Como divulgar a sua escola de idiomas sem investir muito

Roger Garcia

Saiba de que forma sua escola pode se tornar conhecida utilizando estratégias de divulgação de baixo custo.

O mercado de cursos de idiomas no Brasil, atualmente, encontra-se altamente competitivo. Além de uma grande quantidade de escolas – estima-se que já existam mais de 7 mil unidades, é preciso lidar com a concorrência proveniente de cursos online e professores particulares.

Com isso, torna-se essencial investir em estratégias para promover sua marca, de modo a conseguir se destacar e atrair alunos – especialmente se sua escola é nova e pouco conhecida.

Muitos pensam que para fazer essa divulgação é necessário investir uma grande verba em publicidade e, por isso, acabam deixando de lado as estratégias de marketing para investir em outros aspectos.

Mas você sabia que existem diversas formas de obter mais visibilidade gastando pouco? Para saber mais, continue a leitura! Vamos mostrar como divulgar a sua escola de idiomas com um baixo investimento.

Exemplificação de um homem realizando a divulgação

 

Dicas para divulgar sua escola de idiomas sem investir muito

Gestores de escolas de idiomas, especialmente das que ainda são pequenas ou novas no mercado, precisam lidar com uma batalha diária: por um lado, existe a necessidade de divulgar seus cursos. Por outro, a verba disponível para essa finalidade que, normalmente, é bem restrita.

No entanto, existem diversas formas de conseguir tornar sua escola mais conhecida sem investir muito. Confira, agora, algumas delas.

1 – Use as redes sociais

Promover sua marca nas redes sociais é uma ótima solução para escolas que desejam captar e fidelizar alunos gastando pouco. Por isso, é importante estar presente naquelas que são mais utilizadas por seu público-alvo.

Em suas páginas nas mídias sociais, é possível publicar conteúdos interessantes e novidades sem nenhum custo. Além disso, elas permitem uma aproximação com o seu público, que pode enviar dúvidas ou sugestões e ser respondido por sua equipe.

No entanto, para alcançar sucesso nessa estratégia, é necessário estar ativo e publicar regularmente. Para isso, contar com um calendário editorial pode ser muito útil. Assim, será possível definir a frequência ideal de postagens, bem como os horários e os tipos de conteúdo com antecedência.

Com uma estratégia bem planejada, certamente sua escola começará a ter mais visibilidade e engajar seu público-alvo, obtendo mais seguidores que poderão vir a se tornar alunos.

2 – Crie um site

Atualmente, grande parte das pessoas faz pesquisas na internet antes de decidir adquirir um produto ou serviço. Se não encontram as informações sobre a empresa que procuram, acabam se frustrando.

Não ter um site pode passar uma imagem de pouco profissionalismo, afinal, ele é como um cartão de visitas online.

Sabendo disso, invista em um site institucional responsivo e de fácil usabilidade, de modo que os visitantes encontrem facilmente o que precisam. Adicione informações sobre os cursos, métodos de ensino e diferenciais da escola, além dos canais de contato.

O investimento para criar um site não é alto. É possível contratar um designer para isso. Mas, caso não haja recursos disponíveis no momento, você pode utilizar uma das diversas plataformas existentes para fazer um site simples.

3 – Produza conteúdo

Além do site institucional, uma ótima forma de divulgar a sua escola de idiomas sem gastar muito é contar com um blog para publicar conteúdos relevantes que gerem valor para o seu público-alvo.

Para isso, você deve conhecer o perfil de seus alunos, bem como suas principais dúvidas e necessidades. Assim, será possível selecionar e abordar os assuntos mais buscados por eles, desde que relacionados ao ensino de idiomas e temas correlatos.

As publicações devem ser feitas com frequência e podem utilizar diversos recursos, como vídeos e infográficos. Quanto mais interessante e relevante for o conteúdo, mais chances haverá de atrair e fidelizar leitores, que poderão se tornar leads e, posteriormente, alunos em sua instituição.

Ao produzir conteúdos que, de fato, são úteis e ajudam seu público a esclarecer dúvidas, sua escola ganhará credibilidade e, ao longo do tempo, passará a ser vista como autoridade nos assuntos abordados.

4 – Faça parcerias

Outra forma de divulgar a sua escola de idiomas sem gastar muito é realização de parcerias com outras empresas. Isso ajuda a alcançar mais pessoas de forma rápida, fácil e com baixo investimento, uma vez que os esforços de marketing são compartilhados, somando forças.

Para conseguir essas parcerias, você pode participar de eventos, feiras e cursos e fazer networking com profissionais de diversas empresas, sejam elas ligadas à sua área de atuação ou não.

É possível, por exemplo, fazer parcerias com agências de intercâmbio e empresas ligadas à gestão de instituições de ensino, tecnologia e comunicação.

Além disso, você pode se tornar parceiro de marketplaces educacionais como o Quero Bolsa, que proporciona grande visibilidade a escolas de idiomas, recebendo mais de 20 milhões de visitantes por semestre.

Mulher navegando em seu notebook no fundo, com texto convidando a captar mais alunos.

5 – Utilize marketing de recomendação

Quando a sua escola proporciona um bom atendimento e um ensino de qualidade aos alunos, bem como outros benefícios, isso ajuda a fidelizá-los. Com essa experiência positiva, eles passam a recomendar a escola para seus contatos e amigos, atuando como promotores.

Essa divulgação “boca a boca”, além de ser gratuita, é muito eficaz. Isso porque, atualmente, um dos fatores que mais influenciam na escolha por um produto ou empresa é a recomendação de outras pessoas, especialmente quando são conhecidas.

Contudo, somente propiciar uma boa experiência para os alunos pode não ser a forma mais eficiente de fazer marketing de recomendação. É possível induzi-los a indicar amigos fornecendo benefícios –  tanto para o indicador quanto para o indicado –, como bolsas e descontos.

6 – Busque obter mídia espontânea

A mídia espontânea produzida por um trabalho eficiente de assessoria de imprensa pode melhorar a imagem de sua escola, tornando ela uma referência no mercado educacional. Isso porque reportagens geram muita credibilidade para empresas – até mais do que os anúncios pagos.

Contudo, para receber uma cobertura espontânea, é necessário produzir conteúdos e notícias relevantes no momento certo, bem como construir boas relações com a mídia local.

Para isso, é muito útil contar com o auxílio de profissionais de relações públicas e assessoria de imprensa, que podem conseguir espaço para notícias e entrar em contato com representantes de veículos de comunicação. Além disso, podem elaborar e enviar comunicados para a imprensa.

Para lembrar

Agora você já sabe como divulgar a sua escola de idiomas sem gastar muito, aplicando estratégias que ajudarão a atrair e captar muito mais alunos. Vamos recordar os principais pontos do artigo?

  • Estar presente nas redes sociais permite se aproximar de seu público, atraindo e engajando alunos em potencial;
  • O site é como um cartão de visitas para as empresas, sendo indispensável atualmente;
  • Produzir conteúdo relevante ajuda a atrair mais alunos em potencial e a tornar sua marca uma autoridade no segmento;
  • Fazer parcerias é uma forma de obter mais visibilidade investindo pouco ao somar esforços com outra empresa;
  • Proporcionar aos alunos e pais uma boa experiência e incentivá-los a indicar sua escola a amigos são formas de trabalhar o marketing de recomendação;
  • Obter mídia espontânea gera credibilidade para a sua escola. Mas, para conseguir isso, é interessante contar com o auxílio de especialistas em relações públicas.

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Como divulgar a sua escola de idiomas sem investir muito

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