Descubra se sua instituição de ensino está cometendo erros durante a captação de alunos e saiba como resolvê-los.
Tempo de leitura: 6 minutos. Você vai ler sobre os principais erros cometidos pelas IES nos dias de hoje:
- Falta de planejamento
- Atendimento ruim ao aluno
- Não acompanhar a concorrência
- Estratégias ruins
- Falta de integração entre as áreas
- Não acompanhar os indicadores
- Não segmentar o público
- Não utilizar o marketing digital
Muitas instituições cometem erros durante a captação de alunos, e acredite, a melhor forma de evitá-los é conhecê-los. Para solucioná-los, no entanto, o primeiro passo é reconhecer as dificuldades e entender os efeitos que esses erros causam na instituição.
Com base em entrevistas com diversas instituições parceiras da Quero Educação – e no acompanhamento de seus processos administrativos – levantamos as principais causas e consequências de seus erros durante a captação.
Oferecemos nesse artigo também, dicas preciosas que vão ajudar você a resolver e evitar esses problemas. Seguindo nossas orientações, sua faculdade será capaz de atingir o sucesso na captação de alunos.
1. Falta de planejamento
- Impactos na instituição
A falta de planejamento é um dos erros mais graves, pois prejudica todos os processos administrativos da faculdade.
Sem planejamento prévio, os gestores ficam sem saber como agir: não sabem quais decisões tomar e nem como resolver um problema no momento em que ele surge.
Assim, esse gestor provavelmente tomará decisões ruins, não conseguirá adotar estratégias eficientes e sofrerá quando perceber que as metas não estão sendo alcançadas e os problemas só pioram.
Essa dificuldade causa estresse e desmotivação no gestor e em toda a equipe e consequentemente, vai piorar também o atendimento e comprometer a captação e faturamento da instituição.
Leia também: Como evitar o estresse no trabalho durante a captação de alunos?
- Potenciais soluções
Se sua instituição não se planejou e percebeu esse erro quando já era tarde demais, não adianta se desesperar e tomar decisões impulsivas e sem um mínimo de estratégia.
É preciso parar, respirar fundo e analisar friamente a situação. Convoque uma reunião e ouça a equipe. Seus colaboradores podem apresentar ideias úteis para a minimização do problema; afinal, eles estão na linha de frente da captação.
Converse também com os líderes e parceiros e tente traçar a melhor estratégia, mesmo que os resultados se mostrem a longo prazo.
Nesse momento, o melhor a fazer é aprender com o erro e iniciar o quanto antes o planejamento para a próxima temporada de captação.
Sobre isso, indicamos a leitura desse artigo: 3 etapas para planejar uma captação de alunos vencedora.
2. Oferecer um atendimento ruim ao aluno
- Impactos na instituição
O objetivo da captação de alunos é conquistar o maior número de estudantes matriculados.
Um atendimento ruim, entretanto, gera um efeito contrário a esse objetivo. E não é somente na captação que um mal atendimento interfere.
Ele pode prejudicar a imagem da faculdade. Além disso, quando informações importantes são omitidas do aluno durante o atendimento, ele pode até se matricular, mas o fará com expectativas que talvez não sejam atendidas durante o curso.
- Potenciais soluções
Para melhorar o atendimento de sua instituição de ensino é necessário preparar a sua equipe com treinamentos e orientações.
A equipe transmite aquilo que o gestor lhe oferece, então, um bom relacionamento entre líder e liderados é essencial.
Quando um problema de atendimento for detectado, o gestor precisa resolvê-lo instantaneamente. A melhor forma para isso é conversando pessoalmente com a equipe ou com os envolvidos.
Saiba como potencializar a performance da equipe para uma boa captação.
3. Não acompanhar a concorrência
- Impactos na instituição
A falta de conhecimento sobre o mercado educacional e sobre as ações de seus concorrentes pode tornar o gestor de faculdade alienado.
Ao captar alunos, a instituição pode oferecer um preço muito mais alto que a média de mercado – o que afasta os alunos – ou um valor muito abaixo, comprometendo o potencial de faturamento.
- Potenciais soluções
O acompanhamento do mercado deve ser feito diariamente. Reserve um tempo do seu expediente, preferencialmente nos horários iniciais, para se atualizar.
Leia as notícias relacionadas e informe-se. Ao acessar os sites, blogs e redes sociais da concorrência poderá descobrir informações preciosas sobre suas ações e estratégias.
