Descubra se continua sendo vantajoso para sua empresa investir em mídia offline e como utilizá-la para impactar o aluno em plena era digital.

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O quão vantajoso é para as empresas investir em mídia offline nos dias de hoje?

Será que trabalhar em estratégias de marketing offline com o uso de outdoors, propagandas na televisão e rádio, participação em eventos, entre outros, realmente traz o retorno financeiro pretendido?

A mídia offline, ou mídia tradicional, envolve todo tipo de estratégia de comunicação que não dependa da internet para alcançar seus clientes, garantindo que a mensagem seja transmitida de forma rápida e eficaz.

Neste artigo, discorreremos sobre as vantagens e desvantagens de se investir em mídia offline na era digital. Afinal, ainda é possível impactar o aluno em uma época em que outdoors e banners mesclaram-se à paisagem urbana?

Alguém ainda nota os outdoors?

Você consegue lembrar o nome da empresa cujo outdoor viu por último? Que tal dizer exatamente qual é o slogan do outdoor pelo qual você passa todos os dias, no caminho para o trabalho?

como utilizar o outdoor para divulgar sua IES

A verdade é que estamos tão acostumados com a explosão de propagandas em todo lugar que é quase como se estas fizessem parte da paisagem. Por consequência, mal dedicamos atenção a elas.

Quer dizer, então, que não é mais válido investir nesse meio de comunicação?

Quando pensamos em estratégia de marketing, tudo é válido, desde que esteja de acordo com o perfil do seu público-alvo.

A mídia física – outrora considerada uma das melhores formas de se obter impacto devido à sua periodicidade full time –, quando bem-adaptada aos objetivos de transmissão, possui grandes chances de converter pessoas que apenas observam os outdoors nas ruas em alunos matriculados.

Portanto, o outdoor será eficiente se tiver maior identificação com o seu público e comunicar, de maneira breve, a informação que sua IES precisa transmitir.

É essencial que a marca esteja presente no dia a dia de seu público de forma criativa e auspiciosa. Assim, seu outdoor correrá menos riscos de se perder em meio à poluição urbana presente nos dias atuais.

As pessoas continuam ouvindo a rádio?

Engana-se quem acredita que um dos meios de comunicação mais antigos do mundo, a rádio, criada no século XIX, não tem mais poder de influência sobre as pessoas.

Uma pesquisa feita a partir do IBOPE em 2013 apontou que, durante a manhã, a rádio na grande São Paulo tem o dobro da audiência das emissoras de televisão.

Durante o período analisado, a rádio teve 1,815 milhão de ouvintes por minuto, enquanto a Rede Globo, o SBT, a Rede Record e até a TV Canção Nova conseguiram 886 mil telespectadores por minuto.

As pessoas continuam ouvindo o rádio?

Escolher a rádio ideal, aquela que tem maiores chances de alcançar o público que você planeja atingir, é essencial, uma vez que o Ministério de Comunicação do Brasil reportou a existência de 1.501 rádios FM atuando efetivamente no país.

O próximo passo seria realizar testes A/B para verificar os melhores horários e formatos assertivos para ter um bom retorno com a propaganda.

Uma estratégia utilizada e aprovada pela Quero Educação foi a participação efetiva em programas como a Manhã da Pan – Rádio Jovem Pan – ao vivo, às 9h45, em dias de segundas-feiras.

Outra sugestão seria oferecer algum produto ou voucher promocional da instituição durante as promoções culturais da rádio. É uma excelente estratégia para aumentar a sua percepção de marca e oportunidade de engajamento.

Quem desligou a TV?

Com que frequência, ao sentar confortavelmente no sofá para assistir à TV, você não pensou: “Quantas vezes mais a emissora irá reprisar essa mesma propaganda?”.

Quem desligou a TV?

A questão é: anunciar nas principais emissoras do país requer um alto investimento financeiro.

Numa breve pesquisa, com base em dados de 2014, verificamos que o canal de maior expressão no país cobra R$ 381 mil a cada 30 segundos para abrangência nacional; já em abrangência estadual, o valor diminui para R$ 148 mil; e para nível municipal, o valor vai de R$ 1.800 a R$ 6 mil, mas nem sempre proporciona o resultado esperado.

Desse modo, é extremamente importante que fique claro o objetivo e a mensagem que a empresa deseja transmitir por meio da propaganda, que a linguagem e o roteiro sejam adequados para o público-alvo e que o horário escolhido para reprodução da propaganda seja pensado de acordo com a frequência com que a persona assiste aquele determinado canal.

A Quero Educação realizou um teste ao comprar um espaço vago na emissora televisiva SBT e produziu um programete com duração de 15 minutos, transmitindo ao vivo no canal.

O objetivo da ação foi divulgar os cursos EaD de uma das IES parceiras e alcançar um público de idade mais avançada ou que não tem disponibilidade para cursar uma graduação na modalidade presencial.

O senhor tem um instante?

Participar de feiras e eventos de seu segmento ainda é uma das melhores formas para aprimorar a sua rede de relacionamentos e fazer o seu networking.

Pois, quando bem planejado e executado, um evento desses pode trazer inúmeros clientes interessados em saber mais sobre o seu negócio.

como divulgar sua IES em everntos

É essencial garantir que seu stand esteja localizado em um ponto estratégico e de alto potencial para o tráfego de pessoas.

Geralmente, o fluxo de pessoas é maior em áreas como portões de entrada, salas de entretenimento e descanso, praças de alimentação e de grandes expositores do segmento.

Manter profissionais treinados para falar sobre o propósito da sua empresa o tempo inteiro no stand com certeza é uma atitude que irá fazer a diferença, uma vez que os visitantes serão bem-recebidos e informados quando entrarem.

Quando falamos em feiras e eventos, também pensamos em brindes.

Esse tipo de estratégia é bastante usada, pois funciona como uma conexão para que as pessoas venham até seu local de exposição, fora que levam a sua marca junto com elas depois da visita.

É sempre válido lembrar que esses produtos devem conversar com a sua marca e, portanto, ser facilmente associados à empresa e à solução que você oferece.

Além disso, quando possível, é interessante incluir alguma forma de contato como site, e-mail ou telefone. Afinal, sempre há chances daquele mero visitante se tornar um cliente.

Recentemente, a Quero Educação realizou um teste A/B ao instalar dois stands em pontos de alto tráfego na cidade de São Paulo: um stand no Shopping Metrô e outro no metrô Itaquera, visando mensurar qual alcançaria o maior número de pessoas dentro do período de um mês.

Ambos os testes geraram excelentes resultados, porém foi observado que, na ação realizada no shopping, o público se sentia mais à vontade para interagir e realizar pagamentos.

Pra lembrar

Antes de decidir se será vantajoso ou não investir na mídia offline na hora de divulgar a sua instituição, procure identificar onde seu público-alvo passa a maior parte do tempo.

Estude sobre o quanto aquele meio de comunicação é relevante para o dia a dia dele e, só então, verifique qual é o capital necessário para desenvolver uma estratégia de comunicação naquele canal.

A mídia offline continua tendo um alto potencial de conversão, basta que seja planejada e estruturada adequadamente e de modo inovador, fugindo do óbvio e do executado pelo concorrente.

Este artigo foi relevante para você?

Então confira também nossa publicação sobre marketing educacional online e aprenda a unir as duas estratégias para captar mais alunos.

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Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza