Por que o Quero Bolsa traz alunos a mais?

Sergio Fiuza

Saiba tudo sobre o conceito de adicionalidade e veja como isso se aplica no Quero Bolsa

Por que vale a pena estar em um marketplace?

Os marketplaces, também conhecidos como os grandes shopping centers do mundo virtual, têm conquistado cada vez mais espaço no mercado. Além de promoverem a capitalização de marcas fortes, maior tráfego de visitantes e a reunião de ofertas propostas pelas empresas em uma só plataforma, os marketplaces apresentam inúmeros benefícios para o cliente final. A comodidade que o modelo oferece, ao permitir uma comparação das opções disponíveis aos clientes, é extremamente sedutora.

Já no mercado educacional, no entanto, muitas instituições de ensino tidas como potenciais clientes ficam em dúvida sobre o funcionamento dos marketplaces, como o Quero Bolsa, para este tipo de mercado. Além disso, não costumam ter certeza sobre as vantagens da parceria com algum tipo de captador online. Através de tais plataformas, é possível que o aluno pesquise cursos, valores e tome uma decisão sobre o curso e a instituição de ensino em que irá se matricular.

Em um estudo realizado pelo setor de inteligência de mercado da Quero Educação, buscamos entender a jornada do aluno desde as considerações sobre onde estudar, até o momento da matrícula. Conheça os dados encontrados neste estudo e avalie se vale a pena ou não estar em um marketplace. Continue a leitura!

O Quero Bolsa traz alunos adicionais?

Consideram-se alunos adicionais todos aqueles captados pelo marketplace e que não teriam feito isso através do balcão da faculdade. Existem alguns motivos para que isso ocorra: por desconhecer a instituição; por indecisão, ou por não ter condições financeiras para arcar com o preço cheio.

Para entender como este conceito funciona, na prática, vou apresentar alguns dados:

1)Tráfego de usuários únicos no site do Quero Bolsa

De acordo com o setor de marketing de performance da Quero Educação, o Quero Bolsa recebeu, nos últimos 12 meses, um tráfego equivalente a, aproximadamente, 55 milhões de usuários. Este número é dividido em:

30% – Alunos que descobriram o site do Quero Bolsa através das páginas de conteúdo. Na maioria dos casos, esses conteúdos são: testes vocacionais ou artigos informativos sobre programas do governo.

50% – Alunos que acessaram o site do Quero Bolsa sabendo exatamente o curso que desejam cursar – mas não a faculdade. Eles visitaram a home ou página de busca e curso do marketplace, a fim de buscar opções e comparar valores.

20% – Alunos que foram redirecionados para o site do Quero Bolsa após clicar em uma oferta concreta de uma universidade disponível no Google. Em outras palavras, uma página de oferta impulsionada através de investimento em Adwords.

Páginas de oferta provenientes de investimento em Google Adwords geram em torno de uma adicionalidade de 20%. Contudo, as demais, não oriundas do Google, apontam uma adicionalidade de até 80%. O que significa que, possivelmente, 80% dos alunos que chegam nas instituições parceiras são alunos que fizeram a descoberta da instituição após visualizá-la no site do marketplace.

Tais números são sugestivos de que o Quero Bolsa pode trazer alunos adicionais para sua IES.

2) Comportamento do aluno no site Quero Bolsa

Em um estudo conhecido como Análise de Agregação de Valor, avaliamos o comportamento do aluno no site do Quero Bolsa, conforme os seguintes fatores:

  • Disponibilidade financeira (quanto o aluno deseja pagar / quanto custa o curso sem desconto);
  • Fidelização a uma marca (quantas marcas diferentes o aluno visitou e se a escolha veio da busca ou não).

Apenas 10% dos alunos que participaram do estudo disseram conseguir pagar o preço de balcão e visitaram apenas a marca que compraram.

Análises probabilísticas de conversão para cada categoria de aluno em torno dos resultados sugerem uma adicionalidade de 65% de alunos. Afinal, estes disseram, através da pesquisa, que não se matriculariam na instituição sem o Quero Bolsa.

3) Respostas obtidas em pesquisa pós-compra com os alunos matriculados através do Quero Bolsa em 2019.1

Em uma pesquisa realizada com todos os alunos matriculados por meio do marketplace Quero Bolsa em 2019.1 analisou-se os alunos com dúvidas. Cerca de 50% destes não entraram no site com uma instituição de ensino em mente.

Uma das perguntas feitas foi: “O Quero Bolsa influenciou na sua escolha pela instituição de ensino em que efetivou a sua matrícula?”

A resposta de 70% alunos à esta questão foi SIM.

Cases reais de captação de alunos adicionais pelo Quero Bolsa

Player 1

Segundo divulgação oficial feita pelo MEC, o resultado da captação no ensino presencial de 2017 do player foi de mais 18 mil alunos, em relação ao ano anterior. Dados de captação em tal semestre pelo Quero Bolsa mostram que a plataforma trouxe 14K de alunos. Sendo assim, sugere-se uma adicionalidade de, aproximadamente, 100%.

Player 2

Este player analisou todas as ofertas pagas realizadas através do marketplace Quero Bolsa e comparou com suas bases internas. Foi encontrado 50% de intercessão. A intercessão deve-se ao cruzamento de ofertas pagas x base de alunos matriculados. A maior parte da intercessão foi localizada na base de inscritos para o vestibular.

Neste mesmo estudo, a própria universidade considera 73% de adicionalidade como um número realista proveniente da parceria com o marketplace Quero Bolsa.

Conheça outros serviços

Além de trazer alunos adicionais para sua instituição de ensino, a parceria com a Quero Educação apresenta mais benefícios para a sua IES:

Admissão e pagamentos

Agora, as instituições parceiras que utilizam a nossa plataforma de admissão e pagamentos online podem dedicar mais recursos para seus processos educacionais. Ou seja, sem se preocuparem com as demandas geradas pelo processo convencional de vestibular, pagamentos e cobranças. Assim é possível aumentar o número efetivo de matrículas, bem como a redução dos índices de evasão gerados por problemas de pagamentos e cobranças.

Inteligência educacional

Temos uma plataforma completa para análise da gestão acadêmica, retenção de alunos, branding, marketing, concorrência e demanda de mercado, tudo isso com serviços integrados e análises precisas para auxiliar a sua IES.

Eventos que geram valor para a sua instituição

O Quero Captação é o maior evento de gestão educacional do país. Por meio dele, a Quero Educação oferece muitos conteúdos que irão ajudar a sua instituição a conhecer as tendências e descobrir como ser aprimorar sua gestão.

E então, está pronto para captar alunos adicionais e se destacar no setor educacional?

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