Entenda o que pode gerar a evasão e descubra maneiras de evitá-la.

O processo de captação de alunos  costuma ocupar a maior fatia do orçamento do marketing de uma instituição de ensino. Por essa e outras razões, as estratégias de captação precisam ser consistentes e focadas em resultados. No marketing offline, isso tem se tornado cada vez mais desafiador.

Na era da informação online e instantânea, fazer ações de marketing tradicional implica em lidar com algumas dificuldades práticas para captar.  A evasão de leads vindos do offline, por exemplo, é uma delas.

Neste artigo  vamos entender como e por quê isso acontece. Além disso, você vai conhecer formas simples e inovadoras de driblar a evasão de alunos.

Comece entendendo  melhor o comportamento dos leads do online e do offline.

A experiência dos clientes: leads do online x offline

Existem algumas diferenças cruciais entre a captação no online e no offline. Apesar disso, quando o assunto é marketing a experiência do cliente ainda pesa igual para o on e o off!  Antes de criar qualquer ação de marketing é preciso entender qual a demanda real do seu público. Você sabe como seus leads se comportam em cada situação?

Se a sua instituição sabe trabalhar a segmentação de público, uma boa hora para usá-la é nos diagnósticos sobre evasão!

Selecionamos três fatores que podem causar a evasão dos leads vindos do offline:

  • A dinâmica do tempo e o marketing agora;

Quem está no online tem senso de urgência. Alguns segundos a mais carregando a abertura de uma página e o lead pode desistir dos outros passos. A relação com o tempo nos procedimentos deve ter um ritmo ágil e seguir um fluxo no seu funil de vendas.

No caso da mídia offline, é impossível automatizar os processos. Se a sua instituição de ensino não nutrir os leads de alguma forma o contato deixado há semanas vai se perder. Ter um ritmo frequente de comunicação é fundamental para construir relacionamentos com o lead! E relacionamentos atraem novos negócios e espantam a evasão.

  • A missão do atendimento ao aluno;

Seja no online ou no offline, o seu atendimento ao aluno precisa ser de excelência. No caso do online, há várias formas de nutrir um lead até ele chegar nesta etapa. Já no offline, não é possível “preparar o terreno” antes do atendimento entrar em contato. E se o seu atendimento não estiver extremamente alinhado a este processo, ele pode atrapalhar mais do que ajudar.

Abordar no momento ideal, saber ouvir e oferecer as soluções que o lead precisa. Será que você tem feito isso com seus leads do marketing offline?

  • A má distribuição de orçamento;

Muitas instituições de ensino investem altos valores em grandes ações promocionais offline. O erro comum é que investir em algo que você não consegue mensurar é como rasgar dinheiro.  A captação de alunos é um processo que envolve planejamento antes, durante e depois.

Por ter processos online e automatizados, o marketing digital pode ser até 65% mais barato do que outras estratégias. Além disso, o online permite analisar dados, feedbacks e mensurar resultados.

No offline não há meios para construir uma estratégia similar de relacionamento com o lead. Experimente realocar parte da sua verba para construir uma estratégia que misture online e offline. Leve a demanda para o financeiro e eles saberão como iniciar os testes.

Formas de abordagem e a evasão dos leads do offline

De acordo com a pesquisa global “Fraude e Identidade” da Serasa Experian, 8 em cada 10 brasileiros se preocupam com a divulgação de seus dados pessoais na internet.  A informação pode até parecer não ser boa para a geração de leads através do marketing digital, mas é.

O brasileiro mostra-se preocupado porque está cada vez mais consciente dos processos onlines. O mesmo estudo traz outros dados bem interessantes para analisar a evasão de leads vindos do offline. Veja:

  • 72% dos brasileiros entrevistados estão dispostos a passar por processos mais completos ao abrir uma conta online caso as etapas dos acessos futuros forem reduzidas.
  • Para 56% dos consumidores do país, não há problema em fornecer mais dados em transações eletrônicas, caso isso gere benefícios a eles.

Basta usar a inteligência educacional para analisar os dados e entender o diagnóstico. Quanto mais as pessoas são impactadas por boas estratégias de marketing digital, mais elas entendem a dinâmica. O contraponto é que, na mesma medida, elas vão abandonando a ideia de que passar dados via offline é seguro.

A sensação de segurança e, novamente, a qualidade da abordagem no atendimento, são palavras-chaves contra a evasão. A presença do digital já é tão forte no cotidiano das pessoas, que a lógica da sensação de segurança se inverteu.

Atualmente o mundo online possui recursos como a nuvem, os prints, e- mails e os chatbots. Tudo isso tem soado mais natural e seguro do que abordagens físicas.

Nesta nova dinâmica em transformação, as instituições de ensino precisam capacitar suas equipes e adaptar-se em busca da inovação.

Contornando a evasão do offline: tendências e estratégias

Apesar do cenário em constante mudança para as instituições de ensino, especialistas em consultoria de Inteligência Educacional apontam alternativas:

  • Fortalecer as estratégias de captação deve fazer parte da cultura da empresa. A gestão deve ser engajada em entender e reagir a partir de mudanças sociais, comportamentais e de mercado.
  • Integre as ações no off-line com o on-line! Em um cenário com uma comunicação cada vez mais fluida e efêmera, esse é o caminho. O offline não pode mais caminhar sem uma parceria estratégica com o online.
  • Treine sua equipe de atendimento! O atendimento é o ponto de partida e também o de conclusão. A função do atendimento é buscar pelas melhores soluções para as dores dos alunos. O lead precisa sentir autoridade e segurança ao conversar com seu time.

Combater a evasão e manter as salas de aula lotadas é o desafio diário de todas as instituições de ensino. Só trarão resultados, de fato, aquelas que souberem interpretar o momento de transformação que o marketing offline vive.

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por Mktvirtual