Como captar mais alunos pelo Quero Bolsa Idiomas?

Roger Garcia

Neste artigo, você irá entender como diversas escolas de idiomas atuam para melhorar sua performance de captação no Quero Bolsa e os critérios da parceria

O Quero Bolsa é o maior portal marketplace para captação de alunos do Brasil, onde diversas instituições de ensino superior conseguem otimizar sua captação através do preenchimento de cadeiras vazias. A mesma lógica se aplica para o Quero Bolsa Idiomas, que já matriculou milhares de estudantes nas escolas de idiomas de todo o país. Mais de 1.400 instituições de ensino de línguas, presenciais e à distância, já são parceiras. 

Agora, uma pergunta frequente, é de como as escolas podem aproveitar ao máximo estes canais adicionais de captação. Neste post, vamos lhe contar como as escolas com maior desempenho em nosso site atuam para obter um melhor desempenho de captação. A seguir, falaremos sobre: 

  • Como funciona a captação pelo Quero Bolsa;
  • Como as escolas atuam para melhorar seu desempenho;
  • Como aderir à parceria com o Quero Bolsa Idiomas.

Boa leitura!

com o quero bolsa idiomas, os gestores aumentam a captação nas escolas de idiomas

Como funciona a captação do Quero Bolsa? 

O Quero Bolsa é um marketplace de educação em que o usuário encontra informações sobre faculdades, universidades e cursos de todo o Brasil. 

A plataforma também oferece bolsas de estudo de até 70%. Os descontos são aplicados a todas as mensalidades, até o fim do curso, e não há cobranças de renovação da bolsa.

Assim, no Quero Bolsa, o aluno compara as faculdades e os cursos e escolhe a opção ideal. Afinal, o que ele quer é alcançar seus objetivos profissionais e acadêmicos. 

É importante que os parceiros saibam que podem captar melhor e aumentar a visibilidade no site ao oferecerem bolsas exclusivas. Isso se deve ao sistema de ranqueamento do Quero Bolsa, que prioriza as instituições com ofertas mais atrativas.

A parceria com o Quero Bolsa Idiomas prevê Gestores de Contas. Eles analisam possibilidades de performance e identificam quais são os períodos de maior tráfego e de maior captação na escola. Em seguida, alertam o parceiro para manter as melhores ofertas possíveis durante estes períodos.

Por fim, mas não menos importante, a escola de idiomas ganha uma página dentro do site do QB. Tal página é incluída nas campanhas como a do Dia dos Namorados, Inglês Fluente e Lançamento de Novas Turmas.

Como as escolas atuam para melhorar seu desempenho no Quero Bolsa Idiomas?

Para responder esta pergunta, entrevistamos Ewerton Everman, Gestor de Parcerias e especialista em captação pelo Quero Bolsa Idiomas: 

Foto do entrevistado, Ewerton

QB – Como você acredita que as escolas podem potencializar sua captação pelo Quero Bolsa?

Uma escola ativa no Quero Bolsa se beneficia de inúmeros atrativos, que vão desde um maior tráfego de visitantes (em um conglomerado de grandes marcas do mercado), até a comodidade do usuário. Afinal, é possível comparar as opções disponíveis em uma só plataforma.  Além disso, o principal objetivo do Quero Bolsa é levar alunos adicionais à escola. Ou seja, nossa base de usuários é majoritariamente composta de alunos indecisos. Ademais, eles não têm condições financeiras para arcar com o preço cheio ou não conheçam a marca. Basicamente, não competimos pelo mesmo aluno. Outro aspecto relevante, é que a parceria não exige nenhum custo para a escola parceira. Basicamente, a primeira mensalidade fica com o Quero Bolsa e todas as outras, com a escola. Para facilitar a intermediação, não existe nenhum vínculo financeiro entre o Quero Bolsa, nem com a escola de idiomas, nem com o aluno.

QB – Você considera importante a aproximação das escolas com os Gestores de Contas?

Com certeza! É fundamental que o parceiro seja ativo e analise com frequência as suas ofertas, juntamente com o gestor da sua conta. Existem inúmeros fatores que podem alavancar sua captação e, para isso, todas as tomadas de decisões são baseadas nas análises que disponibilizamos. Como já atuamos em parte significativa do mercado de idiomas, é possível identificarmos o ponto ótimo da sua oferta. Ter uma boa relação com seu Key Account pode fazer com que parceiro e gestor definam juntos todas as estratégias para a captação de alunos e, assim, maximizem, significativamente, a receita de sua escola.

QB – Acredita que aplicar o mesmo desconto que realizado no balcão pode ser uma boa tática?

Aplicar o mesmo valor final oferecido na plataforma do Quero Bolsa e em seu balcão pode até parecer lucrativo em um primeiro momento, mas talvez esse seja o maior erro no sucesso da parceria. Nós trabalhamos com algoritmos de priorização, ou seja, se sua oferta não é interessante para o aluno (afinal, ele conseguirá o mesmo desconto no balcão da oferta), ela poderá sair da primeira para a última página, em pouquíssimo tempo. Além disso, 70% dos nossos usuários são indecisos com relação a marca. Ou seja, em um mal posicionando, você acaba facilitando a escolha do aluno por outras opções em sua praça.

QB – Mas neste caso, a escola não perderia receita?

Definitivamente, não. Como já disse, nosso objetivo é levar alunos adicionais para as escolas. Oferecendo descontos menores em seu balcão, automaticamente, a escola fica com a missão de matricular alunos que podem pagar valores mais altos ou inteiros. Enquanto, para o Quero Bolsa, fica a missão de captar alunos indecisos ou que não consigam, realmente, pagar a mensalidade cheia. Outro aspecto positivo é que caso a escola não seja agressiva nos descontos de balcão, você não perde receita e acaba fortalecendo sua marca. Afinal, o desconto ficará ligado diretamente ao Quero Bolsa e não à escola.

QB – O Quero Bolsa têm espaço para diversos tipos de escolas e tamanhos?

Ouvimos muito essa pergunta e a resposta é sempre a mesma: sim! Um marketplace serve justamente para que o usuário escolha a melhor opção, de acordo com suas necessidades. Por vezes, o aluno opta pela escola que é mais perto da sua casa, talvez, por uma escola que esteja com um preço mais atrativo, ou até mesmo, por uma unidade que se dedique a um ensino específico (conversação, por exemplo). Não se engane ao pensar que sua escola é pequena ou grande demais para estar na plataforma. O Quero Bolsa, sendo o maior marketplace educacional do Brasil em número de visitas, traz uma visibilidade muito mais abrangente a sua marca. Além disso, em função da credibilidade que a plataforma tem atualmente, ela acaba se tornando uma porta de entrada de confiança para o aluno.

Minha escola é elegível a estar no Quero Bolsa Idiomas?

Para aderir a parceria, é importante que a escola corresponda a algumas condições, dentre elas, podemos citar: 

  • Ser responsável pela sua escola de idiomas; 
  • Trabalhar com turmas, tanto físicas como online; 
  • Oferecer descontos reais e atrativos para os alunos. 

Se sua escola atende aos requisitos acima citados, ela está elegível. E para iniciar o cadastro de sua instituição, acesse: 

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