Confira como aumentar o volume de matrículas da sua faculdade com o auxílio das melhores opções do mercado digital.

Tempo de leitura: 6 minutos. Você vai ler sobre:

  • Ferramentas para terceirizar serviços da IES
  • Ferramentas para maximizar sua captação
  • Ferramentas de marketing e vendas em geral

A captação de alunos é um processo naturalmente intenso para as faculdades. Um plano de execução conta com diferentes frentes, para que se possa maximizar o número de matrículas realizadas nas instituições de ensino.

Quais ferramentas você tem utilizado para fazer com que suas ações sejam bem-sucedidas e alcancem de forma efetiva o público-alvo da sua IES?

Contar com empresas parceiras para potencializar a captação de alunos da sua faculdade é um fator muito importante, pois suas possibilidades de atuação no mercado educacional se expandem.

Além disso, você conta também com um know-how de empresas que possuem experiência nos setores que atuam e indicam os caminhos mais confiáveis para alcançar as suas metas de captação com qualidade.

Após a leitura deste texto, você irá ter acesso a um panorama repleto de diferentes ferramentas oferecidas por empresas focadas no mercado educacional e incríveis ferramentas de marketing que podem te auxiliar no seu plano de captação:

ferramentas digitais para maximizar seu número de matrículas

1 – Ferramentas para terceirizar serviços da IES

São diversas as opções disponíveis atualmente no mercado para aprimorar a sua comunicação com um potencial aluno. O telefonema ainda é um canal muito importante, mas você sabia que o WhatsApp também pode ser uma ótima ferramenta para a captação da sua IES?

Muitas faculdades não contam com espaço ou colaboradores suficientes para realizar o atendimento ao aluno, e é nessa frente que o Grupo Unite atua. A empresa promete um atendimento humanizado e com tecnologia de CRM próprio para os seus alunos

Com quase duas décadas de experiência no mercado educacional, a Unite oferece soluções em plataformas proprietárias de disparos de SMS, WhatsApp, tele mensagem, e-mail marketing, chat, entre outros.

Se a sua instituição de ensino precisa de apoio na área do marketing, a Educa Worlwide possui números impressionantes de captação ao redor do planeta. Com experiência de mais de trinta anos na área educacional, a empresa conta com mais de 1500 clientes atendidos e mais de 7 milhões de alunos captados.

A empresa oferece como um de seus principais serviços um software próprio com foco no segmento educacional. Assim é possível ter integração com o CRM e conferir em tempo real como estão os resultados das campanhas.

Além de oferecer consultoria completa de marketing educacional e pesquisa de mercado, a empresa trabalha com os leads gerados pela faculdade, busca entregar ferramentas e pesquisas para fidelizá-los e convertê-los, oferecendo relatórios para subsidiar ações com dados concretos.

2 – Ferramentas para maximizar sua captação

A Quero Educação conta com uma sólida plataforma de marketplace educacional para auxiliar a sua IES a maximizar o número de matrículas. O Quero Bolsa é uma forma de conexão entre a faculdade e alunos que buscam realizar o sonho de cursar o ensino superior com um preço que eles possam pagar.

Com um portal intuitivo e simples, que lista as opções de busca e de interesse do aluno, o Quero Bolsa realiza o processo de atração do aluno e de pré-matrícula na IES. Em um ambiente de concorrência de mercado, a sua faculdade precisa se destacar no marketplace educacional para ser a opção final do cliente.

O ranqueamento do Quero Bolsa no Google é expressivo, assim como sua presença online nas redes sociais. A empresa é reconhecida por sites como o Reclame Aqui por seu ótimo atendimento e satisfação dos usuários.

Mais de 1000 IES já estão no Quero Bolsa e contam com suporte para potencializar a captação de alunos e fortalecer suas marcas. Confira como crescer sua instituição com o Quero Bolsa.

A CRM Educacional possui uma excelente plataforma para que a captação de alunos possa ser gerida em todas as suas etapas. O sistema da CRM ajuda a aprimorar seu relacionamento com o aluno e oferece suporte a diferentes ações para que você se relacione com o perfil de público que busca.

Desde potencialização de alcance, passando pela comunicação até a retenção de alunos, o serviço da CRM possibilita contato contínuo, automatizado e integrado com soluções de marketing, como e-mail e SMS. As atividades dos times de marketing, call center e comercial externo também podem ser geridas no software.

A importância das redes sociais é cada vez mais reconhecida no mercado educacional. Estar distante delas é perder uma das principais formas de contato com possíveis alunos. Não saber como administrá-las também é um grande problema. E é nesta frente que a Planeta Y atua.

Já pensou em atrair novos alunos pelo Facebook? Com uma ferramenta desenvolvida especificamente para o mercado educacional, a empresa trabalha para que sua faculdade consiga realizar monitoramento, relacionamento, conversão e gestão de mídias sociais.

A PY age na área de branding, com a gestão e reputação da sua marca, estratégias de engajamento que se convertam em matrículas, atendimento, inteligência de mercado e análise de concorrência.

 

3 – Ferramentas de Marketing e Vendas em geral

  • Soluções de Automação de Marketing

É importante conhecer também as opções presentes no mercado que não são focadas especificamente no mercado educacional, mas que são referência no setor do marketing digital.

A automação de marketing é o processo realizado por uma empresa para utilizar a tecnologia nos processos de acompanhamento das ações do seu time de marketing.

Para isso são utilizados softwares específicos de coleta, mensuração, monitoramento, fluxo e gerenciamento de dados. Desta forma, a equipe pode se concentrar nas estratégias e no acompanhamento das informações.

Algumas das principais plataformas nesta área de atuação são RD Station, Eloqua, Hubspot, Marketo e Mautic.

  • Soluções específicas

Caso a sua instituição já trabalhe com as ferramentas citadas anteriormente e precise de uma solução para um novo plano específico na captação que ainda não esteja sendo coberto, há diversas opções de consultoria e serviços digitais.

Há serviços para quem precisa trabalhar melhor com o e-mail marketing (Sendgrid), com SEO (Agência Mestre), com marketing de conteúdo (Rock Content), performance digital (Fator Digital) ou otimização da conversão (Supersonic), por exemplo.

Trabalhar em conjunto com empresas parceiras é ter auxílio efetivo para aumentar suas matrículas

Você pôde conferir nesse artigo  várias ferramentas disponíveis atualmente no mercado digital e educacional que podem maximizar seu número de matrículas e, além disso, auxiliar em sua qualificação e fidelização. Portanto, lembre-se:

  • Tenha em mente quais são as necessidades da sua IES no momento e o que ela precisa para crescer.
  • Procure automatizar atividades que custarão menos se realizados com sistemas automatizados e que poderão permitir que o foco da sua equipe seja direcionado para outras ações.
  • É importante não deixar os softwares agirem como indivíduos isolados.  Dados sozinhos não geram ações efetivas. Assim que gerados, precisam ser trabalhados e analisados pelo time responsável.
  • Busque consultoria sobre o assunto e esteja antenado às tendências do mercado educacional.

A Quero Educação possui uma equipe preparada para auxiliar sua instituição de ensino em estratégias para a captação de alunos.

Sergio Fiuza
por Sergio Fiuza