Confira as principais tendências para captar alunos para escolas de idiomas e conquiste o sucesso de sua instituição.

Nos últimos tempos, a sociedade tem vivenciado um constante processo de globalização. A demanda por cursos de línguas tem crescido, o que aumentou consideravelmente o número de instituições de ensino. Mas como enfrentar um mercado tão exigente e competitivo e captar alunos para escolas de idiomas?

O primeiro passo para se alcançar o sucesso de uma instituição de ensino é entender esse mercado para, então, compreender as exigências do público e renovar as estratégias de captação.

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O mercado de idiomas

A sociedade como um todo se transformou com a globalização: desde a cultura, especialmente pelo cinema e música, à economia, através do comércio exterior e da abertura de multinacionais no mundo todo.

Dessa maneira, o domínio de outras línguas se tornou uma necessidade cada vez maior, e o próprio mercado de trabalho têm exigido de seus funcionários o conhecimento dos idiomas mais utilizados no mundo, que são o inglês e o espanhol.

Diante desse contexto, surgem no mercado diversas escolas de idiomas – e profissionais autônomos – que oferecem cursos de línguas com a promessa de um rápido aprendizado. Entretanto, nem todas as instituições possuem qualidade que atendam a expectativa do público, conforme aponta o Sebrae.

Além disso, muitas instituições estrangeiras se instalaram no Brasil a fim de disponibilizar cursos de idiomas nas mais diferentes línguas e com profissionais altamente qualificados. Esse fato aumenta a concorrência e a exigência por métodos de ensino com mais qualidade.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de Educação, Idiomas e Treinamentos é um dos mais tradicionais no mercado de franquias e é o que mais cresce no país. Em 2017, esse segmento atingiu um crescimento de 15% e sua participação no faturamento do mercado de franchising chegou a R$ 2,718 bilhões.

Mesmo durante a recente crise econômica que o país tem enfrentado, há, ainda, muitas oportunidades para o mercado educacional, sobretudo para as escolas de idiomas. Esse assunto, inclusive, foi discutido no congresso da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), realizado em 2017 na cidade de São Paulo.

De acordo com os profissionais participantes do evento, conforme apurado pelo Sebrae, os campos mais discutidos e promissores desse mercado foram a educação à distância (EAD) e o ensino de idiomas.

“É um segmento que ainda tem muito crescimento orgânico para acontecer. Eu acredito que crescimento orgânico ainda existe, ganhando participação de mercado. E você está investindo também em capital humano, no futuro do país”, afirma Beatriz Amary, diretora da Actis, durante o congresso.

Segundo uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, os cursos de idiomas são os mais procurados na internet como opção de EAD, com 59% de preferência pelo público. Esse dado indica a grande demanda para esse mercado e uma excelente oportunidade de investimento.

 

captar alunos para escolas de idiomas

Os principais benefícios de renovar as estratégias de captação

Confira as vantagens de inovar nas estratégias de sua instituição de ensino e adotar novas tendências para captar alunos para escolas de idiomas:

  • Posicionamento no mercado: se você adota uma nova e atual tendência de captação é porque tem compreendido a dinâmica do mercado. Dessa forma, sua escola consegue acompanhar esse movimento e se posicionar positivamente, vencendo os seus concorrentes.
  • Alcance de público-alvo: ao aplicar novas estratégias, sua instituição expande seu alcance, saindo de um ponto que talvez não esteja dando muito resultado para focar em segmentos de potenciais clientes que ainda não haviam sido atingidos.

Texto sobre captação de alunos para escolas de idiomas, mulher ao fundo no notebook

  • Aumento no número de matrículas: como o principal objetivo é captar alunos para escolas de idiomas, o número de alunos matriculados irá aumentar, atingindo e até superando as metas de captação.
  • Redução de custos: renovar estratégias significa parar de investir em algo que está custando dinheiro mas não está trazendo bons resultados e converter o investimento para ações que melhorarão esse cenário.
  • Maior faturamento: com mais alunos matriculados e redução de custos, o retorno sobre o investimento (ROI) será maior, ou seja, a escola contará com um faturamento mais rentável.
  • Inovação e qualidade: ao adotar novas estratégias e ferramentas, a escola, automaticamente, inova em todos os seus setores, desde o marketing e atendimento à metodologia de ensino, melhorando a qualidade e profissionalismo da instituição.

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As principais dicas sobre como captar alunos em escola de idiomas

Confira aqui como alavancar as matrículas de sua instituição:

 

  • EaD: conforme apontado acima, os cursos de idiomas é a maior demanda para o ensino online, o que corresponde a 59% de preferência do público. Além de apresentar uma ótima oportunidade de investimento, o ensino à distância representa menores custos para a instituição. Há, também, a opção de cursos semipresenciais, ou seja, o aluno assiste algumas aulas no espaço físico da instituição e as demais ele cursa online.

 

  • Participação em eventos: a presença de sua escola em feiras e eventos educacionais é uma ótima estratégia para captar alunos. Nesses tipos de evento, é possível montar um stand para divulgação da escola e dos cursos e abordagem de potenciais alunos pela equipe de atendimento. É um contato cara a cara com o público, que é mais pessoal e humanizado, tornando mais fácil o convencimento.

 

  • Marketing digital: o principal perfil dos alunos das escolas de idiomas estão sempre conectados à internet e acessam a rede para pesquisar as melhores opções de cursos e, então, decidir pelo processo de matrícula. Investir no Marketing Digital e em todas as ferramentas disponíveis (redes sociais, e-mail marketing, etc) garante alcançar esse potencial cliente para, então, convencê-lo a escolher a sua instituição. Saiba mais sobre o assunto no artigo “Marketing educacional: como captar alunos online”.

 

  • Múltiplos canais de atendimento: quanto mais canais de comunicação a sua escola possuir, maiores são as chances de converter matrículas. Entretanto, é necessário que estes canais estejam funcionando corretamente, para não causar o efeito contrário. Invista nas redes sociais, WhatsApp, telefones, atendimento no balcão, SMS, e-mail etc.

 

  • Promoções e bolsas de estudo: o preço das mensalidades é um grande diferencial na hora de se optar por um curso de idiomas. Oferecer descontos e bolsas de estudo representa uma vantagem competitiva para sua instituição, pois atrai mais alunos em potencial e alavanca o número de matrículas.

 

  • Marketplace: uma excelente estratégia para divulgar uma instituição de ensino e os seus cursos, além de captar alunos para escolas de idiomas é, sem dúvida, a presença em marketplaces. São muitos benefícios em uma só ferramenta. Além de ser mais um canal de comunicação e atendimento, uma parceria com o Quero Bolsa, por exemplo, significa investimento em marketing digital e no gerenciamento de bolsas de estudo.

 

SAIBA MAIS: Como ser a melhor opção para o aluno nos marketplaces

 

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Para lembrar

Agora que você conheceu as principais estratégias para captar alunos em escolas de idiomas, vamos relembrar os principais pontos sobre este conteúdo:

  • Saber um novo idioma tornou-se uma exigência do mercado de trabalho e um requisito para conviver melhor na sociedade.
  • Estudar uma nova língua será sempre uma necessidade e, por isso, novas estratégias representam oportunidades em momentos de crise.
  • Compreender o mercado e entender as suas exigências é fundamental para o sucesso de uma instituição de ensino.
  • A parceria com uma plataforma de marketplace é uma solução ideal para o seu negócio.

Como chegou até aqui, tenho um convite especial para você! Converse, gratuitamente, com um de nossos especialistas sobre as necessidades de sua instituição de ensino. Estamos preparados para ouvi-lo e oferecer a melhor solução para o seu negócio.

Roger Garcia
por Roger Garcia