologias inovam, gerando formas diferenciadas para utilizá-los. O uso de webinars para gerar leads, por exemplo, é uma tática que tem dado muito certo.

Entenda a seguir, a importância dos vídeos no ambiente digital e como o uso de webinars pode ser o diferencial para a sua instituição de ensino.

 

 

Webinar: uma nova forma de fazer vídeo

Com os vídeos, as empresas conseguem disseminar bons conteúdos de forma interativa. Desse modo, facilita o relacionamento com o público e reduz os ruídos na comunicação.

 

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Além disso, os vídeos têm despertado o interesse do usuário digital: quase 80% do conteúdo consumido na rede já é audiovisual.

Não é à toa que esse tipo de conteúdo – o audiovisual – é considerado pelos especialistas como o futuro do conteúdo disponibilizado na internet. Inclusive, já constam nas estratégias de Marketing de muitas empresas.

 

webinars para gerar leads

 

Como explicamos no artigo indicado acima, tanto as técnicas de produção audiovisual quanto o conteúdo produzido evoluíram, se tornaram mais acessíveis e sofreram influência da cultura da internet.

Uma dessas evoluções são os webinars. Esse formato de vídeo pode ser descrito como uma reunião virtual, seminário ou conferência realizada pela internet.

E é exatamente isso o que significa a palavra webinar: junção dos termos “web based” + “seminar”. Em tradução livre, corresponde a seminário baseado na rede.

Geralmente, os webinars têm curta duração e são realizados por meio de aplicativos ou plataformas que oferecem esse serviço, com a possibilidade de compartilhamentos de arquivo e interação entre os participantes.

 

 

Com essa característica, os webinars são excelentes ferramentas para oferecer palestras e aulas à distância, reduzindo custos e atingindo um público maior.

Justamente por isso, o uso do webinar tem se tornado uma poderosa ferramenta, tanto na captação quanto na conversão de leads, especialmente para as instituições de ensino, que já atuam com conteúdo educacional – como aulas e palestras.

Mas afinal, quais as vantagens dos webinars para as universidades e como elas podem implantá-los em sua estratégia de Marketing Digital?

 

webinars para gerar leads

 

As vantagens dos webinars para uma instituição de ensino

É possível usar os webinars para gerar leads e convertê-los em potenciais alunos.

 

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Confira, a seguir, os principais benefícios que as instituições de ensino podem obter ao utilizar essa ferramenta como estratégia de captação de alunos.

  • Novos leads: se os vídeos já representam a maioria dos conteúdos consumidos na internet, os webinars, devido a possibilidade de interação e participação ao vivo, atraem muitos leads para sua faculdade.
  • Mailing: você pode preparar uma lista de inscrição e participação, o que lhe garante vários contatos. Aumentando sua lista de e-mails, poderá nutrir esses leads através do e-mail marketing, por exemplo.
  • Custo-benefício: você não precisa reservar um grande espaço para a transmissão, que pode ser feita de uma pequena sala. São necessários apenas uma câmera com microfone e acesso à internet. Economiza na logística, nas ferramentas e na mão de obra.

 

 

  • Número ilimitado de participantes: diferente de um seminário presencial, em que há limite de lotação devido ao tamanho do espaço físico disponível, os webinars não possuem essa limitação e nem dependem de número mínimo de participantes.
  • Interatividade: algumas plataformas oferecem a possibilidade de chat, onde os participantes podem trocar experiências e enviar mensagens para o palestrante. O ideal é ter alguém responsável para mediar e otimizar essa interação. Com essa interatividade, o relacionamento com seu público é fortalecido.
  • Expertise: por estar no segmento de educação, sua empresa já tem experiência com aulas, palestras e seminários. Basta adaptá-los ao formato.

 

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  • Adaptação: por que não aproveitar as aulas, seminários e palestras que já acontecem presencialmente em sua instituição? Basta disponibilizar colaboradores responsáveis por transmitir online esses eventos.
  • Maior alcance geográfico: com a internet, sua instituição rompe fronteiras e consegue chegar a pessoas que, pela distância, não poderiam comparecer presencialmente em sua instituição. É uma ótima ferramenta para turbinar os programas de educação continuada e de ensino à distância oferecidos.
  • Integração com outros formatos: é possível associar o webinar com outras ferramentas estratégicas, como minicursos e até mesmo com seu blog. Poderão ser feitos convites para que os participantes acessem os outros conteúdos que disponibiliza em seu site, inclusive como material complementar ou preparatório.

 

 

  • Versatilidade: esse tipo de ferramenta se adequa a todas as etapas do funil de vendas. Pode ser usada tanto na captação quanto na nutrição e na conversão de leads. Tudo depende de sua estratégia e do tipo de conteúdo que será transmitido.
  • Customização: com a versatilidade como qualidade, os webinars podem ser personalizados de acordo com a estratégia adotada pela empresa.
  • Reconhecimento da marca: ao transmitir webinars com conteúdos interessantes e ricos, além de convidados reconhecidos, a sua instituição se posiciona mais fortemente no mercado, tornando-se sinônimo de qualidade.
  • Aproveitamento de conteúdo: depois de finalizada a transmissão ao vivo, você ainda pode disponibilizá-la em formato de vídeo gravado. Quem perdeu a transmissão ou quiser assisti-la, poderá ter acesso a esse conteúdo, o que aumenta o tráfego de acessos.

