A sua faculdade é a melhor opção para captar alunos transferidos?

Captação de Alunos 25 de março, 2019

sala de faculdade vazia

A sua faculdade é a melhor opção para captar alunos transferidos?

Captação de Alunos 25 de março, 2019

Confira 7 ações para captar alunos transferidos e ser a melhor opção para os estudantes.

Captar alunos transferidos de outras instituições de ensino é uma estratégia muito importante e que vale a pena ser levada em consideração pelo gestor de uma universidade.

A transferência de alunos entre instituições de ensino superior são garantidas pelo Ministério da Educação, através da Lei 9394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

No artigo 49, a lei estabelece o seguinte sobre transferência de alunos: “as instituições de educação superior aceitarão a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e mediante processo seletivo”.

Além disso, a transferência de alunos pode representar uma oportunidade para a IES preencher as vagas remanescentes do período de captação de alunos para novas turmas, além das carteiras que vagaram devido à evasão de alunos.

Confira, neste artigo, como captar alunos transferidos, tornando-se a melhor opção para os estudantes vindos de outras instituições de ensino.

Leia também:

O problema das carteiras vazias

Além das vagas não preenchidas no período de captação, um dos principais temores do gestor de uma universidade é lidar com a evasão de alunos.

Esses dois problemas afetam diretamente o faturamento da instituição e representam um grande prejuízo financeiro. Uma carteira vazia significa que a faculdade não está atingindo a sua receita potencial e nem recebendo o retorno sobre o investimento realizado para a captação e retenção de alunos.

Além disso, uma carteira vaga é muito difícil de ser recuperada. Mas, ao se manter firme e motivado a reverter essa situação, o gestor pode transformar esse problema em uma oportunidade.

Motivos da evasão escolar

A evasão de alunos pode indicar alguns pontos nos quais sua instituição de ensino precisa melhorar. Para isso, é necessário um acompanhamento dos índices de evasão e dos motivos que levaram seus alunos a abandonarem o curso.

Para saber mais sobre a evasão de alunos, os seus principais motivos e como evitá-la, recomendo a leitura de um artigo que elaboramos exclusivamente sobre esse assunto, repleto de dados relevantes: Como evitar a evasão de alunos durante o curso.

Entre os principais motivos da evasão escolar estão itens que podem ser solucionados e que, muitas vezes, o aluno irá encontrar em uma outra instituição de ensino. Confira alguns:

  • Valor da mensalidade
  • Dificuldade de adaptação
  • Falta de identificação com o curso e faculdade escolhidos
  • Insatisfação com o método de ensino
  • Descontentamento com a infraestrutura
  • Dificuldade de deslocamento

Melhorar os principais motivos de evasão escolar garante à instituição de ensino, além de diminuir sua própria taxa de evasão, atrair os alunos que evadiram de outras faculdades.

Ou seja, desenvolver uma estratégia para captar alunos transferidos é uma ótima oportunidade para preencher as carteiras vazias e melhorar o faturamento da instituição.

Como captar alunos transferidos de outra IES

Confira, a seguir, 7 ações que ajudarão sua instituição tornar-se a melhor opção para os alunos transferidos:

1 – Aproveitamento de estudos: valorizar o conhecimento adquirido pelo estudante na outra instituição e o seu esforço para isso é muito importante para atrair e reter um aluno transferido. Não é interessante para ele rever conteúdos já vistos quando ele poderia estudar novas disciplinas e avançar na grade curricular. Para isso, uma comissão formada pelo gestor e docentes irá analisar o histórico do aluno e os planos de ensino apresentados pelo aluno ao solicitar aproveitamento de estudos. Caso haja convergência de conteúdos, o aluno é, então, dispensado dessas disciplinas, considerando-as já concluídas.

2 – Benefício financeiro: o principal motivo de evasão escolar é o preço das mensalidades. Oferecer um desconto para o aluno transferido de outra IES é um grande atrativo para que ele escolha a sua instituição. Vale lembrar que a cobrança de matrícula para esses alunos é vedada por lei.

3 – Equipe de atendimento capacitada: a chave para captar alunos transferidos é contar com uma equipe preparada para o atendimento desses alunos. Quando um aluno busca a transferência de curso ou instituição, é porque ele está insatisfeito. É importante saber ouvir o aluno, identificar seus problemas e necessidades e oferecer a melhor solução. Todo o procedimento de transferência também deve ser muito bem explicado a esse estudante. Ao atender um aluno que busca a transferência, o processo de vendas, que geralmente é mais demorado, passa a ser reduzido, assimilando várias etapas em um único atendimento.

4 – Segmentação: uma estratégia que pode ser efetiva para captar alunos transferidos é através do marketing direcionado a esses estudantes. Através da segmentação, os alunos transferidos passam a ser um público-alvo específico, o que demanda estratégias de marketing e publicidade direcionadas. Campanhas de captação fora da temporada, folders exclusivos sobre transferência e divulgação de conteúdo específico nas redes sociais são ótimos exemplos de ações de marketing direcionado.

5 – E-mail marketing: essa ferramenta é muito importante quando se fala de captação de alunos transferidos. A divulgação de informações sobre transferência de alunos e das vantagens em se escolher sua instituição irão atrair a atenção desses alunos. Além disso, muitos alunos transferidos já são leads da instituição. Muitas vezes, esses alunos já buscaram informações sobre sua IES e forneceram seus dados de contato, como o e-mail, antes de se matricularem em outra faculdade. Ao se decidirem pela transferência, um e-mail marketing recebido pode fazer a diferença na escolha do aluno.

6 – Marketing de Conteúdo: uma forma de atrair os alunos transferidos ou que consideram a transferência de curso ou instituição é por meio da divulgação de conteúdos específicos sobre o assunto, utilizando as técnicas e ferramentas do Marketing de Conteúdo.

7 – Informações no site institucional: para que seja facilmente considerada uma opção para esses alunos, a instituição de ensino precisa deixar claro que aceita captar alunos transferidos de outras IES. Para isso, nada melhor que disponibilizar essa informação no site institucional, além de explicar quais os procedimentos a serem tomados.

Dica de leitura: Entenda o que é a Jornada do Aluno e descubra como utilizá-la para captar mais

Para lembrar

Como você chegou até aqui, então é porque compreendeu a importância de se adotar uma estratégia para captar alunos transferidos de outra instituição de ensino.

Essa estratégia é uma ótima oportunidade para aumentar o número de alunos matriculados e melhorar o faturamento da instituição de ensino.

Além de preencher as vagas remanescentes da temporada de captação, os alunos transferidos também assumem as carteiras vazias da evasão escolar.

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Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza

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