John Katzman foi responsável por levar universidades como Harvard, Berkeley e Yale para o mercado de ensino à distância.

São muitas as novas empresas com promessas inovadoras e visionárias, mas poucas as que realmente conseguem se tornar referência no mercado.

Pensando nisso, resolvemos trazer uma série de cinco grandes referências do mercado educacional para inspirar e auxiliar a sua instituição de ensino a aumentar o número de alunos matriculados e ganhar credibilidade no mercado.

Para dar início à essa série, iremos falar sobre John Katzman, uma entre as 9 personalidades do mundo a receber o prêmio ‘Lifetime Achievement”, uma homenagem às pessoas que causaram impacto ao tentar mudar o mundo para melhor, pela Global Silicon Valley.

Nascido em Nova York e graduado na Princeton University, John Katzman (58) é um grande fenômeno do mercado educacional.

Fundou e administrou empresas como “The Princeton Review”, onde auxiliou mais de 50% da população americana a ingressar na faculdade, a 2U, startup internacionalmente reconhecida por criar uma plataforma de educação à distância e realizar parcerias com as universidades mais renomadas dos Estados Unidos e a The Noodle Companies, responsável por conectar alunos e educadores à tecnologia.

Além disso, Katzman é co-autor de cinco livros faz parte de várias organizações sem fins lucrativos, incluindo a Woodrow Wilson Foundation, The National Alliance of Public Charter Schools, American Honors and Renaissance Learning.

Nas próximas linhas você irá conhecer melhor a história de John Katzman e se inspirar com suas experiências de sucesso para alavancar sua captação de alunos.

Tempo de leitura: 5 minutos. Você vai ler sobre:

  • Por quê você precisa conhecer John Katzman?
  • The Princeton Review
  • 2U
  • Noodle Education
  • Quais os principais aprendizados com Katzman para sua IES?
  • John Katzman no Brasil pela primeira vez
John Katzman
John Katzman. Fonte: INC.com

Por quê você precisa conhecer John Katzman?

Revolucionou o mercado educacional americano

O primeiro projeto de John Katzman foi o “The Princeton Review”, empresa que surgiu em 1981 com o intuito de preparar o aluno para realizar o SAT (scholastic aptitude test ou teste de aptidão, um exame similar ao Enem) através de cursos online, livros didáticos e tutores dispostos a acompanhar o aluno em todas as etapas até a admissão, ajudando-o a conquistar as suas metas acadêmicas.

Ao todo foram mais de um milhão de alunos auxiliados pela plataforma, resultando em um crescimento de R$ 400 milhões em vendas.

O “The Princeton Review” constantemente investe em novas tecnologias e ferramentas eficazes para oferecer suporte em tempo real ao aluno, incentivando-o a maximizar seu potencial de pontuação no exame. 

Em recente entrevista ao Inc, John Katzman revelou um de seus acertos durante o desenvolvimento do “The Princeton Review” e um de seus erros.

Não tenha medo de mostrar o seu valor

Durante sua gestão, John optou por oferecer produtos de qualidade em sua plataforma “The Princeton Review”, sem cobrar um valor promocional por isso.

Segundo John, muitos empresários pecam ao acreditar que é necessário abaixar os seus preços para obter sucesso entre os seus clientes, mas isso não é uma verdade absoluta.

Aliás, um de seus grandes objetivos era oferecer um produto de qualidade premium ao cliente e cobrar corretamente por isso, de modo que, em caso de imprevistos, sempre haveria verba necessária para dar continuidade aos projetos da empresa.

“Cobramos o que cobramos e não precisamos pedir desculpas por isso.”

Tenha boas projeções financeiras para o futuro

John estava tão focado em fazer seu negócio funcionar que um de seus erros foi não dedicar atenção aos balanços financeiros do “The Princeton Review” antes de tomar decisões relevantes para projetar o futuro da empresa.

John alega que é extremamente importante que a instituição possua uma equipe financeira atenta e capaz de medir o retorno dos principais investimentos e distribuir o budget de modo sensato.

