Como atrair estudantes da Geração Millennial?

Sergio Fiuza

Os estudantes da Geração Millennials desejam estar envolvidos e não gostam de ser aprendizes passivos.

Geração Millennial ou Geração Y é o modo como chamamos o grupo de pessoas nascidas entre 1982 e 2002 (com variações para mais ou para menos). Elas representam uma geração que começou a preencher os bancos das faculdades e das universidades na virada do milênio.

Hoje em dia, o espaço, o design e a construção das instituições de ensino são influenciados pelos jovens desta geração, que vão transformar ainda mais a educação quando retornarem ao ambiente acadêmico como professores e funcionários.

 

 

Nascidos em meio a tantos avanços tecnológicos e prosperidade econômica, os filhos de pais Baby Boomers e Geração X são os primeiros “nativos” da Era da Informação – aqueles para quem os computadores pessoais são tão comuns quanto a televisão.

Ao contrário de seus antecessores, não tiveram de se adaptar às novas tecnologias, ao contrário, mantém uma relação instintiva com os novos recursos.

Aqui vão algumas características dos estudantes da Geração Millennial, que podem influenciar o modo como sua IES desperta seu interesse:

  • Antes de consumir qualquer produto ou serviço, os Millennials fazem pesquisa, entram em fóruns, consultam os amigos, leem comentários de outros usuários e comparam preços. Com isso, a marca fica mais exposta e pode ter a reputação abalada a qualquer momento;
  • Embora ambiciosos, a maioria dos Millennials ainda moram com os pais e dependem deles para pagar suas despesas. Apesar disso, são a geração mais estudiosa e, se não estão cursando graduação, pretendem fazê-lo;
  • Fazer é mais importante do que conhecer, pois, o conhecimento não é mais percebido como objetivo final. Resultados e ações são considerados mais importantes do que o acúmulo de fatos;
  • Esperam personalização no atendimento, já que sentem-se especiais e únicos. Enquanto gerações anteriores estão acostumadas à comunicação de massa, na era da internet, os Millenials conhecem a comunicação por nicho. Quanto mais segmentada a mensagem que você enviar, maior a probabilidade de atrair e trazer retorno;
  • Ser multitarefas é um estilo de vida, já que os alunos sentem-se à vontade em participar de várias tarefas simultaneamente. Inscrever-se em diversas atividades extracurriculares, estudar em casa ao som de música, enquanto envia mensagens no celular, é como essa geração passa o dia;
  • São imediatistas, portanto a  tolerância é zero para atrasos, porque a Geração Millennial foi criada em um momento “just-in-time”. Eles esperam e exigem uma resposta rápida 24 horas e sete dias por semana.

 

 

Conquistar esse público significa atrair uma parte da população jovem economicamente ativa, que possui o maior potencial de consumo na atualidade.

Atrair a Geração Millennial pode ser determinante na sustentabilidade do mercado, já que é considerada um grupo de consumidores fiéis à marca, que dão mais valor à experiência e não à posse.

O comportamento de consumo desse grupo demográfico demonstra certa prudência e cautela no momento de gastar ou investir o dinheiro, segundo pesquisa da Mastercard com Millennials da América Latina:

 

  • 62% estão sempre à procura do melhor preço ou alguma oferta;
  • 45% querem a oportunidade de usar opções de pagamento digitais com mais frequência, embora muitas lojas não as aceitem;
  • 54% dos millennials preferem comprar produtos de empresas socialmente responsáveis;
  • 64% querem gastar seu dinheiro com mais inteligência;
  • 61% querem planejar um orçamento.

 


 

 

Como atrair estudantes da Geração Millennial?

Considerando todas as características, você percebe que abordagens tradicionais ao ensino podem não atingir as preferências de aprendizagem do aluno da Geração Millennial.

Palestras, sala de aula tradicional e laboratório, embora típicos e confortáveis, do ponto de vista de um educador, podem ser aprimorados pelos modos on-line e eletrônico.

Aqui vão dicas de como atrair a atenção e manter esse perfil de alunos engajado:

 

  1. Garanta que os alunos aprendam o conteúdo com uma metodologia prática. Estimule que tragam suas próprias experiências para o processo de aprendizado;
  2. Ofereça mentores no assunto – os próprios professores ou convidados –  capazes de fornecer informações valiosas não encontradas nos livros didáticos, como histórias pessoais bem-humoradas e feedback sobre suas próprias experiências de vida e trabalho;
  3. Crie experiências: Experimente migrar os investimentos no marketing tradicional para eventos em que esses jovens tenham um contato rico e produtivo com a sua instituição de ensino (valem feiras, exposições, meetings).
  4. Mostre os valores da sua IES: A Geração Millennial consome daquelas marcas com as quais se identifica. O apelo para valores ambientais e sociais geralmente desperta o interesse desse público. Incentive a responsabilidade social nos seus projetos;
  5. Envolva-se no uso da tecnologia com aplicativos, blogs e mídias sociais.

 

Permita que os alunos da Geração Millennial usem suas habilidades naturalmente colaborativas para trabalhar em equipe a fim de atingir as metas de aprendizado.

Os alunos da Geração Millennial possuem backgrounds tão diversos quanto os temas que as universidades e faculdades se propõem a ensinar; é preciso reaver o modo como elas ensinam, se comunicam e interagem com esses alunos.

 

 

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