Motivação e a forma como o gestor é visto pelos funcionários são fatores importantes para potencializar a performance da equipe para uma boa captação.

Tempo de leitura: 4 minutos. Você vai ler sobre:

  • Conheça sua equipe
  • Como a sua equipe te vê
  • Como lidar com resultados insatisfatórios
  • Desavenças na equipe
  • Dicas para ficar atento

Você já sentiu que pode melhorar a performance da sua equipe e captar mais alunos? Então este texto é para você!

Algumas das fórmulas para conseguir realizar um bom trabalho e que apresente excelentes resultados envolvem o bom relacionamento do gestor com a sua equipe.

Afinal, o líder é o responsável por motivar, corrigir o planejamento, organizar as etapas e agregar o conhecimento necessário ao seu time.

Aplicar bons métodos fica difícil quando o líder não conhece os funcionários. Mas não se desespere. Vamos explicar passo a passo como se comunicar, aplicar as ferramentas de incentivo e construir uma equipe que trabalhe junto e com o mesmo propósito que você.

Conhecer sua equipe é a primeira forma de aproximação

O primeiro passo para que a performance da equipe apresente melhores resultados é o conhecimento do líder sobre seus liderados. A qualidade técnica de um gestor, quando não acompanhada de um bom relacionamento, dificulta o aparecimento de melhores resultados.

Conhecer seus funcionários é o primeiro passo para potencializar a performance da equipe para uma boa captação

É parte essencial do trabalho do gestor conhecer a história, preferências e hobbies de cada indivíduo da sua equipe. E isso pode começar com a abordagem de assuntos quebra-gelo simples, como conhecer o signo ou quais as séries ou esportes preferidos dos integrantes de seu time.

Quando sentir que a rotina de trabalho está cansativa ou que a performance da equipe está abaixo do esperado, é importante encontrar novas formas de descontração para acalmar o time e reorganizar as tarefas de modo produtivo.

Se a equipe estiver motivada, a captação de alunos deixa de ser uma simples tarefa para se tornar um propósito diário e que pode, inclusive, se tornar uma tarefa divertida para o funcionário. 

O líder que demonstra se importar com os sentimentos da sua equipe, consegue aplicar o ritmo necessário, principalmente em um período de alta temporada, quando a cobrança é maior e as metas batem à porta.

Com os propósitos alinhados a um bom ambiente de trabalho, o engajamento deve vir acompanhado de incentivos, afinal, quando existe uma meta que se aplica a todos do grupo, um funcionário acaba influenciando o outro.

É válido inclusive o incentivo com campanhas, premiações, pequenas bonificações e outras formas de valorizar o trabalho do conjunto e que promovam a união da equipe.

A forma como o gestor é visto pela equipe

Um líder que aplica como estratégia essa aproximação, conquista facilmente a confiança do seu time e tem poder para reconhecer as necessidades e pontos de incentivo; recursos necessários para aumentar a performance da equipe. Entretanto, quando um líder tem a necessidade de manter um bom relacionamento com seu time, mas se mantém muito distante e inacessível, tudo vai por água abaixo.

A forma como o gestor é visto pelos funcionários pode potencializar a performance da equipe para uma boa captação

Quem deve abrir esse canal de comunicação é o próprio gestor, já que a cultura da relação entre líder e liderado impede que o funcionário se aproxime e dê ao seu gestor um feedback justo e sincero.

Quando o líder não abre um canal efetivo de comunicação com os liderados, a tendência é que a relação se torne inacessível e pouco produtiva.

Portanto, é preciso estar atento à essa resposta individual e criar uma conexão constante, que demonstre que você também sabe ouvir os anseios do seu time.

Nesse ponto, é válido lembrar a importância de lidar bem com as críticas, caso contrário será difícil receber feedbacks sinceros e de fato construtivos para o seu ambiente de trabalho.