Dessa forma, será mais fácil projetar o futuro financeiro da empresa e evitar possíveis transtornos. Afinal, uma empresa focada em crescimento deve questionar constantemente sobre onde deseja estar nos próximos dias, meses e anos.

Especialista em graduação à distância

John Katzman foi responsável pela criação e desenvolvimento da plataforma online e gratuita 2U, que auxilia universidades como Harvard, Berkeley e Yale a expandir sua presença na praça, captar mais alunos e gerar maior receita – cada uma delas fatura em média mais de R$ 36.000 por aluno que ingressa na plataforma – um potencial outrora não explorado.

Reconhecida pela Forbes como uma das 10 startups que estão mudando o mundo, a 2U possibilita, ao disponibilizar cursos de graduação online, que alunos tenham acesso a universidades excelentes e internacionalmente reconhecidas, com toda a praticidade que o EaD oferece e por um preço que possam pagar.

mercado educacional online

A princípio, o ensino à distância, antes visto pelos alunos como algo arriscado, obteve expansão de 7,2% em número de matrículas em 2016, enquanto o ensino presencial teve queda de 0,8%.

A expectativa para os próximos dez anos é que o ensino à distância saia do patamar atual de 18,6% para 50% no número total de matrículas nas universidades. Atualmente a 2U possui mais de vinte universidades parceiras e quarenta diferentes tipos de programas de graduação.

Um dos maiores captadores de alunos a nível mundial

O projeto mais recente de John Katzman é a Noodle Education.

O primeiro produto lançado foi o Noodle.com, um marketplace que oferece opções de busca por universidades, aulas, mentores e serviços educacionais, auxiliando na economia das instituições durante seu período de captação e também facilitando a escolha dos pais e estudantes por uma instituição de ensino ideal.

Cinco anos depois do Noodle.com e após o período de não-concorrência com a 2U, Katzman lançou a Noodle Partners, que ajuda universidades a desenvolverem seus programas de graduação à distância.

Segundo ele, essa inovação é uma versão sofisticada de OPM (Programa de Gerenciamento Online) para as faculdades, a qual oferece recursos de alta performance para proporcionar às instituições uma economia anual de R$ 55 mil a R$60 mil por aluno.

No mesmo período, lançou também a Noodle Markets, solução para auxiliar escolas do ensino infantil ao médio em seus processos de compras. Por último, desenvolveu o Noodle Pros, um diretório online de tutores lançado em junho de 2016. 

Combinados, os 4 produtos já levantaram mais de R$ 143 milhões em investimentos.

Quais os principais aprendizados com Katzman para sua IES?

  • Expanda seus cursos para o EaD: O ensino presencial continuará existindo, mas a procura pelo ensino à distância será cada vez mais alta. Disponibilize um ensino de qualidade por um preço competitivo ao mercado e alcance maiores públicos.
  • Invista em tecnologia: É bem nítido na história de Katzman que a tecnologia foi um ponto crucial. Ela existe para facilitar a resolução de problemas e dentro do meio educacional pode auxiliar em desafios internos da instituição e também do aluno. Se você tem um problema, considere utilizar alguma tecnologia para resolvê-lo.
  • Abuse dos canais: Falamos muito aqui no blog sobre a utilização de canais. Foi-se o tempo em que uma IES matriculava apenas pelo balcão e isso não acontece somente no meio educacional, é algo comum para qualquer produto serviço. Faça parcerias com organizações que tem o mesmo público que você e abuse dos marketplaces. Sua marca precisa ser vista e chegar até o máximo de pessoas possível.

Quer encontrar o John Katzman?

Acredito que, depois de ler este artigo, você deve ter ficado interessado em conhecer esse ícone do mercado educacional, certo?

A boa notícia é que ele estará pela primeira vez no Brasil em outubro para palestrar no Quero Captação e transmitir seus conhecimentos sobre captação de alunos.

Esse evento visa reunir as maiores referências em captação de alunos e marketing educacional do Brasil e do mundo.

Para saber mais sobre o evento veja aqui o vídeo da edição de 2016 e deixe seu email abaixo, assim podemos te avisar assim que tivermos mais informações.

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Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza