7 melhores soluções para atendimento ao aluno disponíveis no mercado

Sergio Fiuza

Confira as novidades do mercado para a atendimento ao aluno de sua IES.

A qualidade do atendimento ao aluno é o segredo do sucesso de muitas instituições de ensino. É o seu cartão de visita e a porta de entrada pela qual o potencial cliente efetiva a sua matrícula.

 

 

Em um mercado muito competitivo, como o segmento educacional, as universidades e demais instituições de ensino buscam ferramentas que otimizem o processo de atendimento, potencializando, assim, a captação de alunos e o faturamento.

Se deseja entender mais sobre a importância do atendimento de qualidade, sugerimos a leitura do seguinte artigo: Como garantir um melhor atendimento ao aluno.

Agora, para ajudar a otimizar o atendimento da sua instituição de ensino, indicaremos a seguir as principais soluções disponíveis no mercado.

atendimento ao aluno

Soluções para atendimento ao aluno disponíveis no mercado

São inúmeras as ferramentas criadas para melhorar o atendimento ao aluno, então separamos algumas das mais interessantes e que podem fazer a diferença em sua instituição de ensino.

 

DICA DE LEITURA: Atendimento ao aluno – a importância de saber ouvir

 

1. Comunicação com pais e alunos

Educa Mobile / eduCONNECT

O eduCONNECT é um aplicativo para smartphones e tablets. Este app incorporou o Educa Mobile, um portal responsivo para que pais, alunos e professores possam acessar de um único lugar as informações acadêmicas e demais comunicações institucionais da universidade.

A partir deste app é possível visualizar as notificações, comunicados, avisos e solicitações da faculdade. Ele reúne todas as informações sobre o aluno, desde as acadêmicas até as financeiras, em um só lugar.

É possível iniciar todo o processo de atendimento por meio do smartphone, trazendo facilidade e comodidade aos pais e alunos. Há solicitações que não necessitam da presença física dos pais e que podem ser feitas através do aplicativo. Dessa forma, se reduz filas de espera na área de atendimento.

 

2. CRM

CRM Educacional

O CRM Educacional é uma plataforma de Gestão de Relacionamento (Customer Relatioship Management – CRM) com foco desde a captação até a retenção de alunos pelas instituições de ensino.

Essa ferramenta permite que a captação de alunos possa ser gerida em todas as etapas. Além disso, facilita o relacionamento com o alunos e oferece suporte para diferentes ações da instituição ao se relacionar com diferentes perfis de público.

O contato com o aluno através do CRM se torna contínuo, automatizado e integrado com as estratégias de Marketing. Desse modo, os serviços do CRM Educacional se estendem também para os departamentos de Marketing e Comercial.

3. Matrícula Online

Activesoft Gestão Acadêmica

Essa ferramenta permite que os estudantes de sua instituição de ensino efetivem a matrícula e rematrícula no próprio sistema, sem precisar se dirigir à área de atendimento ao aluno.

Por meio dessa solução o cadastro de alunos calouros poderá ser automatizado, além da realização de diversas operações na renovação de matrícula dos veteranos.

É possível, ainda, o agendamento de atendimento para os pais e alunos. Dessa forma, evita-se filas e reclamações pela demora no atendimento. Os profissionais de atendimento poderão, assim, se planejar e se preparar para oferecer um atendimento personalizado, o que estreita as relações e melhora a imagem da instituição para com os pais e responsáveis.

 

4. Gestão da documentação dos alunos

Gestão do Prontuário do Aluno – Iron Mountain

A Gestão do Prontuário do Aluno permite o gerenciamento, disponibilização e rastreabilidade de todos os documentos do aluno. Permite o armazenamento desses documentos e o acesso imediato às informações, através das imagens dos documentos digitalizados e disponibilizados no sistema.

Entre as vantagens que essa ferramenta oferece, estão a redução de custos com armazenagem, melhor gerenciamento das informações dos estudantes e dos documentos obrigatórios da instituição, agilidade no atendimento ao aluno e um relacionamento produtivo com os professores.

5. Inteligência artificial

AgentBot

Em um universo cada vez mais informatizado, os assistentes virtuais com inteligência artificial são cada vez mais utilizados pelas empresas, não sendo diferente com as instituições de ensino.

É nisso que consiste o AgentBot, um assistente virtual que oferece, para as instituições de ensino, uma experiência de atendimento rápido e personalizado. Assim, a universidade se coloca à disposição do aluno em qualquer momento, 24 horas por dia.

 

6. Gerenciamento de Redes Sociais

Gestão de redes sociais – Planeta Y

As redes sociais se fazem cada vez mais presentes quando se fala de atendimento ao aluno. Muitas vezes, é por lá que os potenciais clientes buscam informações sobre a instituição de ensino.

A Planeta Y oferece um gerenciamento de redes sociais especificamente para o mercado educacional, para que sua instituição consiga realizar o monitoramento, relacionamento, conversão e gestão de mídias sociais. Você poderá captar alunos através do Facebook!

Atua, inclusive, na área de branding, por meio da gestão e reputação de sua marca com estratégias de engajamento que se convertem em matrículas, além do atendimento, inteligência de mercado e análise de concorrência.

 

7. Captação e atendimento ao aluno

Marketplace Quero Bolsa

Uma das melhores soluções para divulgar a sua marca e captar novos alunos é através da parceria com a plataforma de marketplace Quero Bolsa.

O Quero Bolsa é hoje o maior marketplace educacional do Brasil em número de visitas. São 40 milhões de visitantes únicos por ano na plataforma, o que se significa um alto número de acessos ao perfil de sua instituição de ensino.

Para saber mais sobre o assunto e como usar a plataforma para se destacar no mercado educacional, recomendamos a leitura do artigo:

Se você já utiliza a ferramenta, também temos algumas dicas para obter os melhores resultados no artigo ‘Como ser a melhor opção para o aluno nos marketplaces’.

Além da divulgação de sua universidade e da oferta de bolsas, o Quero Bolsa também otimiza o seu atendimento ao aluno, com uma equipe especializada e treinada que fará a mediação do relacionamento inicial entre o estudante e a sua instituição.

 

LEIA TAMBÉM: 5 tendências de atendimento para encantar seus alunos em 2019.

 

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Para lembrar

Como você pode ver, o atendimento ao aluno é tão importante que inúmeras soluções para aprimorá-lo vêm sendo desenvolvidas para o mercado educacional.

As ferramentas de otimização facilitam o atendimento ao aluno em suas diversas faces. Como forma de comunicação externa, temos as redes sociais e o marketplace, que atingem principalmente os potenciais alunos.

Já na comunicação interna que abrange o relacionamento entre funcionários, professores, pais e alunos matriculados, há os sistemas virtuais e aplicativos, que estreitam e facilitam esse atendimento.

Todas essas formas de comunicação e atendimento precisam ser aprimoradas sempre. A Quero Alunos também oferece inúmeras soluções para as necessidades de sua instituição de ensino. Não perca tempo e entre em contato com um de nossos especialistas.

E não se esqueça de acompanhar os demais conteúdos aqui de nosso blog, escritos especialmente para você!

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