As instituições de ensino que se antecipam conquistam a praça. Saiba como captar 40% mais alunos com a matrícula antecipada

O mercado ainda não entrou no ritmo da captação para o inverno. Será que, mesmo assim, vale a pena iniciar os esforços de captação em maio? Certamente! Neste momento do semestre já existem muitos alunos à procura de bolsas no marketplace e poucas ofertas disponíveis.

Sendo assim, ter ofertas neste momento coloca a sua Instituição à frente da concorrência e otimiza, ainda mais, a sua captação. Ademais, essa campanha é responsável por 40% da captação do semestre e sua Instituição pode desfrutar dessa vantagem.

alunos descontraídos buscando ofertas

O perfil do aluno antecipado

O aluno que se antecipa para matricular-se tem um perfil diferente do aluno convencional. Em outras palavras, ele adianta processos para aproveitar as melhores condições disponíveis.

Isso é indício de um perfil mais analítico e planejado. As características desse aluno são:

  • Planejado: o aluno que faz a compra antecipada já planejou recursos financeiros, analisou todos os aspectos e escolheu a melhor opção do mercado;
  • Engajado: como os estudos fazem parte dos objetivos de vida desse aluno, ele tende a ser mais engajado, pois reconhece a importância de cada um dos investimentos financeiros realizados em sua vida. É comum que ele tire melhores notas e contribua para a melhora da reputação da IES frente ao mercado e reguladores.
  • Sensível à preços: aluno que faz suas escolhas antes da maioria, também é mais sensível a preços, já que está buscando com tanta antecedência.

Existe alguma relação entre a data de matrícula e a evasão?

Um problema comum a quase todas as instituições de ensino é a evasão. A boa notícia é que estudos realizados pela Quero Educação demonstram que o aluno que se matricula com antecedência tem perfil mais atento, organizado e possui o hábito de pesquisa de forma mais intensa.

Por ser mais engajado e planejado, esse aluno tem menores chances de evadir, já que este está mais preparado para o desafio acadêmico e financeiro.

É notório que investir nesse perfil de público contribui para a melhoria do índice de retenção da instituição de ensino. Sendo assim, faz sentido investir em iniciar a captação antecipadamente.

O gráfico abaixo demonstra a taxa de evasão do aluno que se matricula nos primeiros meses da captação, comparado com a do aluno que garante a bolsa no final do ciclo. Ele demonstra um potencial de receita muito maior no aluno early adopter – aquele que se matricula antecipadamente.

Por que vale a pena investir na captação desse perfil de aluno?

Vamos aos motivos:

  • O cliente só compra uma vez: os alunos escolhem a sua universidade antes do período oficial de matrículas. Portanto, você irá conquistar share na praça e consequentemente sairá na frente do seu concorrente;
  • Menores chances de evasão: este perfil de alunos tem menor tendência a evadir, uma vez que já terá tomado sua decisão com antecedência e planejamento.
  • A garantia de lotar turmas é maior: com antecipação,  sua instituição de ensino tem grandes chances de preencher grande parte das turmas antes do período de alta de matrículas.
  • Melhoria do fluxo de caixa: a IE irá receber a primeira mensalidade do aluno já no ato da matrícula, portanto terá melhoria imediata no fluxo de caixa.
  • Filas menores na secretaria: diluir o fluxo de alunos durante o ciclo de captação evita o sobrecarregamento da secretaria, propiciando uma melhor experiência para os alunos. Afinal, eles veem o atendimento com um fator para decidir se vão farão a matrícula ou não.

Por que captar antecipadamente em um marketplace?

Através do marketplace é possível atingir todos os públicos e, além disso, atrair alunos que não encontraram as oportunidades que desejavam disponíveis e, assim, irão optar por outra universidade.

Nossas estatísticas mostram que, em suma, mais de 70% dos alunos que pesquisam no Quero Bolsa estão indecisos. Eles fazem buscas sem especificar a instituição de ensino. Sendo assim, sabemos que estar presente em bem rankeado no marketplace pode ser o diferencial entre o seu potencial aluno escolher você ou o seu concorrente.

Conclusão

É nítido que existe uma demanda não trabalhada nos períodos de baixa de matrículas. Para ter-se uma ideia, 40% das matrículas do Quero Bolsa acontecem de abril a junho, o que reflete a realidade do mercado.

Então a pergunta é: sua IES está aproveitando este momento?

As faculdades que já inscreveram ofertas no Quero Bolsa estão maximizando a captura de valor sustentável. Antes mesmo do início da campanha, elas já estão obtendo ótimos resultados, garantindo a abertura e o preenchimento de turmas e o posicionamento estratégico no marketplace.

Participe da campanha

Ficou interessado e deseja aderir à campanha “Matrícula Antecipada” promovida pela Quero Educação? Basta clicar na imagem abaixo.

Boa captação!

Mktvirtual
por Mktvirtual