Conheça um case de sucesso e saiba como funcionam as parcerias entre instituições de ensino e empresas

Atualmente, no Brasil, uma das maiores preocupações dos estudantes é a empregabilidade. Afinal, períodos de crise impactam o mercado de trabalho. Sendo assim, gestores de universidades devem olhar para este aspecto e entender como funcionam as parcerias entre essas instituições e empresas.

Além de atender uma necessidade do aluno, esse tipo de parceria pode viabilizar investimentos para melhorias estruturais das universidades. A implementação de novos cursos ou laboratórios, por exemplo, podem ser resultados disso.

Neste artigo, você vai descobrir as inúmeras possibilidades e os benefícios das parcerias entre empresas e instituições de ensino. Além disso, vai conhecer o case de sucesso da ESPM. A universidade tem trabalhado de forma competitiva com empresas de diversos segmentos. 

mãos masculinas escrevem em papel com caneta. Imagem reflete a empregabilidade

Parcerias entre empresas e instituições de ensino: a visão do aluno

Um dos esforços constantes de toda instituição de ensino é a captação de alunos. Além disso, os gestores ainda precisam preocupar-se com estratégias para a retenção e o combate à evasão. Sendo assim, é fundamental construir um projeto pedagógico e uma grade curricular que contemple as necessidades dos estudantes.

De acordo com uma pesquisa feita pela Companhia de Estágios, cerca de 30% dos universitários brasileiros escolhe um curso baseado no mercado de trabalho. Para esses jovens, as tendências de carreira e a empregabilidade são mais importantes do que ter uma vocação.  

O estudo, divulgado em 2018,  entrevistou mais de 5 mil jovens de todas as regiões do país. Os dados revelam que os alunos, ainda no primeiro ano de curso, já se preocupam com remuneração e chances de crescimento profissional. Dessa maneira, a parceria com empresas pode aproximar os estudantes do mercado de trabalho e atrair mais candidatos para sua instituição de ensino. 

Vamos descobrir como fazer isso através de uma experiência real e que tem dado certo?

Case de sucesso: a experiência da ESPM em parceria com empresas

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) possui cerca de 10 mil alunos e  uma marca fortalecida no cenário educacional. A instituição possui parceria com diversas empresas, o que tem sido considerado um de seus diferenciais de mercado

Vários projetos estão sendo realizados com foco nos cursos da universidade. Isso ocorre através de trabalhos práticos desenvolvidos em algumas disciplinas e do fomento ao desenvolvimento de pesquisas. 

As empresas buscam soluções inovadoras  e as universidades oferecem a produção de conhecimento. Portanto, as parcerias suprem demandas de ambos os lados, pois despertam o interesse dos alunos e ainda proporcionam uma formação diferenciada.

Conheça algumas das empresas parceiras da ESPM:

  • Microsoft;
  • Embraer, 
  • McDonalds; 
  • Kantar;
  • Nielsen,
  •  Dunhumby;
  • LG;
  • KMPG;
  • Pepsco;
  • Unilever;
  • P&G;
  • Basf;
  • Cubo e Inovabra.

A  extensa lista representa,também, um interesse das empresas em formar pessoas que possam ocupar vagas de estágios e empregos. Além disso, as parcerias contribuem para inovar as metodologias de ensino e de aprendizagem da instituição. 

Vamos entender como isso funciona?

Mundo corporativo e sala de aula: benefícios da parceria entre empresas e instituições de ensino na prática

O professor e coordenador do curso de Administração da ESPM SP, Marcelo Zorovich, está envolvido nos projetos de parceria da universidade. De acordo com ele, que está presente na sala de aula e na gestão da instituição, esta tendência tem trazido diversos benefícios. 

“Os estudantes desenvolvem habilidades e competências fundamentais para o mercado de trabalho. Trabalhamos a partir da solução de problemas da vida corporativa e isso os coloca dentro das empresas. Esse tipo de experiência oferece muitas oportunidades a eles, pois tornam-se mais bem preparados profissionalmente”, explica.

O professor comenta também como as grades dos cursos estão se adaptando para atender demandas dos alunos:

“Neste momento, por exemplo, os objetivos prioritários do curso de Administração  são: aumentar as parcerias em áreas estratégicas como a inovação e a tecnologia, e fomentar a busca pelo empreendedorismo”, diz. 

Professor Marcelo Zurovich da ESPM sorri para a câmera. Ele acredita na parceria entre instituições de ensino e empresas
Professor Marcelo Zurovich acredita na parceria entre universidades e empresas (Foto: ESPM)

Além do aluno e do mercado, quais os benefícios para as IES?

A parceria entre empresas e instituições de ensino não é novidade fora do país. Em diversas universidades dos Estados Unidos, por exemplo, partir de cases reais para depois ensinar a teoria é uma prática habitual. Apesar disso, no Brasil, esta é uma tendência que começou a se fortalecer na última década. 

Além dos benefícios para os alunos e para as empresas, há também a possibilidade de crescimento da instituição. Para a IE, poder contar com o investimento das organizações possibilita o investimento em melhorias, mesmo em períodos de crise.

Conheça alguns dos benefícios da parceria com empresas para sua instituição:

  • Investimento em laboratórios e estações de pesquisas;
  • Marketing positivo e mais visibilidade diante da concorrência;
  • Aumento da produção científica;
  • Criação de produtos inovadores para o mercado;
  • Maior estabilidade em períodos de crise e etc.

A parceria com empresas proporciona inovação e já é uma tendência na educação. É fundamental capacitar as equipes de trabalho da sua IE e refletir sobre a construção de uma grade curricular que dialogue com o mercado de trabalho.

reunião de marketing com profissionais diversos em uma grande mesa com seus notebooks. Parcerias entre empresas e instituições de ensino proporcionam ambientes como esse

Conclusão 

Em um cenário competitivo e com alunos cada vez mais exigentes, é necessário oferecer um diferencial. A parceria com empresas pode ser um deles, pois aproxima os estudantes do mercado de trabalho e ainda traz investimentos para a IES. 

Além de gerar oportunidades de empregabilidade aos alunos, atuar junto à empresas fortalece o aspecto inovador e a marca da instituição.

Se a sua IE ainda não dialoga com este tema, esse é o momento para começar! Inspire-se em casos como o da ESPM e ouça as demandas dos seus alunos. Para driblar as crises e fortalecer sua marca, é fundamental manter-se atualizado diante da concorrência.

Conheça outras tendências do mercado educacional e capacite sua equipe com conteúdos exclusivos! Acompanhe nosso blog.

Clique no botão ou prencha o formulário abaixo e descubra como podemos te ajudar a ter sucesso na captação de alunos!

Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza