Conheça essa poderosa estratégia de marketing digital para sua instituição e aplique à gestão do marketing educacional

Se você está navegando na internet certamente está em contato com o marketing digital, mesmo que não perceba. O marketing digital é o conjunto de estratégias usadas para desenvolver a identidade de uma marca, gerar relacionamentos através dela e assim fazer novos negócios. Uma dessas estratégias é o inbound marketing, ferramenta valiosa para o marketing educacional.  

Se a sua instituição ainda não investe nisso, precisa começar agora mesmo! Entre as vantagens do inbound marketing para sua instituição de ensino estão: maior alcance de pessoas, análise precisa de resultados e redução de custos.

No artigo de hoje vamos explicar o que é o inbound marketing, falar sobre seus pilares e o mercado educacional. Preparamos guia básico eficaz para você começar a utilizar o inbound marketing na educação.

E aí, pronto para aprender e levar novas ideias para sua instituição de ensino?

três jovens apontando para uma informação de marketing no notebook

Inbound marketing: do ambiente online para os resultados em matrículas

O inbound marketing é também chamado de marketing de atração. Esse nome se dá justamente porque seu papel é atrair as pessoas e não correr atrás delas. A dinâmica é inversa à do marketing tradicional.

Quando você pesquisa algo sobre uma marca na internet é porque você já foi atraído por uma estratégia de inbound.

Antes de chegar até a decisão por um curso de graduação, por exemplo, seu aluno já buscou informações sobre ele. O papel do inbound marketing na educação é posicionar a sua instituição antes, durante e depois dessa busca.

Para isso, é preciso trabalhar estratégias através de três pilares:  

Entenda o que são esses pilares e por que eles andam sempre juntos!

Pilares do inbound marketing na educação

Na era do online, a sua instituição de ensino precisa ser facilmente encontrada na internet.  E quando encontrada, precisa oferecer um conteúdo que atraia a atenção.

No marketing educacional é preciso ir além do discurso que repete as qualidades da sua instituição. É aí que entra a importância de aplicar os pilares do inbound marketing na educação:

  • SEO: é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações ocorrem através do uso de palavras – chave que as pessoas buscam para encontrar conteúdo sobre algum assunto. O SEO serve para colocar a sua instituição no “topo do google”, alcançando mais pessoas e gerando tráfego para sua página na web.
  • Marketing de Conteúdo: sua instituição precisa oferecer conteúdo de qualidade para quem esbarrar ou procurar por ela na internet. Essa é a chave para se destacar no mercado. Não importa se é um vídeo, um blogpost, uma arte ou um storie de 15 segundos. Ter um conteúdo de qualidade traz autoridade para a marca da sua instituição de ensino.
  • Estratégia em Redes Sociais: as redes sociais são ferramentas poderosas durante as campanhas de captação de alunos. É preciso ter estratégias e investir em mídia e anúncios online. Isso possibilita segmentar seu público e enxergar os resultados do que funciona ou não nas redes.

Ser encontrado mais rápido, alcançar mais pessoas e segmentar seu público. Ok, agora você já sabe um pouco sobre as vantagens do inbound marketing na educação.

Então vamos descobrir como desenvolver isso na prática. Para isso, você precisa conhecer o que é um funil de vendas.

mãos teclando em um teclado de um Imac

O funil de vendas e o marketing educacional

Quando falamos em marketing educacional muita gente pensa na captação de alunos. Se você também pensou, não está errado, mas vamos além disso. Para garantir as salas cheias, você precisa promover estratégias de marketing digital o ano todo!

Captar alunos, reter alunos e prevenir e lidar com a evasão de alunos. Todas essas são prioridades constantes de uma instituição. Para trabalhar estas três situações diferentes, o inbound marketing parte de um recurso chamado funil de vendas.

 

O funil de vendas  para o inbound marketing na educação é a jornada do seu aluno antes de decidir pela sua instituição. É através do funil que você vai planejar que tipo de ação de marketing você fará e em qual momento.

O funil desenhado abaixo representa os estágios de relacionamento entre seu potencial aluno (chamado de lead) e a sua instituição.

O planejamento de marketing deve traçar uma estratégia para criar conteúdos e campanhas adequadas para cada etapa deste funil.

Estágios do funil de vendas

jovens trabalhando com marketing em um cowork

Topo

  •         Visitantes : essa é a hora de atrair o máximo de visitantes possíveis para seu site. A fase de topo é quando alguém procura por um tema específico e encontra conteúdos oferecidos pela sua marca;
  •         Leads: lead é o nome dado ao seu potencial cliente, alguém que demonstra interesse e intenção de consumir seu produto ou serviço. Esse interesse se manifesta através das interações com o seu conteúdo na web. Nesta fase do funil, todos que acessam os conteúdos podem ser leads.

    Se ao longo do tempo esse interesse continuar “descendo pelo funil”, esse lead torna-se qualificado. O lead qualificado é aquele que está mais próximo da decisão de compra ou contratação;

Meio

Oportunidades: o meio de funil é uma etapa muito importante! É aqui que seu lead se transforma em uma oportunidade. No caso do marketing educacional, é que seu aluno, de fato, começa a buscar por soluções na área da educação;

Fundo

Clientes: fundo de funil é uma etapa de tomada de decisão. Quando um aluno chega neste estágio é porque já está trazendo demandas mais específicas sobre sua instituição. Aqui as mensagens precisam ser certeiras e o atendimento excelente. É a hora de consolidar vendas.

O primeiro passo para utilizar o inbound marketing na educação é definir um processo de trabalho. Depois disso, alimente seu funil de vendas com frequência e faça análises constantes das estatísticas.

Estruture sua equipe e mãos à obra em busca de resultados!

 

O funil abaixo demontra o processo de vendas na plataforma do Quero Bolsa.

Conclusão

Nos últimos anos a internet criou e dominou mercados, ganhou mais espaço em nossas vidas e abriu janelas de oportunidade. O uso do inbound marketing na educação é uma delas.

Com as ferramentas do marketing digital é possível alcançar e impactar mais pessoas do que anunciando em mídias tradicionais. Além disso, as estratégias de inbound podem custar até 60% a menos do que as ações de marketing tradicional.

Na era digital e de buscas massivas no Google, sua instituição de ensino precisa investir em estratégias online. Não dá mais para desejar novos resultados se a sua instituição não se apropria das novidades do marketing, não é mesmo?

Vale lembrar que um planejamento de marketing poderoso só funciona se na hora do atendimento sua equipe for excelente!

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Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza