Essa técnica, quando bem aplicada, pode inspirar e te ajudar a captar novos alunos para sua instituição.

 

Tempo de leitura: 5 minutos. Você vai ler sobre:

 

  • A origem e importância do Storytelling para o mercado educacional;
  • Principais benefícios que o Storytelling pode proporcionar para a sua instituição;
  • Checklist prático.

 

As campanhas publicitárias  elaboradas pelo seu departamento de marketing hoje, traduzem o diferencial da sua universidade e o valor da sua marca?

Uma pesquisa realizada recentemente pela empresa Forebrain, sobre o uso de diferentes tipos de ações de publicidade, apontou que os sentimentos são capazes de influenciar diretamente no processo de tomada de decisão dos consumidores.

Portanto, campanhas que apresentaram técnicas de Storytelling foram melhor recebidos pelo público e despertaram maior interesse sobre os produtos e serviços.

Storytelling nada mais é do que a capacidade de contar histórias relevantes e que comovem de modo profundo o seu público alvo.

O tema se tornou uma tendência no mundo dos negócios a partir do ano 2006, juntamente com a popularização da Internet no Brasil e em 2011, virou o assunto principal do maior festival publicitário mundial; o Cannes Lions.

Mas como essa técnica pode te ajudar a captar novos alunos para sua instituição de ensino?

Além de responder à essa e outras perguntas, com esse artigo também oferecemos dicas práticas para te ajudar a implantar a técnica Storytelling de modo efetivo.

 

Leia também: Atendimento ao Aluno: A importância de saber ouvir

 

storytelling para captar novos alunos

 

Quais benefícios o uso do Storytelling pode proporcionar para a sua instituição?

 

Afinal, o que a sua instituição de ensino pode agregar aos potenciais alunos, que as concorrentes não são capazes de oferecer?

Como a sua universidade pode transformar a vida desses alunos?

Contar histórias verdadeiras e que causem um alto impacto no seu público alvo é um modo eficaz de responder essa e outras questões.

Sendo assim, utilizar técnicas de Storytelling nas campanhas publicitárias da sua instituição de ensino, pode promover três benefícios essenciais: 

  1. destacar-se entre os concorrentes: Neil Patel afirmou, em um de seus estudos, que nosso cérebro é incentivado a responder gatilhos emocionais. Portanto, desenvolver campanhas publicitárias que despertem emoções e impactem o público-alvo de modo efetivamente marcante é a grande chave para destacar-se entre as demais universidades da praça e captar novos alunos.
  2. criar um relacionamento entre o aluno e a marca: O Storytelling torna possível a criação de um vínculo sólido entre o aluno e a instituição de ensino a partir dos gatilhos emocionais, o que aumenta as chances de esse aluno vir a recomendar a marca em suas redes sociais e grupos de amigos.
  3. aumentar o número de alunos matriculados: Uma pesquisa realizada recentemente pela Adversiting Research Foundation revelou que o que, na maioria das vezes, o que impulsiona potenciais clientes a tomarem uma decisão de compra é a ligação afetiva que constroem em relação a uma marca e não os benefícios que a empresa oferece.

 

Leia também: As principais tendências do mercado educacional para 2019

 

Checklist: Como implantar uma estratégia de Storytelling nas campanhas publicitárias da sua instituição?

Agora que você já conhece a importância que uma boa história tem para estratégia de captação da sua instituição de ensino, chegou o momento de descobrir como implantar essa técnica de modo eficaz em suas campanhas publicitárias para captar novos alunos:

 

  • Personagens marcantes

Ao invés de contratar jovens modelos de uma agência, gastar um budget que poderia estar sendo investido em outros canais e criar roteiros que replicam possíveis desafios dos universitários, que tal convidar alunos com histórias reais para protagonizarem suas campanhas publicitárias?

É necessário criar uma conexão emocional com o público-alvo, portanto, utilizar artifícios que possibilitem que seus potenciais alunos se conectem com a marca da sua instituição de ensino é a melhor estratégia.