Nesse intuito de abertura de relacionamento, estão correlacionados três pontos importantes, como explica Marília Sousa, Gestora de Relacionamento da Quero Educação: “É preciso deixar de ser chefe e ter aquela liderança compartilhada, que ouve muito e faz acontecer.

A gente tem que pensar em três coisas: o que seus liderados sentem, o que eles sabem e o que eles fazem“, lista.

O que eles sentem: é a relação que eles mantêm em seu ambiente de trabalho. Se os funcionários sentem que possuem autonomia e que podem expor suas ideias.

O que eles sabem: é válido pensar em todo o treinamento e preparo que o funcionário recebe para desempenhar suas funções e se através disso ele consegue visualizar um plano de carreira e desenvolvimento dentro da empresa.

E por fim, o que eles fazem: a consequência do que sentem e do que sabem. Quando a equipe está feliz e sabe o que está fazendo, com certeza irá realizar um bom trabalho.

Presença do gestor nos resultados insatisfatórios

Apesar de todo o esforço, nem sempre a performance da equipe alcançará bons resultados para a instituição de ensino, e é nessa hora que o gestor deve estar preparado para mudar o rumo da situação.

Quando o líder conhece o perfil de cada um de seus colaboradores, ele sabe o que em seu feedback, irá motivá-lo e o que não vai. “Durante o feedback eu preciso saber muito bem o que ele quer ouvir e também o que ele precisa ouvir“, indica Marília.

Presença do gestor nos resultados insatisfatórios pode potencializar a performance da equipe para uma boa captação

É preciso ainda, segundo Marília, que o gestor seja alguém que levante a autoestima do time e mostre lado a lado o que é necessário ser feito. Dizer apenas que os números estão baixos é uma obviedade. Um líder que mostra que está disposto a ajudar, no entanto, é um propulsor de resultados.

É preciso uma construção positiva inicial, afinal, é desnecessário transmitir ao colaborador a impressão de que ele não está conectado com o trabalho.

A partir da análise de um ponto negativo, o feedback deve ser objetivo. Quais situações específicas sobre esse assunto você presenciou? E o principal: qual é a sugestão de mudança?

Demonstrar envolvimento e intenção de ajudar facilita a clareza de objetivos e atitudes do funcionário ao sair daquele feedback.

Desavenças podem atrapalhar a performance da equipe

O gestor que conhece seus liderados e sabe corrigir seu planejamento em busca de resultados melhores também precisa ter a habilidade de identificar conflitos e desarmonias rapidamente. Uma correção rápida é essencial para que o problema não se espalhe e atrapalhe a produtividade do time.

“Seja pelo baixo desempenho, mau comportamento ou atitudes ruins, o líder precisa chamar individualmente cada um dos envolvidos. É necessário corrigir na hora, antes que o restante da equipe seja contaminada, explica Marília.

Se a meta é uma só e todos estão trabalhando juntos para alcançá-la, o clima na equipe deve ser de cooperação e empatia.

Todo mundo ali deve ter uma boa convivência, afinal, esse comportamento se refletirá no contato com o aluno que quer ingressar na faculdade e proporcionará uma boa imagem do que aquela instituição de ensino representa.

Dicas para o gestor atento

Após ler todas essas dicas sobre como ser um gestor atento e de como potencializar a performance de equipe, relembre os principais pontos discutidos:

Envolva-se: esteja conectado com seus liderados. Conheça-os melhor para valorizar seus pontos fortes, motivá-los e saber como corrigir falhas no percurso.

Esteja aberto a sugestões: seus colaboradores precisam confiar em você e acreditar que você os acompanha na busca pelas metas. Não se feche em sua sala esperando que os resultados e pensamentos de todos cheguem até você sem ações prévias efetivas.

Feedbacks constantes: eles são essenciais para um bom relacionamento e acompanhamento coletivo de resultados.

Equipe ativa: não deixe o seu grupo de trabalho desanimar. Busque treinamentos, formas diferentes de desempenhar as tarefas e procure planejar melhor as ações para a baixa temporada, quando ainda é possível manter a performance da sua equipe em alta.

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Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza