A importância de coletar feedback dos alunos para a gestão educacional

Avatar

Do primeiro atendimento ao pós-vendas, coletar feedback dos alunos  fortalece a sua gestão educacional

Coletar feedback dos alunos é uma tarefa muito importante, porém acaba sendo negligenciada por algumas instituições de ensino. A avaliação feita pelo cliente é um recurso utilizado pelas empresas para medir o grau de satisfação de seus consumidores. Além disso, é possível compreender quais os pontos fortes da instituição e o que precisa ser melhorado.

Manter os alunos satisfeitos e retê-los durante todo o curso é um desafio diário para as instituições de ensino que desejam se destacar no mercado educacional.

Atualmente, oferecer um curso com qualidade já não é suficiente para atrair e reter um aluno. Com o aumento das opções disponíveis no mercado, a busca pela qualidade de ensino cada vez melhor é uma obrigação das instituições.

No fim das contas, o que diferencia uma faculdade da outra é a satisfação de seus alunos. Em outras palavras, a preocupação extra dos gestores com o bem-estar do estudante.

Desse modo, os próprios clientes – ou alunos, no caso de uma instituição de ensino – funcionam como um termômetro. O feedback irá indicar se o seu negócio vai bem ou não. Por isso, é necessário que um gestor esteja sempre atento ao que os alunos dizem.

Dica de leitura: O atendimento ao aluno e a importância de saber ouvir

pessoas segurando balões de feedback degestão educacional

 

O feedback no processo de vendas

Os consumidores querem ter suas expectativas superadas. Portanto, coletar feedback dos alunos, constantemente, é uma ferramenta poderosa que irá auxiliar no planejamento de ações para conquistar e reter os alunos.

Dessa maneira, é preciso olhar com atenção para todas as etapas do processo de vendas, que vai desde a prospecção até o pós-vendas e fidelização do cliente. Essas etapas geram um impacto significativo na satisfação de seus alunos.

O feedback dos alunos, então, deve ser coletado desde o primeiro atendimento e manter-se constante durante todo o curso, no processo de pós-vendas.

Indico a leitura de um artigo exclusivo sobre esse assunto: Como criar um processo de vendas para captar mais alunos.

Por que coletar feedback dos alunos?

Confira, a seguir, os principais benefícios que coletar feedback dos alunos irá proporcionar à sua instituição de ensino:

  • Evita a evasão escolar: um dos maiores desafios de um gestor de instituição de ensino é diminuir e evitar a evasão de alunos. Através do feedback, é possível identificar as causas que levam um aluno a desistir do curso. Também é prssível orientar o gestor a direcionar esforços para resolver esses motivos específicos.
  • Conhecimento do público: como o público-alvo de uma instituição de ensino é bastante diverso, torna-se difícil definir um perfil bem específico. Por meio do feedback e das pesquisas, o gestor consegue levantar informações importantes para sua satisfação.
  • Segmentação: a segmentação é uma ferramenta que pode definir o sucesso de qualquer negócio em curto prazo. Desse modo, é possível, por meio do feedback, segmentar seu público interno, por exemplo, entre alunos satisfeitos e insatisfeitos. Direcionando os esforços para a retenção dos alunos insatisfeitos.
  • Identificação dos problemas: um dos principais objetivos de se coletar feedback dos alunos é identificar os problemas e pontos negativos da instituição, a fim de resolvê-los e melhorá-los.
  • Identificação dos pontos fortes: não somente os problemas serão identificados ao coletar feedback dos alunos, mas também os pontos positivos. Dessa forma, o gestor saberá o que diferencia sua instituição das outras. Também é possível utilizar essas qualidades na divulgação dos cursos e no processo de atração e captação de novos alunos.
  • Relacionamento com o aluno: coletar feedback dos alunos é uma forma de melhorar o relacionamento com eles, tornando o atendimento mais próximo e pessoal.
  • Potencializa o marketing de defensores: ao desenvolver esse tipo de relacionamento, o estudante se sente mais valorizado. Isso potencializa as chances dele recomendar a faculdade para outros potenciais clientes. A indicação feita por um aluno é chamada de marketing de recomendação ou defensores, uma ferramenta muito importante para atrair novos alunos.

quadro negro escrito feedback

Para lembrar

Como forma de fixar o aprendizado sobre esse conteúdo, é importante ressaltar alguns pontos:

  • O próprio cliente é um termômetro de seu negócio. O que ele diz no feedback indica se a sua empresa está indo bem ou não;
  • O feedback é uma forma de descobrir os pontos positivos e negativos de sua instituição. Isso pode ser ransformando em oportunidades para crescer e evoluir;
  • Coletar feedback dos alunos garante o desenvolvimento de uma relação mais próxima e pessoal, que é muito importante para o sucesso de uma gestão.

Agora que você já sabe sobre a importância de coletar feedback dos alunos para uma instituição de ensino, comente aqui o que achou sobre esse artigo. Nos deixe, também, o seu feedback!

Se deseja receber, periodicamente, conteúdos valiosos e importantes. Não deixe de assinar a nossa newsletter. É prático, rápido e gratuito.

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

A importância de coletar feedback dos alunos para a gestão educacional

Tempo de leitura: 3 min