Como recrutar os melhores profissionais de atendimento para sua IES

Sergio Fiuza

Descubra como contratar apenas os melhores profissionais para sua equipe de atendimento ao aluno.

Tempo de leitura: 4 minutos. Você vai ler sobre:

 

  • A importância de investir em bons atendentes para sua IES
  • Características essenciais em um bom atendimento ao aluno
  • Checklist prático

 

Você sabia que 30% dos alunos escolhem a universidade em que vão estudar pela qualidade do atendimento recebido já no primeiro contato?

Obtivemos esse número em recente pesquisa realizada pela equipe comercial da Quero Educação, que nos mostrou também que um aluno que teve uma péssima experiência como cliente está propenso a compartilhá-la com pelo menos dez outras pessoas.

Para o aluno, a universidade e o atendimento recebido são uma coisa só e logo, tal constatação equivocada pode gerar problemas de proporções ilimitadas, pois a externalização do o nível de satisfação nas redes sociais, tem se tornado uma prática comum entre os jovens, principal público alvo das universidades.  

O que muitas instituições de ensino não sabem, no entanto, é que a única forma de garantir um bom atendimento ao aluno e consequentemente uma percepção de marca positiva no mercado, é contratando excelentes profissionais.

 

Saiba mais: Como garantir um melhor atendimento ao aluno

 

Entenda, neste artigo, os principais benefícios que a contratação de bons atendentes traz para sua universidade e tenha acesso a um passo a passo prático para te ajudar a contratar somente os melhores profissionais, para sua equipe.

 

como recrutar os melhores profissionais de atendimento

 

Por que investir em bons talentos é importante para a captação da sua IES?

 

Além da preocupação constante com as metas de captação, a equipe responsável pelo alcance de resultados na universidade, também precisa garantir a melhor experiência para os potenciais alunos; desde o seu primeiro acesso ao site, até a ligação da equipe de telemarketing.

Em pesquisa realizada recentemente pelo Institute of Customer Service, foi comprovado que 10% de aumento no índice de satisfação do consumidor resulta em 12% a mais de confiança na empresa.

Portanto, além de auxiliar na estratégia de captação, investir em bons profissionais de atendimento ao aluno, melhora a percepção de marca da instituição de ensino e também;

 

  • garante a satisfação do aluno: uma pesquisa realizada pelo RightNow comprovou que os consumidores tendem a se sentirem mais satisfeitos, quando atendidos por funcionários amigáveis;

 

  • diminui o tempo gasto com treinamentos: funcionários mais capacitados para a vaga demonstram maior facilidade de aprendizado;

 

  • certifica a satisfação dos funcionários: tão importante quanto a contratação do funcionário, é mantê-lo na vaga. Quanto melhor se identificar com o trabalho que irá desempenhar diariamente, mais satisfeito o atendente irá estar;

 

  • minimiza a necessidade de desligamentos futuros: uma pesquisa feita pela Universidade de Warwick mostrou que funcionários satisfeitos produzem 12% mais do que os outros;

 

  • assegura que a cultura da instituição será mantida: o crescimento da instituição de ensino, promove por consequência, a diluição da cultura idealizada inicialmente. Contratar funcionários excepcionais e que se adequam à cultura da empresa, irá ajudar a mantê-la.

 

Raphael Rezende, Gerente de Recrutamento da Quero Educação, conta que a empresa busca contratar apenas os melhores talentos disponíveis no mercado e isso se reflete no pensamento do próprio CEO, Bernardo de Pádua, que entrevista individualmente os candidatos para garantir apenas a contratação de pessoas com perfil de excelência.

 

 

O que você deve procurar em um candidato?

 

Existem algumas características essenciais para um bom atendente e que podem, inclusive, ser facilmente identificadas logo no primeiro contato com o candidato.

Em seu processo seletivo, a Quero Educação utiliza o método dos 30 segundos, originado a partir do conceito de elevator pitch.  

O conceito elevator pitch ou discurso de elevador, é muito utilizado no mercado das startups. Como precisam constantemente recorrer a investidores, as startups têm a missão de preparar seus funcionários para promover seu negócio em quaisquer oportunidades; como no elevador, por exemplo.

Portanto, a Quero Educação acredita que o candidato precisa ser capaz de transmitir o que tem de melhor em apenas 30 segundos. Esse é o tempo necessário, segundo Raphael Rezende, para identificar algumas das seguintes características:

 

  • Cordialidade: o tom de voz do profissional de atendimento deve ser espontâneo e  transmitir confiança. Portanto, é essencial que o candidato mostre, já no primeiro contato, a sua amabilidade.

 

  • Boa comunicação: ser comunicativo é essencial. Vale analisar se o candidato tem boa dicção e saber expressar suas ideias de modo sucinto e objetivo.

 

  • Empatia: o profissional de atendimento precisa ser paciente para ouvir as reclamações e dúvidas dos clientes. Para tanto, é essencial que o candidato saiba se colocar no lugar do outro, só assim poderá oferecer soluções eficientes para a resolução de possíveis problemas.

 

  • Inteligência emocional: não existe um único atendente que não terá que lidar, em algum momento, com um cliente estressado ou insatisfeito. Portanto, é indispensável que o candidato demonstre controle emocional para driblar o nervosismo de seu potencial cliente e estabelecer o diálogo.

 

  • Perfil proativo: se o cliente tem uma dúvida, além de buscar a solução, é fundamental que o atendente tenha proatividade para investigar possíveis problemas e oferecer dicas relativas ao produto/serviço adquirido.

 

Saiba mais: Como potencializar a performance da equipe para uma boa captação?

 

Checklist: Saiba como contratar os melhores profissionais para sua equipe de atendimento

 

Agora que você já sabe a importância de contratar profissionais excelentes para atingir bons resultados na captação da sua instituição de ensino, chegou a hora de aprender como desempenhar essa tarefa.

Baixe gratuitamente o Checklist abaixo e coloque este conhecimento em prática.

 

checklist para aprender como recrutar os melhores profissionais de atendimento

 

Para lembrar

 

“Quando clientes compartilham histórias, eles não estão apenas dividindo suas dores – estão te ensinando a melhorar seu produto, serviço e negócio. Sua área de atendimento deve ser capaz de comunicar os problemas de forma eficiente.” foi o que disse Kristin Smaby em seu livro “Being Human is Good Business”.

Agora que você sabe que uma boa equipe de atendimento ao aluno pode ser responsável pelo sucesso da sua instituição de ensino, é válido lembrar alguns pontos:

 

  • Para o aluno, a universidade e o atendimento recebido são uma coisa só. Portanto, ao contratar novos atendentes, saiba que eles é que irão representar a imagem da sua instituição perante os alunos.
  • Uma instituição de ensino preocupada em proporcionar a melhor experiência para os seus alunos, com certeza irá se destacar entre as concorrentes. Por isso, invista o mesmo tempo e esforço que investe na sua estratégia de captação, no seu processo de recrutamento.


Gostou desse artigo e gostaria de conhecer mais sobre as soluções que a Quero Educação pode oferecer para a sua instituição de ensino? 

 

 

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