Entenda como a inteligência de mercado pode auxiliar na abertura de novos polos de educação, definição de portfólio, expansão e  perfil dos alunos

O Brasil tem mais de 2.400 instituições de ensino superior, sendo que a maior parte delas, cerca de 90%, são particulares. Apenas 18% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados no ensino superior, mas a meta do Plano Nacional de Educação é que, até 2024, 33% deles estejam matriculados.  

Além disso, as falas do atual ministro da educação indicam que o setor da educação privada pode crescer ainda mais e acolher um número cada vez maior de estudantes. 

Abrir um novo polo é um enorme desafio. Envolve plano de negócios, marketing e outros itens que costumam fugir à experiência dos educadores. Por isso tudo, possuir uma análise com maior profundidade sobre o cenário de atuação é imprescindível. Afinal, todo mundo deseja saber onde estão as melhores oportunidades e fazer as melhores escolhas, não é mesmo?

 

Entenda a relação entre Inteligência Educacional e a abertura de novos polos

Atualmente, a sociedade vive o advento da transformação digital. Com isso, cada vez mais, torna-se importante a tomada de decisão baseada em dados. Afinal, quase tudo pode ser metrificado, desde o comportamento nas redes sociais ao percurso dentro do site da instituição, por exemplo. Nos meios digitais, os algoritmos mostram os rastros dos alunos e possíveis alunos.

Precisamos de números que ilustrem a real situação da instituição e que apontem para onde devemos caminhar. Todavia, para que haja, de fato, estratégias assertivas baseadas em dados, precisamos fazer com que haja sinergia entre números e objetivos. A inteligência de mercado permite que você analise os principais processos da instituição, a fim de aproveitar um conjunto de dados amplo e conectado – o que oferece suporte às melhorias em toda a instituição. 

Estamos falando de uma visão global de seus dados durante todo o ciclo de vida do aluno. Essa forma de trabalho, além de afetar positivamente a experiência do estudante, também fornece informações sobre seu potencial aluno.

Então, o que você precisa conhecer para investir em inteligência de mercado na sua IES?

Dados

Em primeiro lugar, vem a coleta de dados demográficos , financeiros  e de comportamento dos alunos. Isso auxilia no gerenciamento de matrículas e aprimora a retenção desses estudantes. 

Existe também a coleta dos dados motivacionais de alunos inscritos, que preveem quem corre risco de evadir. Com efeito, tais dados são o alicerce que gera insights e ações. 

Portanto, pergunte: de que dados você precisa e onde estão? Como tornar certos dados acessíveis para obter insights adequados à sua instituição?

Insights

Em segundo lugar, estão os insights, sem os quais os dados não têm sentido. A gente percebe que o problema não é só a falta de dados, mas também a dificuldade de compreendê-los e solucioná-los. Dados corretos nas mãos erradas ou na hora errada acabam perdendo utilidade. 

Portanto, você deve perguntar: quais são os problemas você está tentando resolver? A quais perguntas você está tentando responder? Que insights lhe permitirão agir?

Ação 

Em terceiro lugar, está o item ação, que é tão importante quanto os anteriores. A comunicação entre os resultados está no centro da educação superior, já que agora somos capazes de rastrear dados a partir do momento em que são gerados. Desse modo, entendemos sua relação e impacto na abertura de novos polos. 

Portanto, as perguntas a fazer são: que ações você deve tomar para resolver os problemas que enfrenta? Que partes interessadas devem estar envolvidas no diálogo? Quem, na equipe terá coragem de enfrentar os problemas, a fim de adotar essa abordagem global?

Não abra mão dos dados demográficos na abertura de novos polos 

Existem vários dados demográficos que podem afetar a abertura de um novo polo educacional. Dados demográficos são usados para determinar o perfil do aluno e da demanda. Eles também determinam quais devem ser as estratégias de expansão.

Assim como as empresas, as IES conseguem identificar seus principais clientes por meio de várias características. Em seguida, segmentam consumidores com características semelhantes nos seus anúncios e promoções. 

Desse modo, a IES consegue mais resultados com seus investimentos de marketing, otimizando a captação de alunos.

Certamente, você conhece pelo menos uma escola (seja de informática, de cursos técnicos ou de outro segmento) que fechou poucos meses depois de ter sido inaugurada. Entre tantos motivos para isso, está a falta de demanda. 

Ter acesso aos dados demográficos é importantíssimo, pois mostra as melhores localidades para abrir novos polos EAD ou campi. A análise deles ajuda, inclusive, a identificar quais cursos terão mais procura de alunos em cada polo. 

Isso minimiza o risco de oferecer um curso que não é buscado naquela região. Imagine quantos recursos são desperdiçados sem a ajuda desses dados!

 

Acesso de dados em tempo real

Sabia que com a Inteligência Educacional da Quero você pode ter acesso às análises de inteligência de mercado em tempo real? Além disso, sempre que necessário, a ferramenta tem consultores para dar suporte a instituição. 

De fato, isso tudo é mais econômico e eficiente do que terceirizar os serviços ou mesmo fazer tudo isso dentro da própria IES. 

Se há desafios na expansão de polos, há também boas oportunidades, mas é preciso saber identificá-las. A Inteligência Educacional também pode te auxiliar. Por exemplo, você sabia que:

  • O número de polos autorizados a oferecer Ensino à Distância vêm crescendo e 1,7 milhão de alunos já são atendidos;
  • A ociosidade média nas salas de aula é de 39%;
  • 25% da demanda de alunos não ingressam no ensino superior devido à desvantagem dos preços;
  • As instituições poderiam recolher uma receita 19% maior se fizessem um planejamento eficiente e uma operação de captação.

Os estudos produzidos pela Inteligência Educacional podem tornar mais fácil medir, quantitativamente, a diferença de percepção de qualidade dos atuais alunos e a percepção de qualidade dos potenciais alunos. Alinhando bem os indicadores, conseguimos otimizar o ticket. 

Para lembrar

A educação tem metas que se modificam conforme as partes interessadas (alunos, pais, comunidade, governo, membros da instituição). O que a inteligência de mercado faz é otimizar os processos de negócios a fim de atingir essas metas.

Se você pretende expandir seus polos de educação, precisa investir em coleta, análise e interpretação de dados. Sem isso, é inviável conhecer as demandas e as oportunidades do negócio.

Conhecer a relevância e os benefícios da inteligência de mercado na abertura de novos polos é o primeiro passo em direção a uma gestão bem sucedida. Seja nosso parceiro e descubra como.

 

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por Mktvirtual