4. Estratégias ruins
- Impactos na instituição
Sem uma base sólida e planejada e a certeza de que uma estratégia será positiva para a faculdade, a decisão em adotá-la pode ser falha e prejudicial.
O impacto de uma decisão mal pensada pode ir desde uma imagem negativa da instituição na mídia a gastos desnecessários de recursos, sem a obtenção de retorno sobre o investimento.
Um dos maiores exemplos desse erro é quando uma faculdade oferece um desconto agressivo na matrícula para atrair estudantes. Porém, dobra o valor das próximas mensalidades. Com essa diferença no preço, o aluno acaba abandonando a faculdade.
- Potenciais soluções
Usar a criatividade e apresentar ideias é muito importante e positivo, mas nem sempre aplicá-las é a melhor decisão.
Para descobrir se uma estratégia será positiva para a faculdade, é necessário analisá-la em todos os seus aspectos. Para isso, uma reunião estratégica é a melhor solução. Apresente sua ideia à equipe e ouça os comentários.
Com visões diferenciadas sobre o assunto, pontos importantes serão levantados e a estratégia será desenvolvida em conjunto e da melhor forma.
5. Falta de integração efetiva entre as áreas
- Impactos na instituição
Um grande exemplo desse erro está na definição de metas de captação e no oferecimento de bolsas sem consultar as necessidades do faturamento.
O que pode ser ótimo para um setor pode ser péssimo para o outro. Dentro de uma mesma equipe, a integração também deve ser observada.
A falta de alinhamento no discurso e nas ações pode ter efeito negativo na captação de alunos. Um planejamento que não esteja integrado com toda a instituição não é eficaz e pode acabar atrapalhando a faculdade como um todo.
- Potenciais soluções
A troca de informações é fundamental. Reuniões estratégicas e de feedbacks devem ser feitas regularmente e abranger toda a instituição. Equipes e departamentos alinhados irão trabalhar como um só organismo, alcançando resultados muito mais positivos.
6. Não acompanhar os indicadores
- Impactos na instituição
A falta de acompanhamento de indicadores deixa o gestor da faculdade desavisado sobre o andamento do plano traçado. Assim, ele será incapaz de saber, com antecedência, se as estratégias adotadas estão ou não dando certo.
Consequentemente, poderá ser pego de surpresa por uma crise – que poderia ser evitada.
- Potenciais soluções
A principal solução para esse problema é evitá-lo. Se ainda não analisa os indicadores de sua instituição, passe a acompanhá-los o quanto antes. Este trabalho deve ser feito diariamente.
7. Não segmentar o público
- Impactos na instituição
Não segmentar seu público-alvo faz com que você desconheça seus clientes. Agrupando-os de acordo com suas semelhanças, será possível encontrar particularidades importantes em cada grupo.
Exemplo de segmentação é dividir os estudantes por curso. Se o gestor não saber suas especificidades, irá generalizar o público e adotar estratégias que, provavelmente, não atinjam os potenciais alunos de um determinado curso.
Consequentemente, esse curso específico terá uma baixa captação.
- Potenciais soluções
Este é outro problema cuja solução está em evitá-lo. Se seu público não é segmentado, passe a segmentá-lo. Inclusive, essa pode ser uma estratégia para minimizar os problemas de uma má capacitação e atrair alunos na fase final da temporada.
Leia também: 5 dicas para trazer alunos no final da captação.
8. Não utilizar o marketing digital para expandir sua marca na internet
- Impactos na instituição
Não trabalhar com marketing digital é cometer um gravíssimo erro durante a captação. A internet deve ser o principal canal de divulgação de sua faculdade. É uma ferramenta essencial para atrair leads e convertê-los em matrículas, além de melhorar a imagem de sua marca.
- Potenciais soluções
Se sua instituição não tem profissionais capacitados para executar um excelente trabalho de marketing digital, terceirize. Além disso, use marketplaces e invista nas estratégias focadas em redes sociais.
Para lembrar
Agora que você já sabe que as instituições de ensino cometem muitos erros durante a captação de alunos, é bom relembrar o que fazer para evitá-los:
- Fazer um bom planejamento prévio;
- Não tomar decisões impulsivas;
- Oferecer um atendimento de qualidade ao aluno;
- Acompanhar a concorrência;
- Realizar reuniões estratégicas;
- Dar e receber feedbacks;
- Manter a equipe treinada e alinhada;
- Proporcionar a integração entre os setores;
- Acompanhar diariamente os indicadores;
- Segmentar o público-alvo;
- Investir em marketing digital.
Ficou com alguma dúvida?
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