O impacto da Black Friday na educação

Gestão e Negócios 19 de novembro, 2019

O impacto da Black Friday na educação

Gestão e Negócios 19 de novembro, 2019

Entenda, de maneira prática, como a Black Friday pode potencializar as vendas no setor da educação

Popular nos EUA, a Black Friday tem ganhado cada vez mais espaço e peso no Brasil. Se no varejo físico ainda caminhamos tímidos em direção a popularização da Black Friday, no varejo virtual e e-commerce já consolidamos um sucesso absoluto de vendas.

Números cada vez mais expressivos demonstram isso. Em 2018, a data gerou R$ 3,4 bilhões em faturamento, o que representa um aumento de 19,7% em relação a 2017.

Com o sucesso das campanhas de Black Friday, o varejo brasileiro tem, inclusive, estendido o período de ofertas para uma semana, a chamada Black Week. Dessa forma, muitas empresas têm conquistado números tão significativos quanto às principais datas comemorativas do calendário nacional, como o Dia das Mães, por exemplo.

Projeções para 2019

Para 2019, a expectativa é de crescimento, de acordo com consultorias especializadas.  O relatório Neotrust, desenvolvido pelo Compre&Confie em parceria com o E-commerce Brasil, mostra dados expressivos. No primeiro semestre de 2019, 19.7 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online. A média, segundo os dados, é de quatro pedidos por consumidor. Ainda de acordo com o levantamento, o volume de compras na internet no mesmo período registrou aumento de 16% em relação ao ano passado. 

Já para a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o valor esperado no faturamento com as campanhas de Black Friday online é de R$ 3,45 bilhões. O montante é 18% maior que a receita do ano passado.

Ainda de acordo com a entidade, são esperados 10,13 milhões de pedidos.

pernas de aluno vestido de calça jeans e segurando mochila cuja ideia é o aluno que se matriculou através de uma promoção de black friday

Black Friday na educação

Se para o varejo eletrônico a ideia de pegar carona na data já é uma realidade, na educação ainda é novidade. Mas você já parou para pensar porque faz  uma campanha de Black Friday em sua instituição? Conheça alguns argumentos favoráveis.

1- Sazonalidade

A sazonalidade de captação de alunos é muito bem marcada e, normalmente, há um certo sentimento de impotência fora dos momentos chave. Apesar da educação não ser encarada como um produto, no varejo, campanhas do tipo são a oportunidade certa para potencializar vendas. No caso da Black Friday, antes do momento de maior volume de captação – o verão. Sendo assim, é a oportunidade ideal para começar a alta com alunos matriculados antecipadamente.

2- Concorrência

As instituições já estão preparando campanhas de Black Friday. De acordo com reportagem do jornal Estado de Minas, para este ano podemos esperar novas ofertas de setores não tradicionais, como educação. Com o interesse dos consumidores por um número maior de categorias, essas “novidades” tendem a ser destaque.

3- Popularização da Black Friday

Não há como negar o sucesso crescente da Black Friday. Em 2018, o Quero Bolsa inovou e realizou uma campanha de Black Friday que conquistou excelentes resultados.

Um dos cases do marketplace é de uma grande instituição de ensino. A IES não estava performando o esperado antes do dia da Black Friday. Com as ofertas da campanha, a ela conseguiu se recuperar e, melhor, operar em uma taxa de crescimento 150%. Número maior que a média dos dias anteriores à campanha.

Antes, a instituição tinha um GAP de -23%. Com a Black Friday, ela passou a operar com um ganho de +18%. Esse movimento pode ser observado através do gráfico abaixo.

O gráfico mostra a relação de vendas de uma instituição de ensino nos dias de novembro anteriores à Black Friday e no dia da campanha

Black Friday no Quero Bolsa

Neste ano, o Quero Bolsa vai fazer sua segunda Black Friday, que, desta vez, acontecerá em um intervalo de tempo maior. A campanha será realizada entre os dias 25 de novembro e 01 de dezembro. O site será personalizado com a identidade da campanha. Além disso, os investimentos de marketing serão direcionados às ofertas da ação. Sendo assim, é a oportunidade ideal para ranquear melhor e alavancar as vendas.

Durante os sete dias, o Quero Bolsa apresentará vantagens reais com as melhores ofertas dos últimos 12 meses.

Não perca a oportunidade de fazer parte de uma das maiores campanhas comerciais do varejo no Brasil. Potencialize sua captação de alunos antes do período de “alta”.

Saiba como fazer parte preenchendo o formulário abaixo:


 

Natasha Monteiro
por Natasha Monteiro

Outros conteúdos

Captação de Alunos
Estendendo o Período de Captação de Alunos
21 de março, 2024
Captação de Alunos
Case de Sucesso: Parceria Quero Educação e FMU
12 de março, 2024