Como montar um planejamento de marketing para 2019?

Marketing Educacional 10 de dezembro, 2018

Como montar um planejamento de marketing para 2019?

Marketing Educacional 10 de dezembro, 2018

O planejamento de marketing é uma abordagem formal e sistemática para o planejamento de todas as atividades de marketing.

2018 já está no final, se você faz parte da gestão de uma instituição de ensino, é hora de concentrar esforços no preparo do planejamento de marketing de 2019.

O ano que se aproxima pode ser menos estressante e mais produtivo se o plano de marketing for detalhado com objetivos claros, realistas e mensuráveis, além de orçamento e responsabilidades atribuídos para 2019.

O propósito do plano de marketing de uma instituição de ensino é conquistar e manter alunos. Para isso, tem de ser estratégico, incluir números, fatos e objetivos.

Ele é o seu plano de ação: quantas matrículas você pretende efetivar, como combater a inadimplência e as táticas que você usará para gerar os leads que resultarão em vendas.

O sucesso de um planejamento de marketing depende em grande parte do comportamento humano; requer ponderação, imaginação e previsão.

Por que fazer um planejamento de marketing?

Um planejamento de marketing ajuda a avaliar o desempenho e aproveitar a força, abre novas oportunidades, minimiza o risco de falha e força a gestão a refletir sobre o futuro sistematicamente.

Aqui estão outros benefícios do plano de marketing no mercado de educação:

 

Coloca toda a equipe na mesma página

 

Quando detalhado, o planejamento de marketing coloca os funcionários em conformidade com objetivos finais e práticas diárias.

Uma vez que todos estejam trabalhando em prol de um objetivo comum, é possível aprimorar suas práticas de negócios e operar com mais eficiência, sem perder o foco.

 

Permite que a IES seja proativa e alinhada à sua visão

 

Se você tem um plano que detalha como e onde vai concentrar seus esforços, terá mais facilidade quando algo inesperado surgir pelo caminho.

O planejamento de marketing determina que passos você seguirá para manter o negócio em andamento, gastando menos tempo refletindo sobre como lidar com o imprevisível.

 

Facilita analisar novas oportunidades

 

As oportunidades que surgiram suportam as metas gerais de marketing e o planejamento que você já construiu? Se sim, talvez valha a pena considerá-las. Se não, o plano facilita seguir com o que foi traçado, sabendo que você tomou a decisão certa.

Portanto, ele simplifica a análise dessas novas oportunidades e o processo de decisão.

 

Significa ter objetivos mensuráveis

 

Ter um plano significa possuir estrutura para medir seu desenvolvimento, basta comparar o que você executou até aqui com o que foi definido previamente no planejamento.

É possível reavaliar, incrementar ou reescrever parte de seu plano, configurando, assim, o sucesso de sua IES.


 

Como montar um planejamento de marketing para sua instituição de ensino?

 

Analise a situação

 

Você sabe como definir sua IES e aquilo que ela oferece? O que as concorrentes têm oferecido? O que a sua IES tem de diferente das outras?

Posicioná-la de maneira competitiva requer compreender bem o seu nicho de mercado e ser capaz de mostrar como seu serviço tem mais valor do que o dos outros.

Nesta análise, inclua que ameaças as outras escolas ou circunstâncias podem oferecer e detalhe como superá-las.

 

Descreva seu público-alvo

 

O próximo passo é traçar um perfil do seu prospecto. Os itens podem ser descritos em termos demográficos como idade, sexo, composição familiar, ganhos, localização geográfica e estilo de vida.

Pergunte a si mesmo: ele é a pessoa que vai tomar a decisão de efetivar a matrícula? Ele tem dinheiro para custear o curso? Que meios ele utiliza para tomar uma decisão?

Ser específico na definição do seu público-alvo vai ajudá-lo a planejar as campanhas de divulgação no futuro.

 

Liste suas metas de marketing

 

O que você almeja alcançar com seu plano de marketing? Por exemplo: 1) ser reconhecido no mercado, 2) transformar prospectos em matrículas, 3) reduzir a evasão de alunos em até X%.

Suas metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e oportunas. E, além de anualmente, podem ser definidas trimestralmente e até semanalmente.

Analisando sua performance em 2018, você poderá planejar onde gostaria de estar em pontos-chave ao longo de 2019.

 

Apresente as estratégias e as táticas de comunicação de marketing que você usará

 

Um bom programa de marketing tem como alvo os prospectos em todos os estágios do ciclo de vendas da sua IES.

Por exemplo, clientes que já foram expostos à sua mensagem de marketing e que talvez até conheçam sua IES podem responder melhor a e-mails baseados em permissão e a eventos de valorização do cliente.

Se o prospecto está no topo do funil, poderá responder melhor a posts de redes sociais, artigos de blog e infográficos.

Pergunte a si mesmo: o blog da IES deve ter textos curtos ou longos? Posso ser informal ou devo adotar um tom convencional? Em que canais devo divulgar meu conteúdo?

 

Determine um cronograma

 

A duração de cada ação, resultados e recursos que foram aplicados em todas elas, quem executou cada ação — tudo isso deve ser anotado, senão, fica mais difícil avaliar o que deu certo e o que deu errado.

O cronograma determina quando cada ação será realizada e é necessário para avaliarmos o que precisa ser feito para aprimorar o plano de marketing da IES.

 

Defina seu orçamento de marketing

 

A esta altura, você já terá ideia das campanhas e das táticas que pretende empregar para alcançar suas metas, então, precisa calcular o dinheiro necessário para isso.

Um planejamento de marketing tem de ser detalhado e específico para te ajudar a enxergar onde alocar os fundos.

Quanto mais preparado para 2019, mais chances você terá de se adaptar às mudanças que surgem ao longo do ano, como campanhas de última hora, sem sacrificar sua estratégia para o ano.

 

 

Conclusão

O planejamento de marketing não tem fim porque está sujeito a revisões, modificações e atualizações de dados como número de matrículas efetivadas em determinado período, rentabilidade, entre outros.

É preciso pensar também em monitoramento de métricas e táticas e estratégias de retenção, captação de alunos e de parceiros. Claro, é preciso pensar em como executar essas estratégias.

Se você ficar confuso sobre como começar, saiba que há alguns modelos de plano de marketing disponíveis na internet, que você pode baixar e preencher com os dados e informações da sua IES.

 

Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza

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