 

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Dicas para desenvolver webinars para gerar leads

Como você pode perceber, o webinar é uma excelente ferramenta para atrair e engajar os leads, melhorando a comunicação com seu público-alvo.

Para instituições de ensino, essa ferramenta adquire maior importância nas estratégias de Marketing Digital, uma vez que elas já estão inseridas no mercado educacional

Assim, você pode usar os próprios conteúdos com os quais sua instituição trabalha para produzir webinars de qualidade.

Aproveite as aulas que seus professores já ministram na instituição e as palestras, seminários e eventos que acontecem presencialmente em seu espaço físico. Até mesmo os gestores podem ministrar um webinar mais voltado para a divulgação da instituição. O importante é o conteúdo relevante e de qualidade para o seu público.

 

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Passo a passo para criar um webinar de sucesso

Confira, agora, um checklist prático que preparamos para você criar e usar os webinars para gerar leads e converter matrículas para sua instituição de ensino.

 

1 – Planejamento: como sempre indicamos e gostamos de frisar, o primeiro passo de qualquer estratégia é o planejamento prévio. Defina o objetivo do seu webinar e quais personas deseja conquistar. Pense nos dias e horários, nos assuntos, no tema principal e em quem ministrará o conteúdo.

2 – Plataforma: além do tema e do palestrante, é importante definir qual a plataforma em que será transmitido o webinar. Faça uma lista das possíveis plataformas e enumere suas características. Escolha a que trazer mais vantagens para sua estratégia e que se adeque ao objetivo.

3 – Divulgação: não adianta transmitir um webinar riquíssimo e não ter público para assisti-lo. Divulgar é muito importante para o sucesso dessa ferramenta. Como é interativa, use da interatividade na sua campanha de divulgação. Criar eventos no Facebook é um ótimo método para as redes sociais. Já no e-mail marketing, é possível usar as ferramentas de calendário para lembrar seus contatos. Invista na divulgação!

4 – Lista de inscrição: durante a divulgação, apresente também uma lista de inscritos. Com ela, você adquire os dados de contato de seus leads.

5 – Preparação: é importante que a pessoa que for ministrar o webinar esteja preparada. Se preparar para um webinar não é diferente de se preparar para uma aula ou palestra. É importante ressaltar que a transmissão é ao vivo.

6 – Logística e testes: antes de iniciar a transmissão, verifique se está tudo certo. A internet está conectada e funcionando corretamente? Todos os materiais estão adequados? A câmera está ok? O microfone está captando a voz do palestrante? Há ruídos no som? A iluminação está boa?

7 – Comece a transmissão: inicie o webinar de forma mais leve. Cumprimente os participantes, interaja e troque informações. Aproveite esse tempo para que todos consigam se conectar ao webinar.

8 – Interaja: de tempos e tempos, interaja com os participantes. Mesmo que o palestrante esteja sozinho frente à câmera, ele não pode se esquecer que a transmissão é ao vivo e que há pessoas assistindo.

9 – Encerramento: ao terminar a apresentação, é importante que o palestrante converse com os inscritos. Tirar dúvidas e ouvir o que os participantes têm a dizer fortalece o relacionamento com o público e aumenta a qualidade do conteúdo. Pode aproveitar para divulgar e vender os produtos e serviços da instituição.

10 – Pós-execução: a estratégia não pode terminar com o encerramento da transmissão. Invista na pós-execução! Você pode disponibilizar a gravação da transmissão em seu site e redes sociais, criar um conteúdo de agradecimento, publicar um post blog com o resumo do conteúdo ministrado, oferecer materiais complementares, etc.

11 – Mensuração: outro ponto importante e que muitas empresas acabam deixando de lado é a avaliação da estratégia adotada. Analise os indicadores da transmissão do seu webinar e o retorno que reverteu para a sua instituição. Entre esses indicadores, estão o número de inscritos e de participantes, as reações assumidas, o feedback geral, o tráfego posterior do site, entre outros.

 

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Para lembrar

Agora que você chegou até aqui, já sabe o quanto a produção de webinars para gerar leads pode ser positiva para a sua instituição de ensino.

Então, vamos recapitular os principais pontos abordados neste artigo?

 

  • Os formatos audiovisuais são os principais tipos de conteúdo consumidos na internet;
  • A interação é importante e atrai mais usuários. Por isso os webinars têm ganhado destaque;
  • O custo-benefício desse formato vale muito a pena para a sua empresa;
  • Uma instituição de ensino tem vantagens extras ao aproveitar os conteúdos com os quais já trabalha;
  • Planejamento estratégico é sempre importante;
  • Um webinar de sucesso não começa e termina com a transmissão. Há muito o que se fazer antes e depois de transmiti-lo.

 

Se deseja entender melhor como aplicar o webinar e outros recursos na sua instituição de ensino, entre em contato conosco e converse, gratuitamente, com um de nossos especialistas. Assim, poderemos entender a realidade de sua empresa e oferecer a melhor solução para o seu sucesso.

Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza