Marketing Educacional: como medir os indicadores CPC, CTR e CAC?

Patrick Caldas

Saiba como medir indicadores marketing educacional de forma eficaz para uma captação de sucesso

O marketing digital chegou para revolucionar as estratégias de captação de alunos.

Com o avanço das tecnologias e a intensidade em que nos apropriamos delas, é urgente que sua instituição de ensino saiba usar o marketing digital para captar melhor.

A maior vantagem de utilizar o marketing digital é conseguir medir resultados com precisão. Uma frase do intelectual Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, resume bem isso: ““O que não pode ser medido, não pode ser melhorado”.

É nesse contexto que surgem os KPI, significado da sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance. Os KPI são as métricas que vão determinar se sua estratégia de captação de alunos funciona ou não.

Se você quer melhorar a captação de alunos da sua IE e enxugar custos, deve aprender como medir os indicadores.

Mas, antes disso, vamos entender melhor o potencial do marketing digital para sua IES?

Marketing digital para as IES

Marketing Digital é o conjunto de atividades que você pode executar online para atrair negócios, criar relacionamentos ou desenvolver a identidade de sua marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Você pode usar os canais digitais da sua IES (blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e etc) para se relacionar com seus potenciais leads, no caso, os potenciais alunos.

E como na internet nada se perde, é através desse relacionamento que você conquista a confiança para a captação.

As grandes vantagens?

Você investe menos e tem a dimensão exata do seu retorno. Por exemplo, se sua IES investe dinheiro numa propaganda de Tv. Ela pode até ser no horário nobre, mas você nunca saberá de fato quantas pessoas impactou. Quantas, das pessoas que viram a propaganda entraram em contato com a IES e se matricularam?

Resumindo, no online você não desperdiça dinheiro investindo numa ação que não está funcionando. Há estratégias para guiar seu caminho e aproximar sua IES dos potenciais alunos.

No ambiente online cada passo pode ser calculado com exatidão. Além disso, com os dados de contato obtidos, a IES sabe o momento oportuno de abordar um lead.

É aí que entram os indicadores de performance. Entenda melhor três dos mais relevantes para sua IES e aprenda como medir os indicadores.

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Entenda a diferença entre KPI e Métrica

O que é a métrica?

Antes de aprender sobre como medir os indicadores, você precisa entender a diferença entre métrica e KPI.

As métricas se referem à alguns indicadores que mostram os comportamentos dos usuários dentro de sua página online. Resumindo, a métrica é como uma matéria prima de um KPI, algo a ser lapidado.

As métricas são números mais amplos sobre os acessos e resultados de cada uma das ações dentro de uma página. Ainda assim, elas são muito importantes para elaborar um processo de captação com marketing digital, ok?

O que é KPI?

Os KPI (Key Performance Indicator – Indicador-chave de Desempenho), são os indicadores criados a partir das métricas. Você consegue um KPI lapidando as métricas e extraindo delas o que é mais relevante.

A informação extraída é o que vai explicar matematicamente se sua IES atingiu ou não o objetivo de uma ação. Dessa maneira, o KPI está sempre ligado às metas de conversão do seu lead. Ou seja, em que fase daquela jornada preparada o seu lead está.

Qual o momento e a forma ideal de abordar seu lead na captação?

Para ter essa resposta é fundamental saber como medir os indicadores da sua ação de marketing. Vamos lá?

KPI Custo por clique (CPC)

Este KPI serve para calcular quanto foi pago por cada clique recebido em uma campanha de links patrocinados (Facebook Ads, Google AdWords, etc).

Como medir os indicadores CPC?

Para chegar ao resultado final do CPC, você deve dividir todo o valor gasto em uma campanha pelo número de cliques recebidos.

Se você investiu R$1.000,00 em Facebook Ads e recebeu 2000 mil cliques no seu anúncio, quer dizer que seu CPC foi de R$0,50. Ou seja, nesta campanha você pagou 50 centavos por cada clique.

KPI Taxa de cliques (CTR)

Precisa descobrir a porcentagem de pessoas que clicou em seus links, dentre todas que visualizaram? Esta é o CTR.

Como medir os indicadores CTR?
Descubra o número de visualizações do seu link e divida pelo total de cliques recebidos.

Se a sua campanha de LinkedIn Ads foi exibida para 10 mil pessoas, dentre os quais 1000 clicaram, isso significa que o seu CTR foi de 10%.

KPI Custo de aquisição de cliente (CAC)

Este KPI geralmente é um dos que mais interessa as IES. Você consegue definir exatamente quanto você gastou pela aquisição de um aluno?

Nas estratégias de marketing digital você identifica com precisão.

Como medir os indicadores CAC?
Você deve somar todo o investimento feito para conquistar o aluno. Veja abaixo o que pode estar no seu checklist:

  • Gastos com o marketing;
  • Investimentos na equipe de vendas;
  • Ligações;
  • Deslocamentos;
  • Gastos com reuniões;
  • Salários;
  • Bônus;
  • Comissões e etc.

Depois de encarar essa lista, divida estes números pelo número de alunos matriculados. Por exemplo: Se você gastou R$10.000,00 para conquistar 10 mil clientes, seu CAC foi de R$1.000,00.

Viu só? Aposto que no fim das contas apenas pareceu complicado, mas não foi. Percebe a importância de saber como medir os indicadores?

As métricas e KPIs não transitam só pelo departamento de comunicação. São números que envolvem todo o planejamento financeiro  e de gestão de uma campanha de captação.

Preparado para aprender mais sobre estratégias para melhorar sua captação de alunos?

Para lembrar

Todo esse universo do digital é relativamente novo e vive em constante evolução. Hoje você deu um passo a mais e aprendeu como medir os indicadores mais relevantes para uma captação. Principalmente em tempos de crise, é fundamental saber as melhores maneiras de investir numa campanha.

Mas atenção, o marketing digital sozinho não faz milagres. Apesar de todos os recursos e ferramentas online possíveis, é preciso investir na busca por conhecimento. Isso não vai lhe custar nada além de tempo e interesse. Assine nossa newsletter e receba conteúdos preparados por especialistas em educação.

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