Saiba como ofertar a isenção e outras estratégias para captar mais e reduzir barreiras de matrícula do aluno
Um importante desafio dos gestores educacionais é criar estratégias para campanhas de captação que resultem na matrícula do aluno. Afinal, ela representa a efetivação de um processo que depende de investimentos da instituição e de contextos de mercado.
As altas temporadas de captação, como no início do ano, por exemplo, envolvem cenários específicos. No Brasil, este é um momento que “pesa” no bolso dos estudantes e que muitas vezes o impede de matricular-se no primeiro semestre.
Diante disso, a isenção de taxas e outras ações podem ser estratégias para reduzir as barreiras para a matrícula do aluno. Sendo assim, preparamos este conteúdo especial para que você aproveite as oportunidades desta alta temporada.
Principais obstáculos para a matrícula do aluno
No começo do ano, diversos impostos e pagamentos pesam nas finanças e no bolso dos alunos. O acúmulo de contas a pagar (por exemplo, IPVA, IPTU e gastos com presentes de fim de ano) influencia na decisão de matricular-se ou não em um curso.
Dessa maneira, as IES precisam apresentar soluções que beneficiem o aluno e não impactem suas finanças negativamente. Assim sendo, muitas instituições implementam a isenção de matrícula para atrair alunos.
Tal estratégia pode ser muito eficaz para a captação, além de ser, também, um diferencial competitivo da IES no mercado. No entanto, é necessário um planejamento de marketing com a gestão financeira para garantir a sustentabilidade dessa alternativa.
Como planejar a implementação da isenção de matrícula?
Antes de ofertar a isenção de matrícula, o gestor precisa responder estas principais perguntas:
- Qual o impacto financeiro da isenção de matrículas para minha IES?
- Essa é uma demanda prioritária do perfil de aluno que quero impactar?
- Como vou comunicar tal informação para valorizar ainda mais a minha marca?
- Quais estratégias de retenção se articulam e amparam a decisão por ganhar volume na captação de alunos?
Mais do que atrair os potenciais alunos, esse benefício costuma ser decisivo no momento da matrícula.
Pense como o aluno: por que devo aproveitar a chance de me matricular agora?
Imagine a seguinte situação: o aluno tem interesse por um curso que sua IES oferece, então ele já foi impactado por uma comunicação e está navegando pelo portal da sua instituição de ensino. Faça o exercício de pensar como ele neste momento:
- Minha família tem muitas contas a pagar agora (IPTU, IPVA, cartão de crédito, materiais e apostilas, primeira mensalidade, taxa de matrícula etc.);
- Preciso muito iniciar minha formação para me inserir no mercado de trabalho ou ser promovido mais rápido;
- Meus familiares vão me ajudar a pagar, então preciso escolher uma IES com menos taxas neste início do ano;
- Quero saber se essa IES é realmente boa e se vale a pena o “sacrifício” financeiro no momento, entre outras.
Em resumo, sua estratégia precisa gerar “senso de urgência”. Afinal, o aluno já está interessado e precisa ser convencido para decidir. Sua oferta precisa mostrar ao candidato que ele tem uma oportunidade única de economia para realizar seu sonho ou suprir sua necessidade.
Além da isenção: soluções estratégicas para facilitar a matrícula do aluno
Conheça outras soluções que podem derrubar as barreiras para a matrícula do aluno e, ainda, fortalecer sua marca:
1-Promova campanhas de descontos: aposte em precificações estratégicas e que oportunizem campanhas de marketing focadas em descontos. Estude possibilidades viáveis e que potencializam o marketing para a captação de alunos;
2-Faça parcerias de convênios ou estágios com outras empresas: dessa forma você responde às demandas do aluno com o mercado de trabalho e não precisa baixar seus preços. Este tipo de parceria é ideal para atrair matrículas de ingressantes na graduação e pós-graduação, por exemplo;
3-Ofereça benefícios que valorizem a fidelização de alunos: assim é possível reter seus antigos alunos e, também, atrair novos. Isso pode ser feito internamente ou com parcerias externas. Por exemplo: sua IES pode aderir a um convênio com uma academia próxima, restaurantes no bairro, livrarias, cinemas e etc.
4-Isente ou flexibilize o pagamento da primeira mensalidade: estude maneiras de isentar, ajustar prazos, negociar formas de pagamento ou até parcelar a primeira mensalidade. Essa é outra forma de atrair o aluno que deseja se matricular no início do ano.
Planejamento e estratégia: a combinação ideal para atrair mais alunos
A alta temporada de captação coloca o desafio: o contexto favorável à captação por volume e a economia de custos iniciais para o aluno. Ou seja, é preciso alinhar planejamento e estratégias específicas para esta fase.
Sendo assim, não deixe de aproveitar esta janela de oportunidade com a isenção de matrícula e outras ações para a atração. Afinal, vale a pena tentar conquistar o aluno depois que ele conhece a IES. Invista em soluções integradas e potencialize seus resultados em 2020!
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