Segmentação x perfil de consumo na pós-graduação: você está acertando no direcionamento?

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Dados apontam áreas de maior força para captação de alunos na pós-graduação e para a necessidade de campanhas específicas

A gestão da pós-graduação representa um desafio adicional para as instituições de ensino que têm a maior parte do portfólio com foco na graduação. Entretanto, ao separar as estratégias de graduação e pós, é possível mapear perfis comportamentais distintos entre os potenciais alunos.

Os esforços de marketing e captação de alunos devem ser personalizados. Deve-se levar em conta diversos fatores, como o segmento do curso, cenário econômico, a praça e período de compra. Dessa maneira, campanhas específicas de captação obtêm maior eficiência.

Sua instituição está acertando na segmentação?

As pesquisas mais recentes realizadas pela Quero Educação apontam que alunos do segmento de Master in Business Administration (MBA) têm um perfil de gestão. Afinal, eles buscam aprimoramento de conhecimentos administrativos e obtenção de uma visão aprofundada e global do mundo corporativo. Também faz parte do corpo de alunos aqueles  que anseiam por crescimento na carreira.

Dados do Panorama do Ensino Superior Brasileiro, desenvolvido pela Quero Educação, mostram que, hoje, os alunos que optam por fazer pós-graduação e MBA estão em busca de avanços na carreira. Isso fica evidente pela faixa etária média desses alunos, com pico entre 28 e 30 anos, como demonstra o gráfico abaixo.

O estudo também evidencia as áreas preferidas pelos alunos nesses cursos. A maior parte deles escolhe se aprofundar na área de gestão, o que corrobora as hipóteses levantadas acima:

Pode-se compreender que esse é um mercado mais exigente e com alunos decididos que, normalmente, já escolheram sua área de atuação.

Definição de portfólio

Definir o portfólio de cursos de MBA é crucial para o sucesso de sua atuação na praça. É preciso mapear as áreas de expertise de sua área de atuação, como: indústria; turismo; saúde; serviços, entre outros.

aluna se formando com uma placa escrito senior na mão

Por fim, faz-se necessário desenvolver campanhas de marketing e captação específicas para o MBA, afinal, estamos falando de um público muito distinto da graduação.

Para obter resultados mais expressivos, antes de executar campanhas, estude sua persona. Leia também: por que a definição de personas é tão importante para um IES?

Conhecer o perfil dos estudantes é essencial para planejar estratégias eficientes e conseguir se destacar frente aos concorrentes. Através dessa análise é possível criar suas personas, ou seja, representações fictícias de um cliente (aluno) ideal.

Para definir uma persona de forma precisa, não basta fazer suposições e descrever seu público de forma abrangente. É preciso fazer pesquisas e análises para que esse perfil conte com informações relevantes baseadas em dados reais de alunos de sua IES.

Conclusão

É possível trabalhar com o mesmo sucesso a captação de alunos para a graduação e pós, entretanto, faz-se necessário trabalhar cada tipo de curso de uma forma diferente.

Fique atento às oportunidades que se abrem, à sazonalidade dos cursos de MBA e ao público.

Pensando no destaque diferenciado que precisa ser dado e na peculiaridade da sazonalidade da captação da pós-graduação, a Quero Educação lançou a Semana do MBA. A campanha dará destaques às ofertas de cursos desse tipo de curso entre 27/05 a 12/06 no site Quero Bolsa. Clique no Banner abaixo e saiba como participar:

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Segmentação x perfil de consumo na pós-graduação: você está acertando no direcionamento?

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