Saiba o que é e como funciona uma franquia de escola de inglês e se é a melhor opção para seu negócio.

Neste artigo você irá aprender como funciona uma franquia de escola de inglês e, a partir disso, poderá levantar as informações necessárias para decidir se esta é a melhor opção para a sua escola de idiomas.

Saiba mais: Como abrir uma escola de idiomas?

O mercado das escolas de idiomas

O mercado de cursos de línguas estrangeiras é um dos segmentos que mais crescem no Brasil.

A exigência do mercado de trabalho e a dependência social da língua estrangeira para o acesso à cultura global têm estimulado o ensino de idiomas.

A maioria dos brasileiros, ainda que não fale fluentemente um segundo idioma, reconhece a importância de falar uma língua estrangeira.

Assim, a busca pelo ensino de idiomas tem aumentado, gerando demanda para as novas escolas, franquias e até para professores particulares.

Leia também: Como tornar-se um professor de inglês

O negócio de cursos de língua estrangeira é um dos segmentos mais tradicionais do mercado de franquias.

Esse tipo de associação teve início na década de 1950, e hoje, bastante profissionalizado, conta com grandes grupos e vem crescendo cada vez mais.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Serviços Educacionais – categoria que inclui as escolas de idiomas – cresceu 3,4%, de 2017 para 2018, no seu faturamento.

O que é uma franquia?

Franquia é uma modalidade de negócio na qual existe uma associação do empreendimento com uma marca maior e mais conhecida.

Ou seja, o franqueado concede o direito de uso de sua marca ao franqueador, mediante algumas condições pré-estabelecidas em contrato.

Entre essas condições, o franqueado deverá oferecer ao franqueador todo o suporte necessário para a instalação, funcionamento e divulgação do negócio, bem como todo o know-how adquirido, para que a nova franquia seja uma escola bem-sucedida e estruturada.

Em troca, o proprietário da nova escola remunera a marca franqueadora pela concessão do direito de uso e também pela transferência de todo o conhecimento necessário para o negócio.

Considerando estes aspectos, a franquia torna-se uma das formas mais seguras para quem deseja empreender e abrir um empreendimento.

Existem vários tipos de franquias e para praticamente todos os segmentos de mercado. No caso de escolas de idiomas, este segmento está contido na categoria de Serviços Educacionais.

Para abrir uma franquia de escolas de inglês e idiomas de modo geral, o investimento médio é de R$ 150 mil.

Este valor pode variar bastante para baixo ou para cima, dependendo da marca que será franqueada. Já o retorno sobre o investimento pode levar de 1 a 2 anos de funcionamento.

Diferença entre marca nova e franquia

A principal diferença entre uma nova marca e uma franquia está na liberdade de inovação e de gestão.

Enquanto para uma nova marca há total possibilidade de se adotar novos métodos e ferramentas, ou do empreendedor agir exatamente do modo como achar melhor ou mais conveniente.

Para uma franquia há regras e padrões a serem seguidos, até mesmo com a didática de aula e materiais a serem utilizados.

Os benefícios de abrir uma franquia

Confira, a seguir, as principais vantagens obtidas por um empreendedor que opta pela abertura de uma franquia:

Suporte

Suporte completo, por parte do franqueado, para instalação e funcionamento das franquias.

Deve oferecer um plano operacional bem desenvolvido para as novas escolas de idiomas que levam a sua marca.

Marketing

O marketing para as escolas de idiomas já está todo desenvolvido pela marca.

Basta que o empreendedor passe a utilizá-lo em seu empreendimento.

Confiança

A associação com uma marca já conhecida pelo público garante maior confiança durante a captação de alunos.

É mais fácil um estudante optar por uma marca já estabelecida no mercado que por uma nova instituição.

Plano de ensino

Plano de ensino de idiomas já estabelecido.

O franqueador não precisará desenvolver metodologias para o ensino-aprendizado dos cursos oferecidos, uma vez que ele conta com as já desenvolvidas pela marca.

Portal do franqueado

É comum que as franquias de escolas de idiomas tenham acesso a um portal franqueado.

Isto é, um sistema no qual o empresário terá acesso a todas as informações necessárias para o seu negócio, além de se conectar à rede da marca.

Neste portal, é comum o empreendedor encontrar as artes oficiais para serem utilizadas nas campanhas de divulgação, por exemplo.

Além de todo o suporte necessário para administração do negócio e contato direto com a central.

Desafios de uma franquia de escolas de idiomas

Em contrapartida, para se associar a uma marca o empreendedor precisará enfrentar alguns desafios:

Taxa de franquia

O empresário deverá pagar uma taxa de franquia pelo direito de uso da marca e pela transferência de todo o suporte e conhecimento.

Essa taxa e suas condições de pagamento variam de marca para marca.

Geralmente, o valor é costuma ser maior para as marcas mais conhecidas e consolidadas no mercado, e algumas cobram, ainda, royalties.

Em média, as taxas variam de 10 mil a 50 mil reais, em um valor único, pago, geralmente, na assinatura do contrato.

Já os royalties, se houver, costumam ser cobrados mensalmente.

Estratégia padrão

Por estar associado a uma marca, o empreendedor será dependente das estratégias do franqueado, tendo uma autonomia limitada para inovação de seu negócio.

Tudo que fugir do plano proposto deverá ser autorizado pela marca.

Plano financeiro

O empreendedor deve se atentar ao plano financeiro e fluxo de caixa.

Estes dois pontos devem ser acompanhados de perto.

Todas as despesas – investimentos, reformas, marketing etc – deverão constar em planilhas bem organizadas.

O planejamento financeiro é essencial para o funcionamento de uma franquia.

Qualidade

A qualidade do ensino deve condizer com a marca e, portanto, o recrutamento de professores e profissionais qualificados para a unidade pode ser, também, um desafio.

Para ajudar neste ponto, indico a leitura do nosso artigo:

Gestão de pessoas: como recrutar os melhores docentes para sua instituição de ensino”.

Para fechar

Até aqui, você leu sobre o que é e como funciona uma franquia de escola de inglês e idiomas em geral e as vantagens e desafios de aderir a esse tipo de negócio.

Se deseja obter mais informações sobre como desenvolver a sua escola e obter o sucesso de seu negócio, não deixe de acessar nossos outros conteúdos.

Para não perder nenhum material, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Roger Garcia
por Roger Garcia