Descubra quem são os especialistas em captação que têm feito sucesso no setor educacional do Brasil.
Como você descreveria um captador de alunos de sucesso?
Existem muitas maneiras para responder a essa pergunta, mas você provavelmente irá concordar que além de proporcionar resultados efetivos para as instituições de ensino um especialista em captação de alunos é aquele capaz de transformar positivamente o mercado educacional, sendo um exemplo e inspirando sua equipe a performar da melhor forma possível dentro das metas de captação estipuladas pela diretoria.
Em um cenário em que a maioria das instituições de ensino superior no Brasil pertencem à rede privada, as faculdades e centros universitários são responsáveis por manter estruturas completas e de qualidade para seus alunos e inovar constantemente em estratégias de captação com o objetivo de se destacar em meio aos seus inúmeros concorrentes e cativar o interesse de seu público-alvo.
Ao longo dos últimos anos pude conhecer, mesmo que apenas através das redes sociais, inúmeras referências do mercado educacional. Não apenas em números alcançados em matrículas, mas também em práticas inovadoras e efetivas de planejamento de captação de alunos. Nesse artigo você irá saber quais são os sete especialistas em captação de alunos excepcionais em quem você pode se inspirar.
- Wilson Diniz, Cruzeiro do Sul
- Pedro Thompson, Estácio
- José Loureiro, Laureate
- Glauson Mendes, SadeBR
- Carlos Martins, Wizard
- Marco Fisbhen, Descomplica
- Bernardo de Pádua, Quero Educação
1 – Wilson Diniz, Cruzeiro do Sul
Responsável pela nova orientação e estrutura da área de marketing e pela implementação de toda área comercial do Grupo Cruzeiro do Sul, Wilson Diniz conquistou um resultado 58% maior na captação de novos alunos em 2017.1 em comparação ao primeiro semestre de 2016.
No ciclo de captação 2017.2 o resultado foi 80% maior que no mesmo período do ano de 2016 nos segmentos de cursos presenciais e 109% nos cursos à distância. Além do maior crescimento de alunos captados da história do grupo, essa performance gerou um incremento expressivo de receita bruta e líquida superior a 60% e foi o principal vetor de melhoria do EBTIDA da companhia que aumentou 41% de 2014 para 2015.
Responsável também pela implementação das políticas, estruturas e áreas de Retenção & Fidelização de clientes para todo o grupo educacional, Wilson Diniz implantou as ações de retenção preditiva e reativa, melhoria na gestão de renovação de matrículas e campanhas e processos contínuos de reativação de alunos evadidos, além de ter estruturado e definido os KPI´s específicos de retenção para toda a companhia.
Wilson Diniz proporcionou melhorias e grandes destaques em várias das instituições de ensino por onde passou como Uninove e FMU e atualmente é o Diretor de Marketing e Vendas do Grupo Cruzeiro do Sul.
2 – Pedro Thompson, Estácio
Responsável pela reestruturação da Estácio, o segundo maior grupo de ensino privado do país com mais de 550 mil alunos, Pedro Thompson analisou os pontos de melhoria a serem trabalhados para melhores resultados de captação de alunos e agilmente trocou a diretoria, promoveu uma limpeza da carteira de alunos da Estácio desligando aqueles que não poderiam quitar suas dívidas, aumentou o preço da mensalidade, lançou um programa de parcelamento estudantil e mudou a estratégia de vendas e marketing, fazendo o tíquete médio dos cursos presenciais subir em 9% e em 14% em cursos a distância, comparando aos valores praticados no mesmo período do ano anterior.
Formado em administração pela PUC e após concluir um curso de gestão em Harvard, Pedro Thompson atuou em grandes companhias e mesmo ingressando na Estácio em um período conturbado, quando o executivo João Cox assumiu a presidência do conselho de administração da empresa, pôde proporcionar excelentes resultados para a Estácio que faturou mais de R$ 4,5 bilhões de reais em valor de mercado em apenas quatro meses.
Atualmente Pedro Thompson é CEO da Estácio.
3 – José Loureiro, Laureate
José Loureiro, atual CEO do grupo Laureate no Brasil, é graduado em Administração e especializado em Liderança Estratégica pela London Business School e em Inovação Estratégica, Crescimento e Inteligência de Mercado por Harvard. Já atuou como CEO em outras empresas.
Loureiro já ampliou o acesso à educação superior e auxiliou diversos alunos a ingressarem no mercado de trabalho com sucesso.
Líder global no segmento de Educação, a Laureate International Universities é uma rede internacional de universidades que provê acesso ao ensino superior de qualidade em instituições inovadoras do mundo todo. A Rede Laureate é formada por mais de 60 instituições, que oferecem cursos presenciais e on-line. Cerca de 740 mil estudantes fazem parte da comunidade acadêmica, que está presente em 29 países da América do Norte, América Latina, Europa, África do Norte, Ásia/Pacífico e Oriente Médio.
As instituições da Laureate oferecem centenas de programas de graduação, mestrado e doutorado em áreas como arquitetura, artes, ciências da saúde, design, direito, educação, engenharia, gastronomia, hospitalidade, medicina, negócios e tecnologia da informação.
4 – Glauson Mendes, SadeBR
Glauson já trabalhou com a evolução da presença on-line de diversas instituições de ensino e através do desenvolvimento de elementos fundamentais construiu uma verdadeira máquina de geração de leads, obtendo excelentes resultados para seu mais recente trabalho, a Unipê. Lá, Mendes melhorou os processos de captação e retenção de alunos com o uso do marketing integrado na prática.
Glauson Mendes foi responsável pela elevação do número de matrículas da universidade Unipê em 22%. O salto foi de 10.200 para 17.000 alunos em 3 anos. Mendes também é responsável pela realização do Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira – SadeBR, o maior evento de marketing educacional do Brasil.
5 – Carlos Martins, Wizard
Carlos Martins, um ex-professor de inglês, criou a escola de inglês Wizard em 1987, após ter definido previamente seu principal objetivo: formar em dez anos uma rede de franquias que tivesse ao menos uma unidade em cada estado brasileiro. Hoje, depois de transformar sua empresa em uma gigante do ramo educacional; a Wizard ocupa atualmente o posto de maior rede de ensino de idiomas do Brasil. Ao todo, são cerca de 3.5 mil escolas localizadas em dez países, ele se permite traçar metas mais ambiciosas – como o projeto de abrir o capital da companhia e o sonho de fazer do Brasil um país bilíngue.
De um jeito didático e carismático, Carlos Martins nos mostrou que para ser um grande captador de alunos, é necessário ser também capaz de vislumbrar, executar e também engajar pessoas no seu projeto. Fez isso com a família e os amigos, quando ainda tinha apenas uma apostila nas mãos. E fez isso com os filhos gêmeos, que provaram ser tão empreendedores quanto o pai ao idealizar e criar o grupo Multi, um dos maiores do mundo no setor educacional.
Comprometimento, disciplina, capacidade de realização e uma visão acurada fazem parte dos atributos deste captador que ainda renderia mais de um documentário. Afinal, ele nem bem acabou de vender o grupo Multi por 1,9 bilhões de reais e já começou uma nova história: atualmente, no setor de alimentos saudáveis com a rede Mundo Verde.
6 – Marco Fisbhen, Descomplica
Co-fundador e CEO do Descomplica, o ex-professor de física Marco Fisbhen, auxilia através de sua startup de educação milhares de estudantes a complementarem a preparação para as provas do ENEM e Vestibulares.
Em uma das suas aulas sobre resistência do ar em uma queda livre, Marco Fisbhen sentiu dificuldade em demonstrar na prática os conceitos da ciência aos alunos. Essa e outras limitações vividas em sala de aula serviram de inspiração para o professor criar uma plataforma inovadora de educação: o site Descomplica, com aulas virtuais em vídeo, que inclui até saltos de paraquedas de um avião.
O site Descomplica oferece para estudantes de todo o Brasil mais de 3000 aulas pré-gravadas, aulas ao vivo, monitoria, correção de redações, questionários com gabarito em tempo real e um fórum de perguntas, além de simulados com mais de duas mil questões respondidas.
O Descomplica está no ar desde março de 2011 e já recebeu três grandes aportes, totalizando US$ 13,5 milhões. O primeiro grupo a apostar na então startup foi o Gávea Angels, em novembro de 2012, com R$ 250 mil. Em seguida, diversos fundos de venture capital investiram no empreendimento a cifra de US$ 1,5 milhão. Entre os fundos está o Valar Ventures, do empresário Peter Thiel, um dos fundadores do PayPal e um dos primeiros a investir no Facebook. Outros investidores que já fizeram aportes foram a Social Capital e a 500 Startups. O Descomplica foi considerado a terceira empresa mais inovadora da América Latina e a primeira do Brasil, segundo o ranking da revista americana Fast Company.
Marco estudou Engenharia de Produção na UFRJ e possui 15 anos de experiência como professor de Física, vídeo marketing e uso de tecnologia em educação.
7 – Bernardo de Pádua, Quero Educação
Fundador de uma das plataformas de marketplace mais inovadoras do mundo, Bernardo de Pádua é CEO da Quero Educação; o Quero Bolsa, um de seus principais produtos, funciona como uma plataforma similar a sites que oferecem descontos em viagens, por exemplo, só que nesse caso com redução nos preços em cursos de graduação e pós-graduação. O desconto na parceria com as instituições oferecido na página da empresa varia de 10% a 75%.
Bernardo e seu grupo de colegas, todos ex-alunos do Instituto de Tecnologia Aeronáutica em São José dos Campos, decidiram empreender depois da faculdade. A ideia inicial era investir em educação, um mercado em expansão na época, com a popularização do acesso ao ensino superior. E após fazerem um estudo de mercado criaram um ‘marketplace’ na web, uma plataforma que funciona como um shopping virtual com a oferta de cursos de formação. O Quero Bolsa começou a funcionar em 2010.
Atualmente, são mais de 300 mil alunos matriculados através do Quero Bolsa, mais de R$ 1.5 bilhão de receita gerada por alunos matriculados, mais de 3 milhões de alunos cadastrados no site para receber ofertas e um aumento médio de 10% na preferência de marca de todas as instituições de ensino parceiras.
Cada um dos especialistas acima trabalharam para transformar o mercado educacional e impactar positivamente na vida de milhares de estudantes. Você também é capaz!