4 dicas estratégicas para uma gestão de pessoas eficaz

Sergio Fiuza

Veja 4 dicas estratégicas para uma gestão de pessoas eficaz e destaque sua IES.

O aumento na preocupação com a gestão de pessoas tem ocasionado inúmeras ideias em torno do tema a fim de melhorar o relacionamento do funcionário com a organização, e vice versa.

Hoje existem inúmeras formas e ferramentas de gerenciar pessoas de forma eficiente, como saber avaliar resultados e desempenho, fazer acompanhamentos, treinar e capacitar.

Leia o artigo até o final e entenda a importância por trás desse tema e aprenda a aumentar a produtividade da sua equipe e a melhorar resultados.

Ferramentas de gestão de pessoas

Pelo fato de haver uma grande complexidade no gerenciamento de pessoas, existem várias técnicas e ferramentas de administrar esse gerenciamento de forma mais simples e organizada.

Algumas das técnicas mais utilizadas para essa organização são:

  • Avaliação de desempenho;
  • Feedback;
  • Pesquisa de clima organizacional;
  • Programas de capacitação e acompanhamento individual.

Avaliação de resultados

Sem dúvidas uma das formas mais importantes de melhorar a gestão de pessoas é o monitoramento e a avaliação de resultados.

Somente com dados é possível perceber com clareza onde estão os erros e os acertos, e quais as maiores dificuldades e qualidades dos colaboradores.

Uma avaliação de resultados, assim como uma boa estratégia de gestão de pessoas precisa ser estruturada, principalmente, através dos seguintes pontos:

  • Sempre investir na carreira dos colaboradores, estimulando desenvolvimento profissional e pessoal, realização de cursos, estipulação de planos de carreira etc.
  • Realizar acompanhamentos rotineiros e individuais a fim de mensurar o desempenho dos colaboradores. Prestar atenção em sobrecarga e ociosidade. E, a partir disso, formular planos de distribuição de tarefas para equalizar.
  • Definir metas claras e objetivas, tanto para a empresa como um todo quanto para os colaboradores individualmente.
  • Incentivar o diálogo e interação entre todas as equipes.

A importância na avaliação de resultados consiste em descobrir em quais capacitações investir, quais os colaboradores possuem mais tendência a se desenvolver enquanto líderes e gestores.

Essa avaliação deve ser aplicada pelo RH e também pelos gestores. O RH é quem geralmente realiza a avaliação, enquanto para os gestores fica a tarefa de aplicar os planos de ação e fazer um acompanhamento tanto individual como da equipe.

A avaliação de resultados deve ser feita levando em conta os seguintes aspectos:

  • Defina os objetivos da avaliação e quais resultados são esperados: esse objetivo pode ser variado, por exemplo: saber em quais capacitações investir, descobrir como está o clima organizacional da empresa e entender e mensurar os níveis de produção, entregas e resultados. Alguns exemplos de indicadores de desempenho são: turnover, taxa de retenção, cálculo de tempo médio de permanência na empresa e produtividade.
  • Saiba que o RH é fundamental na realização da avaliação: por ser o setor responsável por obter certas informações, o RH deverá ser de bastante utilidade na hora de levantar os dados para a análise de resultados, além, é claro, de também poder ajudar o gestor na aplicação de planos de ação obtidos através dos resultados dessa análise.

 

  • Definir prazos e mensurar resultados: este é um dos passos mais importantes na avaliação de resultados. Uma vez que o objetivo da coleta dos dados foi definido, é preciso definir o que será feito com eles, como será feito e quanto tempo levará.

Desenvolvimento de talentos

Uma questão muito importante na gestão de pessoas é sem dúvidas o desenvolvimento de talentos. Auxiliar os colaboradores a atingirem seu máximo potencial é uma via de mão dupla: bom para a empresa, melhor ainda para o funcionário.

Vale ressaltar que o conceito de gestão de pessoas e desenvolvimento de talentos vem ganhando espaço e repercussão no mundo corporativo. Isso porque os gestores e demais envolvidos em administrações organizacionais começaram a perceber o valor presente em desenvolver e também em reter bons funcionários.

Por mais que num primeiro momento possa parecer trabalhoso, é necessário fazer o planejamento de carreira de cada colaborador. É preciso conhecer, analisar, planejar e desenvolver cada talento interno. Isso servirá principalmente para desenvolver uma estratégia de trabalho individual, a fim de buscar resultados mais eficientes e menos genéricos.

Após analisar e traçar o perfil de cada funcionário, é preciso definir quais medidas serão tomadas para alcançar os comportamentos e habilidades almejadas. Alguns exemplos de ações são o próprio desenvolvimento de planos de carreira e também definição de treinamentos e capacitação.

Trabalhar a comunicação interna é um dos pontos chave para o desenvolvimento de um ambiente corporativo que agrade o maior número possível de pessoas. Ambientes organizacionais com comunicação mais horizontal são os mais recomendados para se trabalhar.

Lembre-se de que todo mundo tem algo a dizer e a ensinar. Saiba ouvir e ensine seus colaboradores a ouvirem uns aos outros. Quanto mais aberto a críticas, sugestões e ideias for o ambiente de trabalho, mais produtivo será o tempo dentro e fora da empresa.

Treinamento e capacitação

O treinamento e capacitação de pessoas serve principalmente para melhorar o desempenho em tarefas cotidianas e estratégicas, o que resulta num aumento da produtividade a longo prazo. Alguns dos maiores benefícios são:

  • Melhora no rendimento e aumento de produtividade: a capacitação permite que o colaborador possa executar suas tarefas com maior assertividade, o que otimiza o tempo de trabalho.
  • Redução de custos e de turnover: colaboradores bem capacitados e que sentem menos dificuldades na realização de suas atividades tendem a permanecer mais tempo dentro da empresa, uma vez que se sentem mais valorizados e enxergam uma oportunidade de crescimento junto com a companhia. Isso faz com que os custos com turnover (rotatividade de funcionários) diminuam.
  • Aumento da motivação: quando são valorizados pela empresa, os colaboradores tendem a se sentir mais motivados e confiantes para a realização de tarefas que antes pareciam complexas e quase impossíveis.

Universidades corporativas

A criação de universidades corporativos vem sendo amplamente utilizada para o desenvolvimento de pessoas. É uma alternativa que a longo prazo economiza mais dinheiro para a empresa. Além disso, um ponto relevante é o de que é possível manter maior controle sobre o rendimento dos alunos/colaboradores.

A educação corporativa também pode ser utilizada como diferencial competitivo, pois tende a atrair mais candidatos para uma vaga interna. Ademais, desenvolver pessoas dentro da organização em vez de buscar talentos externos é comprovadamente mais eficaz.

Uma forma de otimizar o tempo tanto dos funcionários quanto de quem está por trás do planejamento da universidade corporativa é realizar os treinamentos a distância. Há inúmeras plataformas no mercado, como a EADBOX, que dão a opção de hospedar aulas, acompanhar o rendimento individual e emitir relatórios de desempenho. Há vários exemplos de empresas que aumentaram a produtividade de seus colaboradores e diminuíram custos com treinamentos online.

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