Como utilizar o Marketing de Conteúdo para captar alunos

Sergio Fiuza

Você tem utilizado o Marketing de Conteúdo para captar alunos para sua instituição de ensino? Sabia que essa é uma ótima ferramenta para atrair novos estudantes e aumentar o número de matrículas?

O Marketing Digital surgiu para auxiliar as empresas no contexto dessa nova era virtual e conectada, em que tudo se faz por meio da internet.

Dentro do Marketing Digital, temos o Marketing de Conteúdo. Este visa a produção, publicação e divulgação de conteúdos relacionados aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa pela própria instituição, vinculando-os aos seus sites e páginas virtuais.

O objetivo do Marketing de Conteúdo é atrair leitores e convertê-los em clientes. Mas, para isso, é importante otimizar tanto a qualidade das publicações quanto as técnicas utilizadas para a produção desses conteúdos.

E as instituições de ensino não ficam de fora dessa realidade: hoje é fundamental usar o Marketing de Conteúdo para captar alunos e maximizar o faturamento.

 

 

A Universidade São Francisco, por exemplo, é um case de sucesso no uso do Marketing de Conteúdo para captar alunos. Com um ótimo trabalho feito em seu site, a Universidade São Francisco produz conteúdo de qualidade e relevância para seu público e tem conseguido converter leads com sucesso, efetivando muitas matrículas na instituição

Criar conhecimento de marca, gerar e qualificar leads, educar os consumidores, engajar os clientes e reduzir os custos de marketing. Essas são funções bastante conhecidas do conteúdo produzido para o meio digital.

Porém, essa missão só estará completa quando o conteúdo for capaz de impressionar o usuário, entregando exatamente o que ele procura.

Aprenda, neste artigo, como o Marketing de Conteúdo pode impactar positivamente na sua instituição de ensino e, além disso, confira o passo a passo para implantá-lo em sua universidade.

 

marketing de conteúdo para captar alunos

 

O que é Marketing de Conteúdo

Não há dúvidas que a internet revolucionou o mundo dos negócios e o acesso à informação. Atualmente existe uma infinidade de sites, blogs e páginas virtuais que distribuem conteúdos informativos sobre os mais diferentes assuntos e com enorme facilidade de acesso.

Com essa diversidade de sites e a enorme quantidade de informações disponíveis na rede, estar bem posicionado nas páginas de pesquisa – principalmente no Google – e, ao mesmo tempo, apresentar um conteúdo relevante e com diferencial têm se tornado uma das maiores e principais preocupações das organizações.

 

 

Para isso, as empresas têm investido em blogs, e-mail marketing, publicações em redes sociais, e-books, vídeos e outros tipos de materiais, a fim de oferecer conteúdo relevante sobre o setor em que atuam e informações relacionadas aos produtos e serviços fornecidos, para atrair o público.

O campo que estuda e aplica os melhores métodos para oferecer, com qualidade e relevância, essas mensagens ao grande público da internet e converter leads em clientes, é o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo e fazer crescer sua rede de clientes e potenciais consumidores por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas, de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.

 

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A importância do Marketing de Conteúdo para as IES

 

De modo especial para as instituições de ensino, o Marketing de Conteúdo pode ser uma ferramenta eficaz para captar alunos. A maioria dos estudantes já nasceu na era digital – os chamados nativos digitais –  e, por isso, costuma utilizar a internet para tudo, inclusive para estudar e buscar informações sobre qual faculdade cursar.

Além disso, o mercado educacional é um setor extremamente competitivo. E, para que uma instituição saia à frente de suas concorrentes, é preciso investir em sua presença online e, consequentemente, no Marketing de Conteúdo.

Uma universidade que não investe em Marketing de Conteúdo para captar alunos fica para trás na grande corrida pela efetivação de matrículas.

Além de não aumentar o seu número de estudantes e, consequentemente, o seu faturamento, deixa de ser conhecida pelo público e pode inclusive, ser taxada de obsoleta. Uma instituição de ensino que não acompanha as novas tecnologias é desleal com seu próprio propósito de promover o conhecimento científico.

Em outro artigo, indicamos 8 ferramentas e serviços digitais para maximizar seu número de matrículas. Clique e confira!

 

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Principais benefícios do Marketing de Conteúdo para as IES

Agora que você já sabe que investir no Marketing de Conteúdo para captar alunos é essencial, confira os principais benefícios que o uso dessa estratégia pode proporcionar para a sua instituição de ensino:

  • Atrair potenciais alunos espontaneamente: os próprios alunos chegam ao site da instituição de ensino através de pesquisas realizadas em buscadores e conteúdos relacionados.
  • Aumento de conversão de leads em matrículas: ao elevar o número de leads com maior capacidade de se tornarem alunos, a taxa de conversão em matrículas também aumentará.
  • Atingir o público certo: nas mídias mais tradicionais, como a TV, uma propaganda pode atingir um grande número de pessoas – devido à quantidade de telespectadores que assistem à TV -, inclusive as que não fazem parte do público-alvo, ou seja, as que não se tornarão alunos. Investir em um público que não possui potencial de conversão pode representar investimento sem retorno. Com o Marketing de Conteúdo, você tem maiores chances de atingir o público-alvo.
  • Equipe de captação trabalhando com oportunidades efetivas: com os potenciais alunos atingidos pelo Marketing de Conteúdo, a equipe de captação e vendas poderá trabalhar em cima de oportunidades concretas de conversão.
  • Aumento do ROI (retorno sobre o investimento): ao atingir um público com potencial de conversão e aumentar a captação de alunos por meio do Marketing Digital, o ROI se elevará consequentemente.
  • Marketing constante: ao contrário de um anúncio na TV, que tem hora certa para ser veiculado, na internet, o marketing e publicidade de sua faculdade fica disponível 24 horas por dia. E sem pagar mais por isso.
  • Visibilidade, posicionamento e reconhecimento da marca: com uma forte presença online e associação com conteúdos relevantes, sua empresa ganha espaço e destaque positivo na rede.
  • Credibilidade e confiança: ao apresentar conteúdo de qualidade e atingir um bom posicionamento na rede, a instituição demonstra profissionalismo, inovação e boa reputação no mercado.
  • Consolidar o relacionamento com os estudantes: conectados, os alunos potenciais e efetivos podem manter um contato virtual com a instituição, fortalecendo o relacionamento.
  • Resultados mensuráveis: Através do Marketing de Conteúdo, é possível mensurar os resultados e acompanhar os índices de sua estratégia.

 

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A qualidade do conteúdo também é importante!

Entre as técnicas utilizadas pelo Marketing de Conteúdo, a que tem maior destaque é a que chamamos de SEO (Search Engine Optimization) – conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar e potencializar o posicionamento de um site nas páginas de pesquisa online.

Ao saber da importância do Marketing de Conteúdo para a sobrevivência das empresas no mundo contemporâneo, os gestores têm buscado cada vez mais o investimento nas técnicas de SEO e no bom posicionamento no ranking de pesquisas.

Estar nas primeiras páginas de um buscador virtual significa maior número de acessos em um site. Isso, porque a maioria dos internautas, ao realizar uma pesquisa, acessa os primeiros resultados que aparecem.

 

Saiba mais: Como ranquear sua IES no Google.

 

Apesar de o mercado brasileiro estar mais maduro em relação ao Marketing Digital, dispondo de várias ferramentas, muitas empresas ainda pecam no conteúdo. Por isso, o Marketing de Conteúdo é importante e vem se aprimorando cada vez mais.

Alguns profissionais se esquecem que não basta aplicar uma técnica perfeita, mas deixar a desejar na qualidade e relevância do conteúdo.

A experiência de leitura e a diferenciação em meio à gama de possibilidades de acesso que o público encontra nos conteúdos publicados por uma instituição pode influenciar diretamente em sua decisão de compra.

 

 

Não adianta aumentar o número de acessos, mas não alcançar também, o aumento das taxas de conversão de lead em alunos matriculados. Um Marketing de Conteúdo eficiente vai além do uso de palavras-chave em um artigo publicado no site de sua empresa.

O conteúdo publicado deve ser rico de informações relevantes para o público. Qual o diferencial do seu material frente à enorme quantidade dos que já estão disponíveis na internet?

Por esses motivos, as empresas têm investido cada vez mais no Marketing de Conteúdo. Inclusive, contratam redatores profissionais e especializados em SEO, para publicar materiais altamente qualificados, que além de garantir um bom posicionamento nos sites de busca, conquiste os leitores e convença-os a adquirir seus produtos e serviços, maximizando sua captação de clientes.

 

Guia prático do Marketing de Conteúdo para captar alunos

 

Confira o passo a passo que preparamos para você implantar o Marketing de Conteúdo em sua instituição de ensino e maximizar sua captação de alunos.

 

  1. Planejamento estratégico: antes de mais nada, é necessário planejar. Faça isso com antecedência. Para o Marketing de Conteúdo, em seu planejamento, é importante criar uma estratégia direcionada, para que as pessoas sejam atraídas a ponto de se tornarem clientes.
  2. Estude: leia bastante sobre o assunto, profissionalize-se, informe-se. Aprenda mais tanto sobre Marketing de Conteúdo – que está sempre se inovando – quanto sobre o que acontece com o mundo, inclusive no mercado educacional.
  3. Estabeleça os objetivos: tenha metas e objetivos bem definidos. O que você quer conquistar com sua estratégia?
  4. Escolha os KPIs (indicadores-chave de sucesso): acompanhar os indicadores é essencial para o sucesso de um planejamento. Saiba quais são as métricas que mais impactam no seu negócio e qual a periodicidade do acompanhamento.
  5. Conheça seu público-alvo: em Marketing, é importante criar uma persona. Essa é a representação/personificação de um cliente. Assim, é mais fácil definir suas estratégias.
  6. Defina os canais de divulgação: quais canais são as melhores opções para sua instituição de ensino (blog, redes sociais, plataformas etc.)? O Facebook pode ser uma excelente estratégia para captar alunos, por exemplo.
  7. Crie um cronograma de postagens – ou calendário editorial: com ele, você define as pautas e conteúdos que serão publicados e em quais datas.
  8. Produza os conteúdos: o ideal é você ter uma equipe especializada apenas para a produção dos conteúdos. Profissionais com conhecimento em SEO é fundamental.
  9. Publique, divulgue e compartilhe: ao escolher qual plataforma irá hospedar seu conteúdo, publique-o. Mas isso não basta. É necessário investir em divulgação e compartilhamento nas redes sociais, por exemplo. Sobre isso, indicamos a leitura desse artigo: Vale a pena investir em links patrocinados para a sua faculdade?
  10. Interaja com o seu público: uma boa presença online requer também um relacionamento com o público. Não deixe de responder às mensagens e comentários. Crie conteúdos e posts que fomentem a interação.

Para lembrar

No mundo contemporâneo, o Marketing Digital é essencial para a sobrevivência de uma empresa, inclusive para as instituições de ensino. O Marketing de Conteúdo, entretanto, surgiu para criar e otimizar os conteúdos publicados nas plataformas digitais e nos sites de uma instituição.

O estudante da atualidade utiliza a internet para tudo, até para estudar e buscar informações que o auxiliarão na tomada de decisão sobre qual faculdade escolher. Nesse contexto, a presença online das universidades faz toda a diferença.

Inserido nessa realidade, o Marketing de Conteúdo visa produzir, publicar e divulgar conteúdos relevantes e de qualidade por sua instituição na internet. Seu objetivo é atrair leads e maximizar a taxa de conversão em matrículas.

 

 

Assim, as faculdades podem – e devem – usar o Marketing de Conteúdo para captar alunos e aumentar seu faturamento.

Mas, como toda ferramenta de gestão, é necessário planejamento prévio e definição de metas e estratégias, além do acompanhamento e mensuração dos resultados.

Espero que esse artigo tenha esclarecido muitos pontos e sirva como uma ferramenta que lhe auxiliará a implantar o Marketing de Conteúdo em sua instituição de ensino. Para saber mais, entre em contato conosco. Temos as ferramentas certas para a sua instituição de ensino!


 

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