Entenda a importância de definir o valor ideal para as mensalidades e saiba como fazer uma precificação eficiente.

Uma precificação eficiente é fundamental para a maximização dos lucros em uma instituição de ensino superior. Essa definição de preços depende da análise de diversos fatores, pois se trata de uma das decisões mais importantes na gestão estratégica de uma IES.

Contudo, muitos gestores ainda têm dificuldade para definir os preços corretos para as mensalidades. E, caso algum fator deixe de ser considerado no cálculo, isso pode prejudicar seriamente a saúde financeira da IES.

Para ajudar você a compreender como é possível definir os preços corretos para obter melhores resultados, vamos abordar as seguintes questões:

  • A importância de definir o valor ideal de mensalidade para seus leads;
  • Como fazer uma precificação correta;
  • De que forma nossos analistas de inteligência educacional podem ajudar.

Por que é importante definir o preço ideal para as mensalidades?

Você sabia que o valor da mensalidade é fator determinante para grande parte dos estudantes que decidem se matricular em um curso de graduação?

Isso é muito influenciado por dois fatores: o perfil dos estudantes e a situação econômica do país.

Hoje, muitos alunos de universidades não têm mais o auxílio de seus pais para arcar com os custos de seus estudos e precisam trabalhar para isso.

Contudo, o desemprego no Brasil permanece em alta – bem como a inflação da educação superior privada –, fazendo com que seja necessário, em muitos casos, buscar pelas opções mais viáveis financeiramente.

Ao definir os preços ideais para os seus alunos em potencial por meio de um termômetro de precificação eficiente, é possível maximizar o número de novas matrículas, alcançando as metas de captação.

Essa precificação deve considerar o oferecimento de descontos e bolsas de estudo, que são fator-chave para a captação de alunos que não têm as condições financeiras necessárias para pagar pelo valor integral das mensalidades.

Isso diminui a ociosidade de vagas e influencia até mesmo na retenção, afinal, a evasão entre alunos bolsistas é menor. Como resultado, ocorre o aumento no faturamento da instituição.

Contudo, é preciso calcular as porcentagens corretas para usufruir de todos os benefícios que essa estratégia pode proporcionar.

Como definir corretamente o valor das mensalidades?

Ao definir o valor da mensalidade de cada curso da forma tradicional, há três fatores básicos, dentre outros, que você deve considerar inicialmente:

  • Os gastos mensais da instituição, que devem levar em conta os pagamentos dos colaboradores, materiais utilizados, serviços como água e energia elétrica, gastos com publicidade e infraestrutura, entre outras despesas.
  • A quantidade de alunos esperada para o próximo semestre, que precisa considerar projeções acerca da evasão e da captação de novos estudantes.
  • A margem de lucroque se espera obter, a fim de que se consiga não somente arcar com os custos e despesas, mas, além disso, obter uma sobra de dinheiro e manter a saúde financeira da instituição.

O intuito de analisar esses aspectos é calcular o valor mínimo de mensalidade que deverá ser pago em cada curso, a fim de arcar com todos os custos de sua IES. E, além disso, estabelecer uma margem de lucro que deverá ser embutida nesse valor.

Ademais, é preciso levar em conta os descontos que serão oferecidos. Afinal, oferecer esses benefícios é muito eficiente para melhorar a captação de alunos e evitar as vagas ociosas.

Pensando nisso, o preço divulgado para os alunos precisa ser um pouco mais alto para permitir esses descontos sem que a margem de lucro seja prejudicada. O objetivo disso é conseguir atrair estudantes para completar turmas e, ainda assim, obter o retorno financeiro desejado.

Salas com vagas ociosas podem ser tão prejudiciais quanto as turmas completas devido ao oferecimento indiscriminado de grandes porcentagens de bolsas. Por isso, deve-se calcular com precisão as mensalidades e suas variações por meio de um bom termômetro de precificação, conforme veremos mais adiante.

Para continuar a traçar sua estratégia de precificação e definir os descontos que podem ser ofertados, sua IES deverá realizar uma análise de seu histórico, da demanda e de indicadores da instituição. Além disso, deve analisar indicadores do mercado educacional e a concorrência.

É importante observar quais turmas costumam lotam com frequência, a relação existente entre o valor das mensalidades e o fechamento de turmas, a demanda da praça e a procura pelos cursos oferecidos.

Com essas análises, será possível saber quais cursos têm mais dificuldade de fechamento e necessitam de uma estratégia mais agressiva de oferecimento de bolsas. Assim, sua IES poderá direcionar melhor sua precificação.

Contudo, essa definição de preços depende da análise de diversos dados – e os gestores, normalmente, já contam com uma grande quantidade de tarefas. Por isso, é importante contar com o auxílio de especialistas em inteligência educacional para otimizar esse processo e tomar as decisões certas em sua estratégia.

De que forma a Quero Educação pode auxiliar?

Você, provavelmente, já ouviu falar sobre a plataforma Quero Bolsa, não é mesmo? Trata-se do maior marketplace educacional no Brasil em quantidade de visitas, sendo responsável por 10% da captação nacional.

Tornando-se parceira, sua IES pode oferecer bolsas de estudo a milhões de estudantes que visitam o site, obtendo grande visibilidade e otimizando a captação de alunos.

Mas existe uma forma de obter resultados ainda melhores com essa ferramenta: contando com o auxílio de nosso time de inteligência educacional, cujo objetivo é ajudar as instituições de ensino nas decisões estratégicas a partir da análise de dados.

Além de profissionais especializados que realizam análises personalizadas, a Quero Educação conta com uma plataforma completa, composta por relatórios e dados sobre diferentes áreas de gestão.

Tornando-se um parceiro, você terá acesso a projeções de demanda, dados sobre a procura por cursos e outras informações relevantes para a definição de suas estratégias.

Além disso, poderá contar com o nosso termômetro de precificação para definir o valor mais adequado para suas mensalidades e as porcentagens ideais de bolsas, de modo a obter ainda mais conversões e se destacar no Quero Bolsa.

Com essas análises, a equipe de inteligência educacional conseguirá colocar sua IES no topo das buscas do marketplace, ajustando o preço de acordo com o que os estudantes estão dispostos a pagar – o que, certamente, proporcionará excelentes resultados.

Para lembrar

Como você já deve ter notado, precificar corretamente as mensalidades é fundamental para conseguir mais matrículas e preencher as vagas em uma IES.

Relembre, agora, alguns dos pontos principais do artigo:

  • Com uma precificação eficiente, é possível captar mais alunos e potencializar os resultados de sua IES;
  • Para começar a definir os preços, é importante considerar os gastos da IES, a quantidade de alunos esperada e a margem de lucro;
  • Também é necessário incluir uma margem para bolsas de estudo, que devem ser calculadas após uma ampla análise de dados;
  • Com o termômetro de precificação, nossos profissionais de inteligência educacional podem fazer a sua IES se destacar no Quero Bolsa e obter excelentes resultados.

E então, gostou de saber mais sobre a precificação das mensalidades? Se quiser entender melhor como a nossa equipe de inteligência educacional pode ajudá-lo melhorar os resultados de sua IES, acesse esta página e preencha o formulário para que um de nossos analistas entre em contato.

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por Mktvirtual