A Quero Educação investiu no Storytelling em sua mais nova campanha, convidando alunos que garantiram bolsas de estudo através do site Quero Bolsa para protagonizarem as peças e compartilharem sua história:

 

https://youtu.be/XMJIv1BYHaw

 

O curso Poliedro, localizado na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, também apostou no Storytelling para divulgar o início de suas matrículas:

 

 

A universidade Cesar Vallejo, localizada na cidade de Trujilo, no Peru, também utilizou a técnica em sua campanha publicitária:

 

 

  • Conflitos inescapáveis

São as forças antagônicas que podem impedir as personagens de realizarem seu desejo. É necessário provar, com a sua história, que a sua instituição de ensino é maior que qualquer possível impedimento.

Descubra quais são os principais desafios enfrentados por seu público-alvo, na hora de decidir ingressar no ensino superior e mostre, em sua campanha publicitária, que a sua universidade é capaz de oferecer soluções para eles:

 

  • Se ele não pode investir em mensalidades altas, fale dos possíveis descontos;
  • Se não existe um polo físico na cidade onde ele mora, ofereça a opção EaD;
  • Se ele está indeciso sobre sua futura carreira, disponibilize orientação vocacional.

 

Ter uma solução para cada um dos possíveis contra-argumentos, é a melhor maneira de transformar um aluno interessado em um aluno matriculado.

 

  • Mensagem

Saber qual o principal diferencial da sua universidade e seus valores, é extremamente importante.

 

  • Afinal, o que torna a sua instituição de ensino especial?
  • Qual valor a sua universidade vende?
  • Por que esse aluno precisa escolher a sua faculdade?

 

Responder à essas perguntas de modo claro e objetivo, em suas ações publicitárias, é o que irá fazer a real diferença.

A Vivo por exemplo, vende através de seu slogan “Conectados vivemos melhor”, que escolher a sua operadora torna possível que o usuário tenha melhor qualidade de vida e fácil acesso à rede e telefonemas.

Para transmitir essa mensagem, investiu em uma estratégia de Storytelling; recontar a história de um famoso casal e provou como esteve presente e foi necessária para o desenrolar de cada cena:

 

https://www.youtube.com/watch?v=kCNFMYe7mcU

 

  • Elemento surpresa

Pense fora da caixa.

Desenvolva cada uma das suas campanhas com o objetivo único de surpreender seus potenciais alunos e alimentar as expectativas que possuem em relação à sua universidade.

A surpresa é um recurso que, quando bem utilizado, torna possível a liberação de adrenalina no cérebro e permite a consolidação da memória, eternizando sua marca.

A Unicesumar investiu no Storytelling e trouxe um elemento surpresa impactante e inesperado, confira:

 

 

  • Impacto visual

De nada adianta ter uma boa história e não acertar no formato visual da campanha.

Uma pesquisa realizada pela Academia Nacional de Ciências dos EUA mostrou que o cérebro reage a estímulos visuais como se estivesse sentindo-os por tato.

Portanto, é necessário pensar em um visual que impacte o seu potencial aluno, reforce a identidade da sua marca e comunique sua mensagem com eficiência.

Um exemplo disso é a campanha realizada pela Universidade de Cambridge no Reino Unido, que utilizou ilustrações e animações gráficas para explicar como os alunos poderiam ingressar na instituição:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ieV3qKi_2bE

 

Leia também: Como gerar leads para a instituição de ensino

 

Para lembrar

 

Storytelling, não é exatamente um conceito novo.

Os seres humanos contam histórias desde seu surgimento, há cerca de 200 mil anos.

No entanto, há pouco tempo esse conceito tem sido aplicado como estratégia de marketing. Afinal, através do Storytelling é possível:

 

  • Educar clientes; ensinando-os a utilizar um determinado serviço ou produto.
  • Falar de tendências; compartilhar novidades e tendências do mercado.
  • Dividir cases de sucesso; contar a experiência positiva de outros clientes com a marca.
  • Inspirar; construir um relacionamento sólido e emocional com o cliente através de histórias inspiradoras.
  • Compartilhar a história da empresa; através de depoimentos de funcionários e fundadores.

 

Para isso, lembre-se de sempre falar a verdade e utilizar o Storytelling para compartilhar os reais valores e objetivos da sua instituição de ensino. 

Aproveite também para mostrar seus principais dados e diferenciais, quando bem apresentados, podem ser por si só, um discurso de vendas.

Gostou desse artigo e gostaria de conhecer mais sobre as soluções que a Quero Educação pode oferecer para a sua instituição de ensino? 

 

Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza